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Ford Ranger Raptor “voa” e entrega tudo que promete para justificar os R$ 450 mil; teste

11/12/2023
Ford Ranger Raptor “voa” e entrega tudo que promete para justificar os R$ 450 mil; teste

Caminhonete tem motor V6 de quase 400 cv e passou por diversas modificações para ter esportividade e ótima capacidade off-road A Ford Ranger Raptor foi lançada no Brasil por R$ 448.600 com a promessa de entregar esportividade, capacidade off-road acima da média, tecnologia e conforto. Com esse preço, a exigência deve ser para lá de rigorosa na hora da avaliação. Sabe aquele jogador de futebol que pagam uma fortuna com a promessa de elevar o patamar do time, mas na prática é só decepção? A picape é o oposto disso. Ela entrega tudo. E com maestria.
O preço da Ranger Raptor gerou certa polêmica nas redes sociais. “Por mais R$ 30 mil dá para comprar uma F-150”, disseram. Isso é verdade, já que a versão de entrada da picape grande, a Lariat, custa R$ 479.990. Mas o público das duas é diferente e a Raptor oferece algo que a F-150 não tem. Aliás, nenhuma picape do Brasil entrega isso. O nosso contato com a versão mais extrema da Ranger foi rápido, porém, o suficiente para analisar esse diferencial.
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A esportividade fica por conta da motorização: V6 3.0 bi turbo a gasolina, que rende 397 cv de potência e 54,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de 10 marchas, presente em Mustang, F-150 e nas Ranger convencionais. Com esse conjunto, a Raptor acelera até 100 km/h em apenas 5,8 segundos, suficiente para ser a picape mais rápida do Brasil.
Ford Ranger Raptor – Frente é bem mais robusta e esportiva
Divulgação
O visual também se encaixa nesse apelo esportivo. A Raptor tem um design bem mais musculoso que o de uma Ranger convencional. Na dianteira dá para perceber que as linhas são mais esportivas. A grade cromada é substituída por uma peça em plástico preto com uma enorme assinatura “Ford”.
Os faróis, que têm o mesmo formato das versões convencionais, estão com nova assinatura nas luzes de condução diurna e trazem iluminação de LED Matrix, sistema que direciona a luz para melhorar o campo de visão do motorista e tem sensibilidade à luz de acordo com a proximidade de outros veículos.
A traseira é a que mais se manteve igual a Ranger convencional. Muda que a tampa da caçamba recebe a assinatura Raptor, o para-choque é de plástico preto e tem duas saídas de escapamento. A caçamba tem revestimento e tomadas de 120V e 12V. Por toda carroceria tem adesivos fazendo alusão à versão.
Ford Ranger Raptor tem adesivos característicos da versão pela carroceria
Divulgação
Na capacidade off-road, as mudanças são bem generosas. Começando pelas rodas de 17 polegadas com pneus 285/70 R17 de uso misto e os estribos laterais de ferro. A suspensão tem amortecedores de competição da Fox Racing que são ajustados individualmente por meio de câmaras de compressão.
A Ford também trocou os feixes de molas da suspensão traseira por molas helicoidais, justamente para a picape ter mais equilíbrio e suportar melhor a trepidação dos terrenos fora da estrada. As bitolas também são 9 cm maiores. Por conta da modificação na suspensão, a capacidade de carga da caçamba diminui de 1.040 kg para 715 kg.
Ford Ranger Raptor – Pneus todo terreno da Ford Ranger Raptor são grandes e fornecidos pela Continental
Divulgação
As dimensões também mudam em relação a Ranger convencional. O entre-eixos continua com os mesmos 3,27 m, porém, a Raptor tem 5,36 metros comprimento (+1 cm maior), 2,21 m de largura (+19,3 cm) e altura de 1,93 m (+4 cm). Essa elevação da altura e o novo para-choque dianteiro mudou o ângulo de ataque para 32º (+2º). A capacidade de imersão também é maior: passou de 80 cm para 85 cm.
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Por dentro, a Ranger Raptor tem os forros de teto e das portas pintados de preto e acabamentos sempre laranja. O volante é multifuncional e tem um desenho exclusivo, além de aletas atrás para trocas de marcha. Os assentos mesclam acabamento de couro e suede, e os bancos dianteiros são tipo concha com ajustes elétricos.
Ford Ranger Raptor – Acabamento interno da Ford Ranger Raptor mescla suede e couro
Divulgação
De acordo com a Ford, foram inspirados em aviões de combate com estrutura e espuma suficiente para amenizar o tranco no pouso. Mas falamos falar disso mais adiante. A dupla de telas tem 12,4 polegadas cada, a diferença é que o painel de instrumentos fica na horizontal e a multimídia, com conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, está na vertical.
Mas vamos ao que interessa. Nosso teste foi realizado no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior de São Paulo. Os 4 cm a mais de altura da Raptor fazem diferença na hora de subir na picape e os estribos dão uma ótima ajuda no impulso. O banco do motorista não é nada macio, mas é bom para segurar o corpo firme e manter a postura bem ereta.
Logo que o botão de partida é acionado o ronco grave do motor V6 dá boas-vindas na cabine. Vamos a primeira (e única) volta foi na pista de asfalto: modo “Esportivo” acionado no console central e pé fundo no acelerador. A Raptor é forte, bem forte. Dá um tranco na arrancada e o barulho do V6 na cabine deixa qualquer motorista empolgado. As rotações são mais altas neste caso, mas as trocas totalmente suaves.
Ford Ranger Raptor vai bem no asfalto, mas altura do solo prejudica um pouco o conforto em velocidades mais elevadas
Divulgação
A marca de 0 a 100 km/h é feita em menos de 6 s e a reta bem longa da pista me permite chegar rapidamente aos 180 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente (lembrando que estamos no ambiente controlado onde isso é permitido).
Os freios de discos ventilados se mostram eficientes para reduzir a velocidade da picape de 2.495 kg antes de entrar na curva. A altura do solo de 27,2 cm é sentida nas curvas mais fechadas e a cabine balança um pouco, o que era de se esperar.
Evidentemente, o pneu misto não é o mais confortável para o asfalto, caso contrário seria ruim na terra. A estrutura dele é mais reforçada que a dos pneus de rua, justamente para suportar maiores níveis de impacto e ser mais resistente à perfuração.
Ao final da curtíssima volta, um veredito: a Ranger Raptor acelera feito um esportivo, de fato.
Ford Ranger Raptor tem um trabalho de suspensão incrível
Divulgação
Agora chegou a hora de colocar a Raptor na terra. Além do modo esportivo, temos outros seis: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Rock Crawl e Baja. E a Raptor também oferece um piloto automático off-road que controla tração em subidas e descidas para ajudar o motorista em terrenos mais irregulares. O motorista ainda pode optar por modificar os modos de escapamento por um botão no canto direito do volante: Silencioso, Normal, Esporte e Baja, que deixa o ruído mais intenso.
Começo pelo breve trajeto de areia — mais ou menos 300 metros — com o modo específico acionado. O bloqueio do diferencial traseiro é ativado, o controle de estabilidade praticamente não intervém e o sistema troca a calibração do amortecedor para off-road. O motor trabalha com rotações mais altas e com marchas em baixa (1-3) para manter o impulso na superfície macia. A picape consegue a proeza de tracionar muito bem no solo e manter um desempenho bem satisfatório.
Ford Ranger Raptor tem amortecedores especiais da Fox
Divulgação
Na sequência encaro um solo de terra batida com algumas pedras — nada muito desafiador — com o Baja selecionado. Essa função otimiza o carro para condução off-road em alta velocidade com melhor entrega de torque. É simplesmente inacreditável o trabalho da suspensão para fazer a terra irregular parecer um asfalto liso com trepidação quase imperceptível na cabine, mesmo a mais de 60 km/h.
Quando você observa outro carro passando pelo mesmo trecho, é possível ver claramente o curso da suspensão e como ela se molda ao solo irregular para trabalhar de forma eficiente e manter a carroceria praticamente imóvel.
Com o modo Escorregadio passamos por um breve terreno de lama e logo chega numa subida cheia de pedras para testar o Rock Crawl. Novamente há bloqueio do diferencial traseiro e a picape sobe sem qualquer susto mostrando que é capaz de enfrentar condições bem piores.
Ford Raptor pode “voar” com conforto
Divulgação
Fechamos o circuito no modo Baja com o instrutor falando: “pé no acelerador”. Atendo ao pedido e acelero até os 80 km/h na terra com cascalho para entender que a tal “esportividade no off-road” não era conversa da equipe de marketing. A picape acelera muito forte, o banco segura muito bem o corpo e o comportamento de suspensão impecável no solo mostra que todo o trabalho de engenharia faz qualquer amante de off-road se render, e que toda promessa da Raptor é entregue.
Mas, calma. Que ainda tem e cereja do bolo: “voar”. Afinal, estamos falando de uma Raptor.
Dessa vez eu vou de carona ao lado de um piloto que acelera a picape até uns 60 km/h para encarar uma rampa de terra e sair do chão.
Ford Ranger Raptor – Ela quer ser a rainha da terra
Divulgação
Numa fração de segundo, você consegue sentir que todas as rodas saem do solo, mas o que impressiona é na hora de “pousar”. O sistema de amortecedores da Fox Racing identifica essa ausência de atrito e deixa os amortecedores mais rígidos para não deixar o carro bater a dianteira no chão. O protetor de cárter feito de aço aumentou sua espessura de 1,7 mm para 2,3 mm justamente para situações como essa.
Falando um pouco de consumo, segundo o Inmetro, são 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 82 litros.
Entre os principais equipamentos de série, além de tudo que já foi dito, há assistente de pré-colisão com frenagem autônoma de emergência e leitura de pedestres e ciclistas, assistente autônomo de frenagem em marcha ré, assistente de manobras evasivas, controle de velocidade adaptativa com função anda e para, assistente de permanência em faixa e centralização, frenagem pós-colisão, sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de estacionamento automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, farol alto automático, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e sete airbags.
A promessa de entregar esportividade, capacidade off-road, tecnologia e conforto são cumpridas com maestria pela Ranger Raptor. Se você tem R$ 450 mil e precisa de tudo isso, o modelo foi feito para você, porque o preço justifica a entrega. Não tem F-150 ou concorrente que consiga juntar todas essas características tão bem. O único conselho para você que vem à cabeça é aquela clássica frase: “onde assina o cheque?”
Ficha técnica Ford Ranger Raptor
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Fonte: Read More 

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