Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Gulf chega ao Brasil com plano de expansão ambicioso

25/09/2023
Gulf chega ao Brasil com plano de expansão ambicioso

A Fit Combustíveis, parceira da marca Gulf no país, busca fortalecer presença regional Primeiro post Gulf do Brasil já funciona em Niterói. Mais 200 serão abertos até 2024
Fabio Cordeiro
Oportunidade de crescimento conjunto, modelo de negócio não convencional, soluções inovadoras e produtos da mais alta qualidade. A combinação desses interesses, amadurecida durante mais de um ano de negociação, aproximou a Gulf, primeira marca a inaugurar um posto de gasolina no mundo, e a Fit Combustíveis, maior distribuidora para postos de bandeira branca no eixo Rio-São Paulo.
No início de junho, as duas empresas anunciaram a parceria que torna a Fit Combustíveis a representante exclusiva da Gulf no Brasil, no segmento de postos de combustíveis. A parceria tem metas grandiosas, como mostram os números citados pelo CEO do Grupo Fit, Jorge Monteiro:
— A Fit Combustíveis, por meio da marca Gulf, possui um plano de expansão ambicioso para fortalecer sua presença regional. Inicialmente, o foco da rede será no eixo RJ-SP, com a meta de abrir mais de 200 postos de gasolina até o final de 2024. Serão investidos cerca de R$700 milhões em todos os ativos relacionados ao negócio de postos de gasolina, contando com uma equipe especializada, desenvolvimento de tecnologia para gestão e operação, além de um forte investimento em marketing para posicionar a marca junto aos consumidores. A projeção é movimentar cerca de R$20 bilhões no mercado brasileiro.
Confiança no país
Trata-se de um investimento revolucionário para o setor de combustíveis. É também uma demonstração de confiança na economia do país, pois a parceria ajudará a impulsionar o crescimento econômico brasileiro.
— Investimentos de grande porte como esses trazem uma série de impactos positivos para o setor de combustíveis. Espera-se um aumento significativo na concorrência, o que resultará em melhorias nos serviços oferecidos, preços competitivos e uma maior diversidade de produtos disponíveis para os consumidores. Além disso, prevê-se um considerável aumento na produção e distribuição, gerando empregos diretos e indiretos. A cadeia produtiva do setor, incluindo fornecedores de matérias-primas, transporte e distribuição, também será impulsionada. Os investimentos de grande porte também impulsionam o crescimento econômico das regiões, através da injeção de recursos financeiros e da movimentação financeira gerada pela expansão da Fit Combustíveis, resultando em um aumento na geração de renda e no desenvolvimento de infraestrutura — destaca Jorge Monteiro.
O economista e professor Edson Trajano Vieira, mestre em Economia e doutor em História Econômica, destaca o impacto que a chegada da Gulf, em parceria com a Refit, provocará na concorrência do mercado de combustíveis:
— No Brasil, um dos grandes desafios que temos, inclusive no eixo Rio-São Paulo, onde será inicialmente a atuação da empresa, é acirrar a competição desse mercado. Vejo como grande benefício da vinda da empresa a competição no segmento de distribuição de combustíveis no Brasil, com mais uma rede de postos de combustíveis. Lembrando que no passado tínhamos a estrutura de preços definidos pela Petrobras, agora temos a concorrência na distribuição e a concorrência na ponta, no varejo. Isso pode implicar em combustível com melhor qualidade, com o desenvolvimento de pesquisa em produtos, e principalmente preços menores para os consumidores. Acirrar a competição representa melhor qualidade de produtos e preços melhores para os consumidores — afirma Trajano, coordenador do mestrado e do doutorado do Programa de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.
Ícone automobilístico
A parceria unirá a expertise e a ampla presença da Fit Combustíveis no país ao prestígio e tradição da Gulf, ícone do setor automobilístico e de corridas, que, em mais de 110 anos de história, ganhou destaque ao participar de competições como 24 Horas de Le Mans e recentemente tornou-se patrocinadora da equipe Williams Racing de Fórmula 1.
— Essa negociação proporcionará à Fit Combustíveis acesso a uma marca bem estabelecida, com presença internacional abrangente, o que fortalecerá nossa posição de mercado e aumentará nossa visibilidade. Além disso, a Gulf trará conhecimentos adicionais que serão fundamentais para apoiar nossa expansão e crescimento. A colaboração entre as empresas também permitirá explorar oportunidades conjuntas na oferta de produtos e serviços inovadores, bem como compartilhar conhecimento e tecnologia. Juntos, poderemos impulsionar o desenvolvimento e a diferenciação no mercado, oferecendo soluções mais atrativas e aprimoradas aos nossos clientes — afirma o diretor comercial da Refit, Julio Cesar Paulon.
Do ponto de vista da Gulf, os ganhos também são significativos:
— A Gulf está em um momento de expansão na América Latina e o Brasil não poderia ficar fora dos planos, tendo em vista o tamanho do mercado nacional: são aproximadamente 42 mil postos de combustíveis e aproximadamente metade destes postos é independente, o que chamamos de bandeira branca. O Brasil é um país com uma cultura automobilística vibrante, o público brasileiro é apaixonado por carros e corridas. Tivemos e temos grandes ícones brasileiros nesse setor. Com essa parceria pudemos unir essa paixão brasileira ao pioneirismo da marca Gulf, como a primeira na criação dos postos de gasolina no mundo. A Gulf transmite emoção, paixão e conexão, oferecendo a possibilidade de trazer uma atmosfera única para o mercado brasileiro — diz Paulon.
Em uma perspectiva de médio prazo, Jorge Monteiro vê a Fit em 2030 como uma das líderes consolidadas do setor de combustíveis, com presença significativa em todo o país:
— A visão para o futuro da empresa é pautada em expansão geográfica, inovação e qualidade.
O mercado de combustíveis no Brasil
42 mil postos de combustíveis no país
48% são postos independentes, ou de bandeira branca
25% dos postos (cerda de 10.500) estão concentrados no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, onde aproximadamente 5 mil são postos de bandeira branca
Demanda de combustíveis no país (bilhões de litros)*
Óleo diesel
2020 – 58,9
2021 – 63,5
2022 – 64,7
**2023 – 65,9
**2024 – 66,9
Gasolina C
2020 – 35,9
2021 – 39,7
2022 – 43,6
**2023 – 43,7
**2024 – 43,4
Combustíveis do ciclo Otto (gasolina e etanol – bilhões de litros de gasolina equivalente)
2020 – 49,8
2021 – 52
2022 – 55,5
**2023 – 56,2
**2024 – 57,3
Em maio, a Petrobras anunciou alteração na estratégia para formação de preço dos combustíveis, com o fim da Política de Paridade de Importação (PPI). Segundo a EPE, observou-se redução do preço final da gasolina C (média Brasil) de 2% entre abril e maio.
* Fonte: Perspectivas para o mercado brasileiro de combustíveis no curto prazo – junho/2023 – Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
** Estimativas da EPE
Leia também

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.