Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Grenal: como rivalidade entre Inter e Grêmio mudou o logo da Chevrolet

15/03/2025
Grenal: como rivalidade entre Inter e Grêmio mudou o logo da Chevrolet

GM do Brasil se viu diante de um dilema ao patrocinar de uma vez só os rivais do Rio Grande do Sul O Brasil é um país muito grande e, por isso, as regionalidades são bastante acentuadas. Isso acontece também na indústria automobilística: a Fiat, por exemplo, tem uma forte ligação com Minas Gerais, por possuir fábrica em Betim desde 1976. A Ford, a partir dos anos 2000, criou uma relação direta com a Bahia, onde era fabricado o EcoSport. E por aí vai.
Já a General Motors, assim como a Volkswagen, sempre foi tradicionalmente paulista. Afinal, cresceu no ABC, mais precisamente em São Caetano do Sul, e contava com outra fábrica em São José dos Campos.
Fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul (SP) foi o primeiro complexo industrial da marca no Brasil, inaugurado em 1930
Divulgação
Só que, em 1997, a montadora anunciou a escolha de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para construção de uma terceira fábrica, onde produziria o Celta. Ainda hoje, essa é uma das unidades mais importantes da empresa no país. Ali é fabricada a família Onix, modelo mais vendido da companhia. Ao todo, já saíram dessa linha de montagem, desde 2000, mais de 4,5 milhões de carros.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Acontece que naquele momento, próximo ao fim dos anos 1990, a GM não tinha absolutamente nenhuma identificação com o Rio Grande do Sul. Aliás, aquela seria sua primeira fábrica fora do estado de São Paulo. A montadora passou, então, a procurar formas de se aproximar dos gaúchos. E teve uma sacada genial. Pela primeira vez na história, os dois principais times de futebol do Rio Grande do Sul, o Grêmio e o Internacional, passariam a contar com o mesmo patrocinador — a Chevrolet. O anúncio ocorreu em 1998, na sede do governo estadual gaúcho, o Palácio Piratini.
O acordo, porém, quase melou por um detalhe importantíssimo, revelador do tamanho da rivalidade entre as duas equipes.
Logotipo da Chevrolet usado entre 1988 e 2002 gerou embate com Grêmio e Internacional, por causa do uso do azul e vermelho
Reprodução/Maxicar
Chevrolet faz 100 anos no Brasil, relembre os carros mais icônicos da marca!
Chevrolet confirma ‘volta’ do Opala e picape clássica com V8 do Camaro
O Internacional disse que não fecharia nada se a GM quisesse que sua tradicional gravatinha fosse estampada em azul na camisa do time. O Grêmio não deixou por menos e avisou que de jeito nenhum a grafia Chevrolet sairia em seu uniforme na cor vermelha. Ou seja: apesar de contar tanto com o azul, a cor associada ao Grêmio, quanto com o vermelho, a cor do Inter, em seu logotipo, no quesito gráfico a montadora conseguia a proeza de desagradar os dois clubes.
Executivos da GM tentaram argumentar que aquilo era bobagem, pois já naquela época a marca usava nos carros a gravatinha Chevrolet cromada em fundo preto, ou seja, nem azul nem vermelho. O pessoal da montadora, entretanto, não fazia ideia do tamanho da representação dessas duas cores para ambos os times. Os dirigentes das duas equipes já cortaram a conversa de cara, dizendo que essa condição era inegociável. As coisas ameaçavam complicar-se.
Polo da GM em Gravataí (RS) se tornou o polo mais importante da fabricante no Brasil, já que produz o Onix, modelo mais vendido da Chevrolet no Brasil
Divulgação
E não teve jeito. Para fechar o acordo com as duas mais populares equipes do estado, a GM teve de se comprometer a não usar nem vermelho nem azul nas camisas dos times, abdicando das duas cores de seu tradicional logotipo para agradar a gregos e troianos. Ou melhor, a gremistas e colorados.
Outra curiosidade é que, na revelação do acordo, foram apresentados os uniformes principais e reservas dos dois clubes, vestidos pelos jogadores Fernando e Christian, do Inter, e Tinga e Danrlei, do Grêmio, intercalados. A camisa principal do Inter tinha o logotipo Chevrolet bem grande estampado em branco com fundo vermelho; na reserva, era o inverso. Nas camisas do Grêmio o logo foi aplicado em branco dentro de um retângulo preto (titular) e em preto no fundo azul (reserva). Quando a bola rolou, porém, as camisas oficiais não foram usadas dessa forma.
Chevrolet e o dilema das cores azul e vermelho ao patrocinar de uma vez só os rivais Grêmio e Internacional
Divulgação/Acervo MIAU
Talvez para fugir de qualquer polêmica relacionada às cores, a montadora optou por usar nos uniformes o nome de seus produtos em maior destaque, como Corsa, Astra, Celta, Vectra e S10, deixando o nome Chevrolet por extenso no alto das costas, acima do número, onde normalmente hoje vemos o nome dos jogadores. E tudo, sempre, em branco ou preto. Em algumas oportunidades, a GM ainda mostrou outras de suas marcas, como GMC e Banco GM, em lugar da Chevrolet.
Initial plugin text
Nas três temporadas de duração do patrocínio conjunto, entre 1998 e 2000, Grêmio e Internacional se enfrentaram 11 vezes, com resultados equilibradíssimos: quatro empates, quatro vitórias do Grêmio e três do Internacional. Pode-se dizer que o Grêmio se saiu melhor, pois além de ter uma vitória a mais no confronto direto, conseguiu dois títulos no período, a Copa Sul de 1999 e o Campeonato Gaúcho do mesmo ano — batendo, na final, justamente seu maior rival. Algum golaço? Sim: da GM.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.