Golpe da multa falsa do Detran: como identificar para não ser vítima

Listamos algumas dicas para que você aprenda a identificar fraudes que podem render muitas dores de cabeça; confira Nos últimos anos, a digitalização de documentos e serviços criou um cenário ainda mais favorável para o crescimento de tentativas de golpes que envolvem o pagamento virtual de boletos e multas falsas. Neste cenário, dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicam que 42% dos brasileiros já foram, pelo menos uma vez, vítimas de fraudes.
Os criminosos se aproveitam de recursos multiplataforma para aplicar golpes que ocorrem nos mais diversos meios, desde mensagens SMS até panfletos deixados no para-brisa de carros. Muitas vezes, esses golpes são feitos em nome de autarquias oficiais de trânsito, como, por exemplo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Dessa forma, para evitar fraudes, Autoesporte contatou o Detran-SP e reuniu dicas essenciais para ajudar você a identificar e se prevenir contra golpes, especialmente os de boleto falso supostamente aplicados pelo órgão de trânsito. Vale lembrar que algumas regras podem variar conforme as normas de cada estado do país. Confira!
Como não cair no golpe da multa falsa do Detran
Detran-SP não aplica multas ligadas a estacionamento
Em abril, viralizou na internet uma fake news em que o veículo foi autuado pelo Detran por estacionar em local proibido. A multa, em papel impresso, foi colocada no para-brisa do carro. No entanto, vale lembrar: o Detran-SP não emite autuações ligadas a infrações de parada e estacionamento, pois essas são de competência municipal.
Site oficial do Detran-SP: órgão não emite autuações ligadas a infrações de parada e estacionamento
Divulgação
Na cidade de São Paulo, por exemplo, o órgão público responsável por fiscalizar tais infrações é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Dessa forma, qualquer boleto ou notificação do Detran-SP sobre esse tipo de infração deve ser considerado suspeito.
Não confie em boletos enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS
Vale lembrar que, diferentemente de muitos golpes (como é o caso da CNH suspensa), o Detran-SP não envia mensagens de texto para notificar o condutor. A comunicação oficial é feita exclusivamente por carta, enviada pelos Correios ao endereço cadastrado no sistema do órgão.
Golpe da CNH: notificações são enviadas para os condutores por mensagens SMS
Reprodução
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Importante mencionar que essa correspondência não contém valores para pagamento, mas inclui um QR Code que, inicialmente, direciona o motorista ao site oficial. Lá, encontrará as informações da infração, os meios para recorrer da autuação e, por fim, efetuar o pagamento.
O QR Code nunca é utilizado para pagamento
Como mencionamos anteriormente, o código digital é aplicado nas cartas de notificações em caráter exclusivamente informativo, utilizado para levar o usuário ao portal oficial do órgão. No entanto, é muito comum golpistas utilizarem da ferramenta para levar a um pagamento da falsa multa.
O pagamento de boletos do Detran não é realizado diretamente pelo QR-Code
Getty Images
Dessa forma, se você receber qualquer QR Code que sugira pagamento direto, desconfie: pode ser golpe. A consulta e quitação de multas devem ser feitas no site do Detran-SP ou, então, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo oficial do governo.
Outras dicas
Além das dicas já mencionadas, existem outras medidas que o condutor pode tomar para evitar cair em golpes, como:
Verifique erros de gramática ou formatação: boletos falsos geralmente apresentam falhas grosseiras ou não seguem o padrão de canais oficiais.
Confira os dados do boleto: antes de efetuar qualquer pagamento, confira os dados do boleto, e informações como o nome do beneficiário e o código de barras.
Emita boletos apenas nos canais oficiais: como o site do Detran-SP, Poupatempo Digital ou Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Initial plugin text
Além disso, segundo o Detran-SP, todas as informações sobre infrações podem ser acessadas de forma segura pelos canais digitais do órgão, de forma a evitar fraudes e proteger os motoristas de eventuais prejuízos.
O que fazer se for vítima de tentativa de golpe?
Caso você tenha sido vítima de fraude, o ideal é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil ou na unidade mais próxima. Também é possível denunciar o caso pelo Fala SP, plataforma oficial de comunicação com órgãos do Governo de São Paulo, ou entrar em contato com a ouvidoria do próprio Detran.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



