Gerdau moderniza estruturas do autódromo de Interlagos com aço 100% reciclável e de baixo carbono


Um dos mais tradicionais templos do automobilismo, o autódromo de Interlagos recebe centenas de eventos todos os anos entre provas de diferentes categorias, demonstrações de marcas de veículos e até mesmo shows musicais. Mas nenhum deles se compara ao Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, realizado no local por mais de 40 vezes e que, novamente, leva a categoria para a capital paulista. A previsão dos organizadores para este ano é receber 300 mil pessoas ao longo dos três dias de programação, entre 7 e 9 de novembro.
E a Gerdau, empresa brasileira que é uma das líderes globais na produção de insumos especiais para o mercado automotivo, irá expandir o fornecimento de aço 100% reciclável e produzido com baixas emissões de carbono, contribuindo com a modernização de mais estruturas do autódromo. É o terceiro ano consecutivo que a companhia será parceira oficial do evento.
O material é utilizado no reforço das estruturas e na instalação de equipamentos utilizados para garantir a transmissão da prova para mais de 150 países, assim como nos mastros onde são hasteadas as bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e da capital paulista.
“A Gerdau está orgulhosa de retornar a esse evento tão icônico para a cultura e o esporte brasileiros”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. “Estamos satisfeitos em levar, mais uma vez, esse material para um dos maiores eventos esportivos do mundo, oferecendo uma alternativa mais sustentável para a prova e deixando as novas estruturas de legado para a capital paulista”.
A cerimônia de inauguração das novas estruturas ocorreu no próprio autódromo, com a presença de Gustavo Werneck e de Alan Adler, CEO do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
As novas instalações contemplam áreas estratégicas do circuito, incluindo a nova plataforma de bandeirada. Para o diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da companhia, Pedro Torres, “levar o aço Gerdau à linha de chegada da maior prova do automobilismo brasileiro é motivo de orgulho e uma forma de celebrar nossa conexão profunda com a história e a emoção do brasileiro”.
“O aço Gerdau estará ali, no ponto onde se celebram vitórias, onde o tempo para, e onde se constroem memórias que remetem a domingos históricos, à família reunida e à paixão pela velocidade”, descreve Torres. “Estar presente neste espaço que guarda lembranças tão marcantes e conecta gerações é a maneira mais genuína de reforçar o vínculo da Gerdau com a sociedade”.
Inovação e sustentabilidade
A parceria coloca no foco o modelo de produção da companhia, que é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina. Todos os anos, transforma cerca de 10 milhões de toneladas de sucata metálica em produtos que contribuem para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento da sociedade.
Aproximadamente 70% do aço da Gerdau é produzido a partir da reciclagem de sucata. O modelo de negócio proporciona efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas, uma vez que reduz a emissão de gases de efeito estufa: a companhia registra uma das menores médias de emissão do mercado, de 0,85 t de CO₂ e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor.
Além dos efeitos no meio ambiente, a estratégia também impacta positivamente as famílias de mais de um milhão de profissionais, incluindo catadores e lideranças de cooperativas.
Fonte: Read More



