Geely EX5 híbrido tem produção confirmada no Brasil na fábrica da Renault


A Renault e Geely anunciaram um investimento de R$ 3,8 bilhões para produzir pelo menos quatro novos carros até o final de 2027 na fábrica de São José dos Pinhais (PR). E, durante a coletiva de imprensa no Salão do Automóvel desta quarta-feira (19), a marca chinesa confirmou que um deles será o Geely EX5 EM-i para brigar com BYD e GWM.
O SUV híbrido plug-in, chamado de Galaxy Starship 7 em outros mercados, chega importado no começo de 2026 e, a partir do segundo semestre, terá produção nacional. O modelo, flagrado no Brasil no final de outubro, foi apresentado no mercado internacional em 2024 e adota a mesma plataforma Global Intelligent New Energy Architecture (GEA) usada pelo primo elétrico EX5, já à venda.
Não por acaso, ambos são bastante próximos em termos de design e possuem a mesma distância entre-eixos de 2,75 metros. Já no comprimento, o novato híbrido sai na frente com 4,74 m de comprimento, contra 4,61 m do elétrico. A largura de 1,90 m e a altura de 1,68 m são as mesmas nos dois carros.
Geely EX5 EM-i será produzido no Brasil a partir de 2026
Vitória Drehmer/Autoesporte
O SUV híbrido plug-in tem um motor 1.5 aspirado (111 cv e 13,9 kgfm) e um elétrico, totalizando 217 cv de potência e 26,7 kgfm de torque. No caso do propulsor a gasolina, a eficiência térmica divulgada pela Geely é de 46,5%, ou seja, ligeiramente superior ao índice atingido pelo sistema DM-i 5.0 da BYD (46,1%).
No exterior são duas opções de bateria: a menor, com 8,5 kW, oferece autonomia de 55 km só no modo elétrico. Já a de 19,09 kWh faz o SUV rodar 120 km sem precisar do motor a combustão. Nos dois casos, o conjunto a bateria é composta por fosfato de ferro-lítio e a medição de alcance é no otimista padrão chinês (CLTP). A autonomia combinada oficial é de até 1.420 km.
Geely EX5 EM-i é vendido lá fora com o nome de Starship
Vitória Drehmer/Autoesporte
Há ainda suporte para carregamento rápido, com uma taxa de entrada máxima de aproximadamente 36 kW. De acordo com a Geely, o carregamento da bateria de 30% a 80% leva 20 minutos. Além disso, o modelo possui a função de carregamento V2L, que permite que a bateria de um veículo elétrico seja usada para fornecer energia elétrica para equipamentos externos.
No interior, Geely EX5 EM-i tem console elevado e multimídia de 14,6 polegadas
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Por dentro, o painel conta com quadro de instrumentos de 10,2 polegadas e um visor maior, de 14,6 polegadas, para a multimídia. O volante multifuncional tem dois raios, ao passo que o console conta com dois slots para carregar celulares sem cabo. Entre os equipamentos, destaque para head-up display, sistema de câmeras 360º e assistências de condução autônoma (Adas) Nível 2, bem como bancos com ajuste elétrico, aquecimento, ventilação e massagem.
O EX5 EM-i vai brigar com BYD Song Plus, GWM Haval H6 PHEV e Jaecoo 7 — todos híbridos do tipo plug-in (com carregamento externo). No caso do Geely, o conjunto usado é da família NordThor de segunda geração, batizado comercialmente de EM-i.
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