George Russell recebe “carro dos sonhos” de R$ 15 milhões da Mercedes

Piloto de Fórmula 1 ostentou nas redes sociais ao lado do seu Mercedes-AMG One, superesportivo de 1.063 cv e de apenas 275 unidades Dentro das pistas, George Russell vem tirando leite de pedra do seu W16 na Fórmula 1. À exceção de Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren, e do tetracampeão Max Verstappen, o britânico da equipe Mercedes é o único a ter conquistado múltiplos pódios na temporada. Ótimos resultados, que poderiam ser tão vistosos e brilhantes quanto o carro que o piloto inglês começou a dirigir no dia a dia.
A imprensa internacional já havia flagrado George Russell ao volante do modelo, nas ruas de Mônaco. No entanto, agora, o britânico faz questão de ostentar no Instagram, com sorriso de orelha a orelha, o seu mais novo brinquedo. Trata-se do Mercedes-AMG One, superesportivo dono do recorde de carro de produção mais rápido a completar uma volta em Nürburgring Nordschleife. Tempo? 6’29”090.
À época do lançamento, todas as unidades do modelo foram vendidas por US$ 2,75 milhões (R$ 15,5 mi em conversão direta). Todavia, quem quiser comprar uma superesportivo desses hoje em dia não irá desembolsar menos que US$ 5,4 mi, ou, para causar maior impacto, R$ 30 milhões.
George Russell agora é dono de um Mercedes-AMG One
Reprodução Instagram/@georgerussell63
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“Meu carro dos sonhos! Mercedes-AMG One! Estou honrado em ser proprietário desse veículo, um sonho desde que me juntei à Mercedes, em 2017”, escreveu Russell na publicação feita nesta terça-feira (29) no Instagram.
E a animação não é para menos. Isso porque o superesportivo tem sistema híbrido da Fórmula 1. O conjunto é composto por um motor V6 1.6 turbo de 574 cv e outros quatro propulsores elétricos que formam a chamada MGU-K — capaz de recuperar energia cinética e a converter em elétrica para impulsionar o motor. Desse modo, “todo o time em campo” entrega absurdos 1.063 cv de potência.
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E é um time que joga num estilo um tanto quando distinto. Dois dos propulsores tracionam as rodas dianteiras, enquanto o terceiro aciona o turbocompressor para dissipar o efeito do turbo lag. O quarto e último motor é diretamente ligado ao de combustão, que tem faixa máxima de rotação limitada a 11.000 rpm.
É, basicamente, um Fórmula 1 de passeio. O motor a combustão do Mercedes-AMG One tem ainda injeção direta e indireta. Assim, de acordo com a fabricante, temos a melhor eficiência possível em cada uma das faixas do propulsor.
George Russell e seu AMG One, que atinge velocidade máxima de 352 km/h
Reprodução Instagram/@georgerussell63
“É uma loucura imaginar que este motor é uma versão modificada do nosso carro de 2015 — o primeiro Fórmula 1 da Mercedes que dirigi”, salientou George Russell.
Para completar, o câmbio é manual com operação automatizada e sete marchas. Suas relações foram trabalhadas de forma a manter o propulsor sempre em giros elevados e também para mitigar o turbo lag. Coisa fina mesmo.
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DRS pode ser acionado por meio do volante
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Toda essa beleza da engenharia germânica faz com que o modelo da divisão esportiva da Mercedes-Benz faça o 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e chegue aos 300 km/h em 15,6 segundos. A título de curiosidade, o citadino Citroën Basalt, em teste conduzido por Autoesporte, foi de 0 a 100 km/h em 16,9 segundos. Pois é. Ah! A velocidade máxima do AMG One é de 352 km/h, limitada eletronicamente.
E tem mais. O modelo tem seis modos distintos de condução. Além disso, por meio de botão no volante, o condutor do Mercedes-AMG One pode acionar sistema de asa móvel similar ao DRS da Fórmula 1. No superesportivo, a pressão aerodinâmica é reduzida em 20%. Russell, desde 2019 na maior categoria do automobilismo mundial, vencedor de três Grandes Prêmios, está mais do que habituado a este tipo de “mimo”.
Mercedes-AMG One de Russell tem número do piloto em evidência
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Bom frisar que apenas 275 unidades do Mercedes-AMG One foram construídas. O modelo retirado pelo britânico, como não poderia deixar de ser (por se tratar de piloto “da casa”), tem o 63 nas saias laterais. Este é o número que Russell utiliza em seu carro de Fórmula 1.
Vale ainda dizer que outros pilotos que tiveram passagens pela Mercedes também são felizes proprietários de um AMG One. Valtteri Bottas e Nico Rosberg têm um na garagem. Lewis Hamilton também. À época, o heptacampeão fez questão de comprar uma unidade para ele e outra para o paizão, Anthony. Que presente, hein?
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