Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Governo estuda aumentar quantidade de álcool na gasolina de 27,5% para 30%

02/05/2023

Ministro de Minas e Energia criará comissão para discutir a proposta, mas afirma que mudança será gradual Desde 2015, a gasolina comum vendida no Brasil contém 27,5% de etanol em sua composição. Mas tudo indica que esse percentual de álcool no combustível vai subir para 30% nos próximos anos. A proposta anunciada pelo Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira tem como intuito reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir a quantidade de gasolina importada pelo Brasil.
Veja também
Durante a 6ª edição da Abertura da Safra Mineira da Cana de Açúcar, em Uberaba (MG), o ministro afirmou que irá levar a proposta de aumento do percentual de etanol na gasolina para a próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ainda sem data para acontecer.
Ainda de acordo com o ministro, será criado um grupo de trabalho dentro do CNPE para debater a medida. Atualmente, o Conselho reúne 16 ministérios para estabelecer a política energética do governo.
“Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores. O aumento do teor de etanol vai contribuir para segurança energética do nosso País, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela redução das emissões de gases do efeito estufa”, declarou Alexandre Silveira.
Até 2015, gasolina tinha 25% de álcool na sua composição
Agência Brasil
A inclusão de representantes da indústria automotiva na reunião tem como objetivo estudar a compatibilidade dos motores atuais com a futura gasolina. Hoje, o ajuste dos motores flex é para rodar com a gasolina composta por 27,5% de etanol anidro. Em tese, como também podem rodar com 100% de etanol hidratado, não há problemas na adição do combustível vegetal na mistura da gasolina.
A questão é saber se os motores a gasolina que equipam veículos importados poderão rodar com o combustível de nova composição.
Vale lembrar que em 2015, quando o percentual de etanol na combustível fóssil subiu de 25% para 27,5%, a Anfavea recomendou que veículos que utilizavam motores só movidos a gasolina fossem abastecidos com gasolina premium até que os estudos sobre a eficiência do combustível estivessem finalizados. Tempos depois, foi constatado que a gasolina comum com 27,5% de etanol não provocava danos no motor.
Governo quer investir em veículos híbrido flex no país; o pioneiro foi o Toyota Corolla
Divulgação
Programa “Combustível do Futuro”
Na coletiva, o Ministro também reforçou a criação do Programa Combustível do Futuro, que fomentará a produção de veículos híbrido-flex e do bioquerosene de aviação.
Até o momento, a Toyota é a única montadora no Brasil que fabrica veículos híbrido-flex: o Corolla e Corolla Cross. No último mês, anunciou a produção de um SUV compacto movido pelo mesmo conjunto híbrido a partir do ano que vem no Brasil. Volkswagen e Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën também prometeram investir na tecnologia.
Já na última semana, foi a vez da GWM anunciar que sua picape média Poer e o SUV médio Haval H6 serão construídos no país a partir de 2024 e vão utilizar uma motorização híbrida-flex.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.