Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Grupo Fit impacta mercado com licenciamento da marca Gulf para postos

28/06/2023

Parceria é positiva para o mercado de combustíveis, pois com mais players aumentará a concorrência, favorecendo o setor e os consumidores Primeiro posto Gulf do país foi inaugurado em Niterói
Divulgação
A Gulf, uma das principais empresas de combustíveis do mundo, com mais de 110 anos de história, começou a operar no país, em parceria exclusiva com a Fit Combustíveis, a principal distribuidora de combustíveis de postos Bandeira Branca dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Com um plano ambicioso de expansão, o Grupo Fit pretende abrir mais de 200 postos licenciados da marca Gulf até 2024, resultado de investimentos da ordem de mais de R$ 700 milhões. Com isso, prevê movimentar mais de R$ 20 bilhões no mercado local. O primeiro posto do país foi inaugurado em Niterói.
Houve um aumento médio de 20% no faturamento dos postos licenciados, já nos primeiros meses de operação. Isso é uma marca histórica da Gulf pelo mundo. “Embora não seja possível fornecer uma previsão específica de resultados, com base nessa experiência, estamos focados em aproveitar a oportunidade no mercado brasileiro, onde 48% dos postos de gasolina são Bandeira Branca, ou seja, estão em transição ou iniciando suas operações sem uma marca específica. Por meio do nosso contrato de licenciamento, buscamos tornar esses postos cada vez mais rentáveis, proporcionando um crescimento significativo e sustentável para os nossos revendedores”, destaca Jorge Monteiro, CEO do Grupo Fit.
“A Gulf é reconhecidamente uma das principais marcas do setor no mundo, e mesmo ausente até então no Brasil, sua forte expressão global faz com que brasileiros a reconheçam e confiem no produto que está sendo vendido”, analisa Eric Gil Dantas, economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).
Estímulo à concorrência
O especialista destaca que a parceria é positiva para o mercado de combustíveis, pois insere mais um player e pode aumentar a concorrência, trazendo benefícios ao consumidor e à economia como um todo. “A distribuição é um setor bastante oligopolizado, e a entrada de uma marca forte deve resultar em uma desconcentração do setor”, destaca.
Júlio Paulon, diretor de Varejo e Expansão do Grupo Fit, destaca que a parceria é estratégica para acelerar a abertura de novos postos licenciados da marca, aproveitando a ampla rede de distribuição já estabelecida no Brasil e os recursos necessários para implementar o plano de expansão.
“A colaboração entre Fit e Gulf também permitirá explorar oportunidades conjuntas na oferta de produtos e serviços inovadores, bem como compartilhar conhecimento e tecnologia”, afirma o diretor comercial.
Vantagens para donos de postos
Para os donos de postos, há uma grande oportunidade de negócios e rentabilidade com o acesso à tradição e à visão da companhia americana, responsável por inaugurar o primeiro posto de gasolina no mundo, e que carrega uma sólida presença no mundo do automobilismo desde sua origem, investindo em parcerias que incluem o apoio à equipe de Fórmula 1 Williams Racing.
Hoje quase metade dos postos no país mantêm bandeira branca. Em SP esta proporção é de 48%, no RJ é um pouco menor, 44%. E como mostra o gráfico abaixo é um mercado que vem crescendo. Em 2015 menos de 40% dos postos tinham bandeira branca, hoje esse percentual é de 47,5%. “Provavelmente o aumento dos preços dos combustíveis aumenta esta pressão, pois em um contexto de preços elevados, qualquer economia para o cliente final é um diferencial competitivo”, observa o economista.
Veja o percentual de postos de bandeira branca no país desde 2015:
Anuário estatístico da ANP
Reprodução
Escolhida pela Gulf devido à qualidade da sua gasolina, aditivada de fábrica, a Fit Combustíveis terá uma ampliação da sua rede de postos de combustíveis através da marca americana, estabelecendo uma presença forte não apenas nas regiões onde já atua, mas também em novos mercados. Com uma visão sólida de expansão, a empresa brasileira identificou oportunidades de crescimento e vem estabelecendo parcerias estratégicas para alcançar os seus objetivos, com benefícios para todo mercado de combustíveis.

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.