GWM confirma Haval H6 e Tank 300 híbridos flex no 1º semestre de 2026


A GWM acaba de confirmar que os modelos Haval H6 e Tank 300 em breve passarão a ser híbridos flex no Brasil. Durante a segunda edição do Summit Futuro da Mobilidade, realizado por Autoesporte e Valor Econômico, em São Paulo (SP), a marca anunciou que a tecnologia bicombustível chegará ao mercado no 1º semestre de 2026, alcançando tanto os modelos HEV (híbrido pleno) quanto os PHEV (híbrido plug-in).
No caso dos SUVs da Haval, o sistema flex chegará para o motor 1.5 turbo. Hoje consumindo apenas gasolina, o propulsor tem duas variantes. No H6 HEV, funciona ligado a uma unidade elétrica alimentada pela bateria de 1,6 kWh, entregando 243 cv de potência e 54 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de duas marchas.
Motor GWM Haval H6 será flex a partir de 2026
Divulgação
Já no H6 PHEV (incluindo a carroceria cupê H6 GT), o motor é combinado a propulsor elétrico dianteiro alimentado pela bateria de 19 kWh, entregando 326 cv e 54 kgfm combinados. No H6 GT, a potência chega a 393 cv. O câmbio é o mesmo automatizado de duas marchas. A diferença fica por conta da possibilidade de recarga externa (plug-in).
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Mesma estratégia da Toyota
Segundo a GWM, o desenvolvimento da tecnologia flex está sendo conduzido em parceria com a Bosch. Quando a novidade chegar ao mercado, em 2026, a marca deverá se equiparar à Toyota na produção nacional de veículos híbridos com motores bicombustíveis. Atualmente, a japonesa é a única a contar com modelos HEV flex no Brasil. No caso dos Haval, haverá ainda o diferencial das versões PHEV flex.
Toda produção sairá das linhas de montagem da fábrica de Iracemápolis (SP), que opera oficialmente desde agosto. A unidade funciona atualmente no regime full parts import, comumente conhecido como importação peça-a-peça. Nesse modelo, os componentes são importados individualmente e todo o veículo é montado em território nacional (ou seja, não há kits organizados previamente como em regimes CKD ou SKD).
Jipão Tank 300 também será flex
GWM Tank 300 será o primeiro modelo da marca com motor 2.0 turbo flex
Divulgação/GWM
Ainda no evento, a GWM confirmou que o jipão Tank 300, recentemente lançado no Brasil, também será flex a partir de 2026. Neste caso, o motor a combustão preparado para receber etanol não será o 1.5 turbo dos Haval, mas sim o 2.0 turbo já usado pelo modelo. Outra diferença é que o modelo continuará importado.
Hoje, o propulsor funciona em conjunto com um sistema híbrido plug-in (motor elétrico associado), entregando no total 394 cv de potência e 76,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de nove marchas e tração 4×4 sob demanda.
Vendas superando expectativas
Diego Fernandes, executivo da GWM, afirmou que a marca foi pega de surpresa pelas vendas de Haval H9 e Poer P30
Murilo Góes/Autoesporte
Além de confirmar os conjuntos híbridos flex para 2026, a GWM também fez um balanço das vendas de seus mais recentes lançamentos, o SUV Haval H9 e a picape média Poer P30, ambos com motorização turbodiesel.
No caso da picape, foram cerca de 800 vendas. Já o SUV teve números ainda mais expressivos, com 2 mil encomendas em menos de três semanas. A GWM agora trabalha para conseguir entregar os veículos aos clientes. Os bons resultados devem ser vistos nos relatórios de emplacamento dos próximos meses.
GWM Poer P30 vendeu 800 unidades em três semanas
Divulgação
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