GAC confirma rival do BYD Dolphin e outros 2 lançamentos no Brasil em 2026


Prestes a completar seis meses de operação no Brasil, a chinesa GAC vendeu pouco mais de 2 mil veículos, considerando cinco diferentes modelos. Se os resultados ainda não são tão expressivos (a conterrânea Omoda Jaecoo alcançou número semelhante com dois modelos na linha), o objetivo da empresa é trazer novos produtos de volume para o Brasil.
Em entrevista para Autoesporte, Wayne Wei, presidente da GAC International, confirmou que serão três lançamentos em 2026. Em março chegam o hatch compacto elétrico Aion UT, um rival para BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Geely EX2 e o SUV compacto GS3, que terá a missão de encarar pesos-pesados como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks, por exemplo.
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Os dois modelos devem fazer com que os emplacamentos das GAC se multipliquem, tornando também a fabricante mais conhecida até que a produção local tenha início — há uma promessa de longa data de início ainda em 2026.
Além de GS3 e Aion UT, está o SUV grande S9, que chega com versões para cinco ou seis pessoas e deve ser concorrente direto do GWM Wey 07. Caberá ao modelo cumprir o papel de opção mais cara e sofisticada da marca no Brasil.
Autoesporte esteve no escritório global da GAC, em Guangzhou (China), e conheceu os três modelos.
GAC GS3
GAC GS3 vai usar motor 1.5 turbo a gasolina num primeiro momento
André Paixão/Autoesporte
O GS3 é o único com especificações já confirmadas. Vai usar um motor 1.5 turbo, inicialmente apenas a gasolina. A versão flex, ainda em preparação, chega em um segundo momento, conforme publicado por Autoesporte ainda em agosto. A diferença é que o motor bicombustível só ficará pronto para 2027.
Chinesa GAC corre para ter SUV GS3 com motor flex contra T-Cross e Creta
Na China, o 1.5 turbo rende 177 cv de potência e 27,5 kgfm de torque e está acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h. O consumo divulgado é de 10 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.
GAC GS3 mede 4,41 metros de comprimento e tem 2,65 m de entre-eixos
André Paixão/Autoesporte
O GS3 mede 4,41 metros de comprimento (ligeiramente maior que os rivais diretos) e possui 2,65 m de distância entre-eixos (mesma medida do T-Cross). O design chama atenção pela carroceria bem vincada e com traços bastante agressivos. Na dianteira, destaque para a grade ampla e bem integrada ao para-choque.
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Na traseira, as lanternas têm elementos triangulares e são divididas pela tampa do porta-malas. Já de perfil, o modelo chama atenção peças maçanetas retráteis (solução comum em carros elétricos e pouco vista em SUVs pequenos).
GS3 deve disputar espaço com Volkswagen Tera, Renault Kardian
André Paixão/Autoesporte
Apesar de ter porte de SUV compacto, quase médio, o GS3 deve disputar a faixa de mercado entre os R$ 140 mil e R$ 160 mil, majoritariamente ocupada por versões mais caras de modelos menores, como Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian. O Honda WR-V também é um rival em potencial. Uma curiosidade, inclusive, é que a marca japonesa mantém uma operação conjunta na China com a própria GAC.
Aion UT
GAC Aion UT chega em março para rivalizar com BYD Dolphin e Geely EX2
Autoesporte/André Paixão
Lançamento recente, mesmo na China, o Aion UT dará as caras no Brasil em março para rivalizar com BYD Dolphin e Geely EX2. Para isso, segue as mesmas estratégias do rival: carroceria muito espaçosa, visual “fofinho” e bom pacote de equipamentos.
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O comprimento fica próximo ao de um Honda City. São 4,27 metros. Mas é no entre-eixos de 2,75 m que o Aion UT realmente surpreende. Como comparação, o BYD Song Plus, um SUV cerca de 50 cm mais comprido, tem apenas 1 cm adicional na medida.
GAC Aion UT
Autoesporte/André Paixão
Na China, o motor elétrico é sempre o mesmo, de 136 cv, portanto, mais potente que o do concorrente direto (na versão GS). São duas opções de bateria, de 34,9 kWh ou 44,1 kWh, que garantem autonomia de 330 km ou 420 km, sempre no otimista padrão chinês. No Brasil, a escolha foi pela bateria maior. Considerando o modo de medição do Inmetro, o alcance pode ficar na casa dos 330 km, mas ainda não há um número oficial.
GAC Aion UT – interior
Autoesporte/André Paixão
Também no mercado doméstico, o Aion UT é oferecido em cinco diferentes versões, com diferentes níveis de equipamentos. No Brasil, o catálogo deve ter duas versões, de acordo com os colegas do Autos Segredos.
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Considerando o perfil da GAC no Brasil, é possível que a diferença entre elas esteja na oferta de itens de segurança, como o número de airbags (são até seis) e em recursos ativos, como frenagem automática de emergência, além de equipamentos de conforto, como bancos dianteiros com ajustes elétricos e teto solar panorâmico.
S9
GAC S9 é SUV grande com propulsão híbrida PHEV
Autoesporte/André Paixão
Fechando a lista de lançamentos confirmados está o S9, outro produto recém-lançado na China. Trata-se de um SUV grande com propulsão híbrida PHEV (com recarga externa). O motor a combustão é um 1.5 turbo de 160 cv aliado a outras duas máquinas elétricas, proporcionando tração integral e potência de 510 cv. Números de desempenho não foram informados.
A bateria de 44,5 kWh é similar à de um modelo elétrico pequeno e garante alcance de 252 km sem emissões. A autonomia combinada pode chegar a 1.200 km.
GAC S9 tem mais de 5 metros de comprimento e entre-eixos de 2,3 m
Divulgação
Com 5,06 metros de comprimento, 2,93 m de entre-eixos e quase dois metros de largura, claro que o S9 se destaca pelo espaço interno. Durante visita na China, porém, o que chamou nossa atenção foi a possibilidade de personalização que transformou o modelo em uma espécie de Maybach chinês, trazendo pinturas em dois tons e rodas ao melhor estilo Mercedes-Benz. Por fim, as lanternas trazem um pequeno painel de LED que pode projetar desenhos, algo comum na China, mas que não deve chegar ao Brasil.
Como dito acima, haverá configurações de cinco lugares, com duas fileiras de bancos ou seis, divididos em três filas. De qualquer forma, estamos falando de um modelo bastante luxuoso. O acabamento é de excelente qualidade. Há, ainda, uma variedade de telas: quadro de instrumentos de 12,3 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas e um monitor para os ocupantes de trás com 17,3 polegadas.
GAC S9 oferece aos ocupantes do banco traseiro tela de 17,3 polegadas
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O destaque, em termos de tecnologia, é o sistema de condução autônoma fornecido pela Huawei. Como último a desembarcar no Brasil, no meio do ano, ainda não há estimativa de preços para o nosso mercado. Na China, o modelo parte de cerca de R$ 200 mil e chega aos R$ 225 mil nas opções mais caras.
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