Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

GAC Aion V: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem

12/10/2025
GAC Aion V: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem


Com a chegada de tantos carros chineses no Brasil, é preciso se destacar para conseguir alcançar o grande objetivo das fabricantes que é: vender bastante. O GAC Aion V está indo no caminho certo. O SUV elétrico tem itens que encontramos em carros de luxo, como nos Rolls-Royce, por exemplo, mas com preço de Jeep Compass. Afinal, sua versão única, chamada de Elite, custa R$ 219.990.
O Aion V está à venda no Brasil desde o final de maio desse ano. Ou seja, há pouco mais de quatro meses. Mas o curioso é que, em pouco tempo, já é o 11º carro elétrico mais vendido do país, ficando à frente de nomes bem mais conhecidos, como o do Chevrolet Equinox EV.
GAC Aion V tem 4,61 metros de comprimento
Renato Durães/Autoesporte
Mas será mesmo que vale a compra? Autoesporte mostra agora 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem antes de entrar em uma concessionária da chinesa GAC para te ajudar na decisão.
5 razões para comprar o GAC Aion V
1) Espaço interno
GAC Aion V tem 2,78 metros de entre-eixos
Renato Durães/Autoesporte
Um dos pontos que mais chama a atenção no GAC Aion V é o espaço interno. Afinal, são impressionantes 2,78 metros de entre-eixos. É uma medida maior do que o de um Toyota SW4, por exemplo, que leva sete passageiros.
Na prática, até mesmo pessoas bem altas, com mais de 1,90 m de altura, conseguem se acomodar na segunda fileira com conforto. E ainda tem espaço de sobra para a cabeça. Eu, com 1,66 m de altura, e com o banco do motorista ajustado para mim, consigo até esticar as pernas. Além disso, quem vai no meio também fica bem posicionado porque o assoalho é totalmente plano.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
2) Dirigibilidade
GAC Aion V tem dirigibilidade que impressiona
Renato Durães/Autoesporte
O que também surpreende é a dirigibilidade. Isso porque a suspensão, ainda que tenha uma arquitetura menos refinada na traseira, por eixo de torção, é ajustada na medida certa. A direção também passa firmeza e, consequentemente, segurança para o motorista. Portanto, há bastante conforto, o que não é tão fácil de encontrar nos carros chineses. E olha que o Aion V nem chegou a ser adaptado para o asfalto brasileiro.
3) Equipamentos curiosos
GAC Aion V tem compartimento que pode ser refrigerado ou aquecido em temperaturas que vão de -15ºC até 50ºC
Renato Durães/Autoesporte
Só que o que rouba cena no GAC Aion V são os equipamentos diferentes que nos lembram os carros da Rolls-Royce. Para começo de conversa, o SUV tem uma geladeirinha, ou então um mini forno, que fica posicionado no console central. O compartimento pode ser refrigerado ou aquecido em temperaturas que vão de -15ºC até 50ºC. E dá para deixar o “eletrodoméstico” funcionando por até 24h, mesmo depois de sair do carro, desde que a carga da bateria esteja com mais de 10%.
Claro que a Autoesporte testou o item. Colocamos uma garrafa de água de 500 ml, que não estava gelada, por três horas em uma temperatura de -15º. Foi o suficiente para que quase todo o líquido ficasse congelado. Totalmente aprovado.
GAC Aion V tem opção de transformar bancos dianteiros em cama de casal
Renato Durães/Autoesporte
Mas não é só isso. Na central multimídia, há uma opção para que uma cama de casal seja montada. Depois de pressionar o “botão”, os assentos dianteiros começam a reclinar e surge um pedido para que os encostos de cabeça sejam retirados. Em seguida, os bancos se unem com os traseiros para criar um espaço inteiro. Para completar, a segunda fileira também reclina para virar uma espécie de poltrona.
Initial plugin text
4) Portas com abertura em um ângulo de quase 90º
GAC Aion V tem portas com ótimo ângulo de abertura
Renato Durães/Autoesporte
Quem tem filhos e precisa colocar a cadeirinha no banco traseiro, ou até quem tem alguma dificuldade de acessibilidade, também vai aprovar o Aion V. O SUV tem uma abertura das portas em um ângulo que chega próximo dos 90º. Isso significa que há espaço de sobra para entrar e sair do carro. E essa funcionalidade não é fácil de ser encontrada no mercado.
5) Acabamento
GAC Aion V tem acabamento com diversos materiais macios ao toque
Renato Durães/Autoesporte
Por fim, o acabamento do GAC Aion V é bem interessante. Os bancos são revestidos de couro e são extremamente confortáveis. Ainda vemos o mesmo material e luzes até nas portas traseiras, que costumam ser esquecidas. A cabine também segue o padrão chinês e, por isso, não é montada com quase nada de plástico. O painel inteiro tem materiais macios ao toque. E há até uma iluminação ambiente diferentona no painel com diversas opções de cores.
5 razões para pensar bem antes de comprar o GAC Aion V
1) Desempenho
GAC Aion V acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos
Renato Durães/Autoesporte
O GAC Aion V é equipado com um motor elétrico que entrega 204 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, de acordo com a marca. E é aí que começam os pontos negativos do SUV. Afinal, o desempenho não empolga. O que dá para entender é que o carro foi feito realmente para comportar famílias com conforto e não para entregar uma aceleração de esportivo. De qualquer forma, é exatamente o que pede a categoria.
2) Todos os comandos estão na central multimídia
GAC Aion V tem central multimídia de 14,6 polegadas
Renato Durães/Autoesporte
O Aion V, assim como a maioria dos carros chineses, tem uma multimídia gigante. Nesse caso, são 14,6 polegadas. O problema é que todas as funções são feitas pela tela. Isso porque não há um botão físico no painel. Ou seja, para ajustar a posição dos retrovisores, regular o ar-condicionado ou ligar os faróis, é necessário usar a multimídia. Imagina se, por algum motivo, o sistema trava? O carro praticamente para de funcionar.
Pelo menos a resolução da tela é muito boa e o sistema tem uma funcionalidade rápida. Além disso, a conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto é feita com facilidade. Os mapas do Google Maps ou Waze também não ficam travando, o que é ótimo.
3) Porta-malas
GAC Aion V tem 427 litros de capacidade no porta-malas
Renato Durães/Autoesporte
O Aion V também deixa a desejar no quesito porta-malas. Ainda que ofereça abertura e fechamento elétricos, são apenas 427 litros de capacidade. Então podemos dizer que trata-se de um compartimento de SUV compacto, e não de médio. Afinal, o Compass, por exemplo, oferece 476 litros. Para compensar, há uma tomada 12V, iluminação e ganchinhos para pendurar sacolas, o que facilita muito no dia a dia. Só faz falta aquele tampão para esconder as bagagens.
4) Haste da seta
Outro problema do novato chinês é a haste da seta. Isso porque a alavanca posicionada na coluna de direção não desce ou sobe igual na maioria dos carros quando o motorista avisa que quer fazer uma conversão para a direita ou esquerda. Por isso, é preciso dar um leve toque para o lado contrário para que ela volte a ficar isenta. Só que, na maioria das vezes, a seta acaba ligando mais uma vez. É difícil acostumar.
5) Falta de porta-objetos
GAC Aion V tem nicho na parte inferior do console central
Renato Durães/Autoesporte
Por fim, o Aion V praticamente não tem espaço para guardar objetos. Afinal, não tem nem um porta-luvas. Além disso, como já citado anteriormente, há uma geladeirinha ou mini forno no local que normalmente os motoristas armazenam itens. Portanto, ou você desliga esse compartimento, ou o único lugar que vai ter para guardar suas coisas é em um nicho localizado na parte inferior do console central.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.