GAC Aion ES: conheça o sedã elétrico maior que Corolla com preço de Virtus

Modelo de entrada da nova marca chinesa é espaçoso e impressiona pelo porte, mas fica devendo em aspectos como acabamento e segurança Com cinco carros anunciados de uma só vez, a chinesa GAC desembarca no Brasil com a missão de seguir o caminho das compatriotas BYD e GWM. Para tanto, aposta em modelos elétricos e híbridos dentro da estratégia ampla para alcançar públicos de diferentes categorias. No segmento de sedãs, em especial, todas as fichas são depositadas no Aion ES, que tem motorização elétrica e proposta voltada para o mercado de vendas corporativas.
O sedã chega importado da China e impressiona pelo porte (4,81 metros de comprimento), que supera facilmente rivais como Toyota Corolla (4,62 m ), Nissan Sentra (4,64 m) e BYD King (4,78 m). Apesar disso, seu preço de R$ 169.990 é bastante competitivo e o coloca também próximo das versões topo de linha de três volumes de porte compacto, como o Volkswagen Virtus (R$ 165.990 na configuração Exclusive). Na prática, o Aion ES é o sedã elétrico mais barato do Brasil atualmente.
Como é o Aion ES
GAC Aion ES é maior que todos os rivais
GAC/Divulgação
Baseado na plataforma GEP 2.0 da própria GAC, o Aion ES chegou ao mercado em 2019 e foi atualizado posteriormente em 2021 e 2023. A configuração que chega ao Brasil é vendida na China com o nome de Aion S, porém, lá são três conjuntos de motor e bateria. Por aqui, a marca aposta em powertrain único no eixo dianteiro que entrega 136 cv e 22,9 kgfm, capaz de levar o sedã até o 130 km/h de velocidade máxima — a aceleração de 0 a 100 kmh não foi revelada.
Além dos 4,81 m de comprimento, são 2,75 m de entre-eixos e 453 litros de capacidade do porta-malas. O espaço interno é um dos destaques do carro e, no banco traseiro, os passageiros viajam com bastante conforto para joelhos e pernas. O Aion ES também é generoso na largura, com 1,88 m, mas não é um carro alto — apenas 1,54 m de altura.
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O peso é de 1.658 kg, influenciado diretamente pelas baterias. Falando nelas, são de 55,2 kWh e, segundo dados do Inmetro, garantem autonomia de 314 km. De acordo com a GAC, o Aion ES pode ser recarregado tanto em corrente alternada (AC) quanto em corrente contínua (DC), levando 6h30 para ir de 30% a 80% no primeiro caso e apenas 37 minutos no segundo a 68 kWh.
Painel peca pela simplicidade
Painel tem instrumentos analógicos e multimídia com enorme moldura plástica
GAC/Divulgação
Na cabine, o painel tem design horizontalizado, console central elevado e peças bem encaixadas. Além disso, traz elementos modernos como câmbio acionado por seletor giratório e freio de estacionamento eletrônico. Ainda assim, peca pelo excesso de plásticos rígidos na composição do acabamento e pela simplicidade de algumas peças — algo não esperado para um carro elétrico desse porte e dessa faixa de preço.
Somado a isso detalhes como quadro de instrumentos com mostradores analógicos (há apenas em pequena tela de 3,5 polegadas) e central multimídia de 8 polegadas com molduras plásticas enormes ao redor (dando a entender que o uso de uma tela maior foi descartado para o Brasil). Nesse aspecto, o Aion ES fica bem distante de outros carros chineses bem mais equipados e tecnológicos.
Sedã tem faróis em LED e rodas de 17 polegadas de série
GAC/Divulgação
Equipamentos
Na lista de equipamentos, o sedã conta com ar-condicionado automático de duas zonas, saídas para os bancos traseiros, faróis e lanternas em LED, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, iluminação no porta-malas, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, chave presencial, freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, piloto automático e rodas de 17 polegadas.
No entanto, a ficha técnica revela pontos críticos como apenas airbags frontais (sem especificar a quantidade), conexão Apple CarPlay somente através de cabo, apenas dois alto-falantes e ausência de qualquer tipo de recurso ADAS (assistência ao motorista).
No porta-malas, sedã elétrico leva até 453 litros
GAC/Divulgação
Posicionamento
O Aion ES será vendido para todos os públicos (ou seja, não será exclusivo de vendas diretas), mas seu posicionamento indica que o mercado de vendas corporativas será o principal alvo da GAC. A marca claramente abriu mão de alguns recursos de tecnologia para focar no preço e deverá atrair principalmente motoristas de aplicativo, frotistas e empresas de transporte executivo.
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