GWM 1.5 híbrido é eleito o melhor motor até 2.0 no prêmio Carro do Ano 2024

Fabricante chinesa vence com motor amigo do meio ambiente O motor 1.5 turbo híbrido plug-in da GWM foi o grande vencedor da categoria que premia os melhores motores de até 2.000 cm³. O anúncio foi realizado durante a cerimônia de premiação Carro do Ano 2024, que aconteceu nesta quinta-feira (30) em São Paulo.
GWM
O motor equipa o Haval H6 híbrido plug-in e a versão esportiva GT, ambos com a mesma mecânica: um motor 1.5 turbo a combustão e dois propulsores elétricos. Combinados, desenvolvem 393 cv de potência e 76 kgfm de torque. O câmbio automatizado é do tipo DHT de duas marchas com embreagem (motor a combustão) e uma marcha com redução (motores elétricos).
Para energizar o motor elétrico, o Haval tem um generoso conjunto de baterias de 34 kWh, que proporciona 170 km de autonomia
Segundo a GWM, o motor a combustão nunca opera sozinho. Ele sempre estará amparado pelas unidades elétricas, mesmo em velocidade de cruzeiro, quando a maioria dos carros híbridos concentra os esforços no motor a combustão para recarregar a bateria.
Toyota Corolla GR
Debaixo do capô (de alumínio, diga-se) está o motor G16E-GTS, o mesmo 1.6 turbo de três cilindros em linha que equipa o GR Yaris. São impressionantes 304 cv – mais de 100 cv por cilindros – e 37,7 kgfm de torque, entregues nas quatro rodas. A transmissão é manual de seis marchas. O mais legal disso tudo é que dá para ajustar a tração entre os eixos de três formas: 60:40, 50:50 e 30:70.
Nas arrancadas na pista do Race Valley em Tremembé (SP), local onde a Autoesporte acelerou o esportivo, os melhores tempos também vieram no mapa 50:50. Mas os 6,7 segundos necessários para ir de 0 a 100 km/h foram 1,8 s superiores aos 4,9 segundos divulgados pela Toyota. É preciso considerar que o esportivo não estava “amaciado” (tinha menos de 50 km rodados, o que afeta o desempenho). A velocidade máxima segundo a fabricante é de 229 km/h.
Honda
Ele vem da Ásia equipado com motor 2.0 turbo VTEC de 297 cv e 42,8 kgfm de torque, além de caixa de câmbio manual de seis marchas. A tração é dianteira. Não há nenhum tipo de auxílio de eletrificação, nem sistema de recuperação de energia em baterias.
Nos nossos testes o esportivo fez a marca de de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
Jeep
O motor a combustão do novo Jeep é 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de entregar 272 cv de potência a 5.250 rpm e 40,5 kgfm de torque a 3.000 rpm. Com o auxílio dos dois motores elétricos abastecidos por uma bateria de 17,4 kWh, o Grand Cherokee desenvolve 380 cv e 64 kgfm totais.
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