Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

GWM Haval H6 é o SUV híbrido que promete destronar o Toyota Corolla Cross; leia o teste

15/04/2023

Versão de entrada do chinês eleva o padrão dos carros híbridos de entrada com acabamento refinado e baixo consumo Pouco mais de dez anos atrás, as marcas chinesas começaram a desembarcar no Brasil, ali por volta de 2010. Longe de mim ter preconceito, mas conhecendo os carros de perto e tendo testado exemplares de fabricantes diversas, nunca fui capaz de recomendar a compra de um deles em uma matéria ou para meu círculo de amigos e familiares.
Atualmente o cenário é totalmente diferente. As marcas que vendiam modelos fracos e com acabamento chinfrim se foram; as que sobraram precisaram passar por uma bela reformulação e as empresas que estão chegando agora têm produtos capazes de deixar boa parte das fabricantes tradicionais no chinelo. Hoje venho aqui recomendar, sim, um carro chinês.
Veja mais
Sendo uma das novas representantes chinesas no Brasil, a GMW (sigla para Great Wall Motors) promete se tornar uma pedra no sapato das rivais ao oferecer carros com ótimo acabamento, mecânica competente e preço competitivo, além de conquistar (ou reconquistar) os consumidores que ainda torcem o nariz para as novidades vindas do país mais populoso do mundo. E faz isso muito bem com o Haval H6.
Haval H6 entrega 243 cv ao combinar o motor a combustão ao elétrico. Principal rival, Toyota Corolla Cross tem 122 cv
Divulgação
Nós já falamos do H6 híbrido plug-in e da versão esportiva GT, ambos com a mesma mecânica, mas agora é a vez de apresentar o modelo de entrada, o H6 HEV. Ele também é híbrido, mas paralelo: quando não há recarga externa e a bateria é carregada por meio da força das frenagens e durante as desacelerações. Além dessa diferença, o HEV combina o motor 1.5 turbo a gasolina a um elétrico para entregar 243 cv e 54,1 kgfm de torque; nos demais há dois elétricos, resultando em potência e torque combinados bem mais altos.
Mesmo assim, são números que impressionam, já que seu principal concorrente nessa categoria é o Toyota Corolla Cross, que tem sistema com funcionamento similar, mas entrega 122 cv de potência combinada — praticamente metade da do H6 (a Toyota não fornece o torque combinado).
GWM Haval H6 HEV é a versão de entrada do SUV – há também a versão híbrida plug-in e esportiva H6 GT
Divulgação
Parece até covardia comparar os números de pista. Não é que o desempenho do Corolla Cross seja ruim, mas o H6 é realmente superior em todos os aspectos. Para começar, a aceleração de zero a 100 km/h foi feita em 9,3 segundos (número não tão otimista quanto os 7,9 s dos dados de fábrica, mas melhor que os 12,6 s do rival, que é quase 250 kg mais leve para equilibrar essa balança). As retomadas também são muito mais ligeiras no modelo chinês.
Os dois SUVs empatam no quesito consumo. Em nossos testes, ambos rodaram uma média de 14 km/l na estrada e 17 km/l na cidade com gasolina, já que o japonês é o único que tem a opção de colocar etanol no tanque. A GMW divulga os números do Inmetro (12 km/l e 13,8 km/l, respectivamente), então, dependendo do peso do pé de quem dirige, dá para aumentar razoavelmente a autonomia.
Central multimídia tem tela de 12,3 polegadas e controla uma série de tecnologias de conforto e segurança
Divulgação
Falando em dirigir, o H6 pode parecer dócil à primeira vista, com rodar suave da suspensão macia, transmissão com trocas de marcha imperceptíveis e um silêncio que parece estarmos conduzindo um carrinho de golfe.
Porém, é só provocar o acelerador para o motor a combustão acordar com um rugido discreto, mas que antecipa uma aceleração instantânea que faz colar as costas no banco. E, apesar do porte avantajado (e a impressão atrás do volante é de que ele parece maior do que realmente é), o carro é bem ágil e não vai deixá-lo na mão nas arrancadas e ultrapassagens.
Além de ter um desempenho digno de aplausos, o H6 possui acabamento interno refinado e uma lista de equipamentos bastante recheada.
Há central multimídia com tela de 12,3 polegadas que traz navegação embarcada, comando de voz e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, internet 4G, carregador de celular por indução, painel de instrumentos de 10,25″, cinco câmeras com nove modos de visualização, controle de velocidade adaptativo, sistema de frenagem de emergência, assistente de tráfego cruzado e sensores de ponto cego. As revisões são gratuitas pelos primeiros dois anos.
GWM Haval H6 HEV possui acabamento interno refinado e uma lista de equipamentos bastante recheada.
Divulgação
A única coisa que incomoda ao dirigir o H6 é a hipersensibilidade dos sensores de aproximação. Então, quando qualquer carro ou moto passa perto (nem tanto assim…), ou mesmo quando você entra em rampas de garagens mais estreitas, uma sinfonia de apitos irritantes ocorre dentro do carro, o que passa a incomodar depois de algum tempo. Sim, é até possível desligá-los, mas uma tecnologia que deveria funcionar a seu favor acaba sendo inutilizada se você precisar desativá-la.
Nada que desabone um dos modelos com um dos melhores custos/benefícios de que eu me lembre nos últimos tempos. Não estou dizendo que é um carro barato, mas vale a pena se analisarmos o que temos hoje no mercado.
“Ah, mas ele deve ser bem mais caro que o Corolla Cross”, você pode estar pensando. Nem tanto. Há duas versões híbridas do SUV japonês, a de entrada, XRV, de R$ 201.690, e a de topo, XRX, por 209.890 — mais compatível com o H6, que custa R$ 209 mil, em termos de equipamentos.
Ou seja, os dois têm o mesmo preço. Conta a favor da Toyota a tradição e a fama de mecânica impecável de seus carros. No entanto, colocando no papel tudo o que o Haval H6 oferece, será que não é a hora de dar uma chance a outro representante do Oriente?
Haval H6 Premium HEV
Haval H6 Premium HEV
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.