Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Freio ABS: posso dirigir com a luz do sensor acesa no painel?

02/06/2024
Freio ABS: posso dirigir com a luz do sensor acesa no painel?

Veja como o sistema funciona e quais são os riscos de dirigir com o freio defeituoso Posso dirigir com a luz do freio ABS acesa no painel de instrumentos do carro? A resposta é sim — mas é bom ficar esperto para não entrar em enrascadas que podem colocar a sua vida e a de outros em risco. Para desmistificar este assunto, Autoesporte consultou Pedro Luiz Scopino, professor de mecânica e consultor técnico.
O freio ABS é obrigatório em todos os carros produzidos e vendidos no Brasil desde 1° de janeiro de 2014. Trata-se de um sistema eletrônico que monitora a velocidade dos pneus e atua de forma independente para evitar o travamento total das rodas em frenagens bruscas.
Abaixo, elaboramos mais sobre o assunto. Não esqueça de conferir outras matérias sobre manutenção e serviços no site da Autoesporte.
Leia também:
5 hábitos ruins (e comuns) que podem prejudicar o motor do seu carro
Como saber se o câmbio do carro está com problema
Vai viajar? Pegar estrada? Veja itens do carro que podem dar problema
Como funciona o ABS
O ABS (do inglês “Anti-lock Braking System”) chegou aos automóveis em 1978, quando Mercedes-Benz e Bosch desenvolveram um sistema de segurança ativa inédito para o Classe S. A tecnologia utiliza sensores instalados nas rodas que, ao identificar uma situação de frenagem imediata, são capazes de atuar de forma independente para impedir o travamento.
Além de evitar o bloqueio das rodas, consequentemente reduzindo as chances do carro escorregar e perder o controle, o freio ABS permite que o condutor mantenha controle da direção em manobras evasivas. A distância que o veículo percorre durante a frenagem também é radicalmente menor em comparação com os freios convencionais.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A tecnologia se popularizou nos anos 1980, quando passou a equipar carros mais sofisticados. Em 1991, a Volkswagen lançou no Brasil o Santana GLS, que ficou eternizado como o primeiro carro nacional a oferecer ABS. Mas só a partir de 2014 — ou seja, 23 anos depois —, o sistema passou a ser obrigatório no país, mesmo para veículos de entrada.
Posso dirigir com a luz do sensor do ABS acesa?
Sistema de freios deve passar por inspeções frequentes para garantir seu pleno funcionamento
Reprodução
Sim. O sistema exige atenção do proprietário, mas é possível dirigir com a luz do sensor do ABS acesa no painel. “Ao girar a chave no contato, o motorista notará que a luz amarela do freio vai se acender no painel de instrumentos”, disse Scopino. “Ao dar a partida, se tudo estiver funcionando corretamente, ela apagará”.
De acordo com professor, a luz amarela acende no painel para mostrar ao motorista que a central eletrônica do carro reconheceu os sensores de velocidade. O problema no ABS surge quando ela não se apaga instantes após a partida.
“Se após a ignição a luz do ABS continuar acesa, significa que o sistema está inoperante”, ressaltou. “Isso quer dizer que os freios convencionais ainda funcionam, mas a parte eletrônica que controla o bloqueio de frenagem está inativa. Porém, é possível dirigir sem o ABS funcionando”.
Leia também:
Luz da injeção acesa ou piscando: descubra o significado e saiba o que fazer
Virabrequim: o que é, para que serve e principais problemas da peça
Cambagem de pneus: o que é, para que serve e como deve ser feita?
Óleo do motor: como escolher o lubrificante correto?
Scopino relembra que as cores dos alertas no painel de instrumentos têm significados. A luz é amarela, como a do ABS, é uma notificação sobre um sistema que não é vital para o funcionamento do carro. Caso uma luz vermelha acenda, o motorista deve parar o veículo imediatamente.
“Dá para dirigir sem o freio ABS? Sim, é possível. Mas é preciso ter em mente que, em emergências, este sistema é muito útil por ajudar a diminuir o espaço de frenagem”, pontuou o especialista, que recomenda uma parada imediata na oficina para descobrir o que há de errado.
O que pode ser?
O inconveniente pode estar na central eletrônica do ABS, em algum cabo ou fio que se rompeu, ou mesmo nos sensores posicionados próximos às rodas. O motorista deve levar o carro a uma oficina ou concessionária para realizar uma inspeção no scanner.
Caso a luz do ABS esteja acesa e o proprietário não tenha condições de visitar uma oficina, a orientação é dirigir de maneira ainda mais cautelosa, mantendo maior distância em relação ao veículo que trafega à frente, evitando assim frenagens de emergência.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.