Ford Focus vai sair de linha de vez e não terá sucessor

Hatch médio deixará mercado global após quase 30 anos à venda; confira Depois de atuar por quase 30 anos como representante da Ford no segmento global de hatchbacks médios, o Focus deixará definitivamente o mercado nos próximos meses. O fim de linha do modelo foi confirmado desde o ano passado pelo sindicato alemão IG Metall e acaba de ser reiterado pela própria marca em resposta ao site Motor1. Já foi definida, inclusive, a data de despedida das linhas de montagem: dia 30 de novembro.
Até então, havia a expectativa de que a marca decidisse prolongar a permanência do modelo no mercado europeu, assim como a Volkswagen fez com o Polo, mas os planos iniciais de descontinuidade foram mantidos. Com isso, a Ford sairá definitivamente do segmento e o Focus acabará tendo o mesmo destino do Fiesta, que saiu de linha em 2023 após quase 50 anos à venda.
Initial plugin text
Ford Focus ST Edition é hot hatch que não terá sucessor
Ford/Divulgação
Vale lembrar que, no mercado brasileiro, o Focus foi originalmente lançado no ano 2000 e saiu de linha em 2019 sem ganhar substituto. Era produzido na Argentina e vendido nas carrocerias hatch e sedã. O modelo protagonizou momentos importantes da marca no país e rivalizava diretamente com Volkswagen Golf, Fiat Bravo, Chevrolet Cruze Sport6 e outros médios da época.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Seja como for, com a aposentadoria do Focus, o portfólio da Ford na Europa não terá mais carros de passeio tradicionais e passará a ser composto apenas SUVs, veículos comerciais, elétricos e modelos de nicho, como o Mustang. A decisão de descontinuar o hatch foi tomada ainda na onda de otimismo gerada em relação à eletrificação e, mesmo após a desaceleração da demanda por EVs, não houve interesse em manter o modelo vivo.
Carroceria perua, popular na Europa, também dirá adeus
Divulgação
A queda nas vendas gerais de hatches médios também pesou contra. Em 2024, o Focus vendeu na Europa 85.118 unidades e caiu 15% em relação ao ano anterior. A Ford, por sua vez, entregou na região 461.291 veículos e recuou 16% na comparação com 2023.
Ford Fiesta: preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 6ª geração do hatch
Fábrica da Ford vai virar centro logístico
Após a despedida do Focus, a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, deixará de produzir veículos e será transformada em um centro de serviços e logística. A planta é atualmente a única a montar o modelo no mundo, já que a produção na Argentina foi encerrada ainda em 2019 e a montagem na planta de Chongqing, na China, foi finalizada no ano passado.
Na versão ST Edition, Focus tem câmbio manual de seis marchas
Ford/Divulgação
A Ford passou meses tentando negociar as instalações de Saarlouis, mas não achou interessados. A planta é uma das mais antigas da empresa na Europa e está em funcionamento desde 1966. Dentro do programa de investimentos da marca, foram priorizadas outras unidades: a de Valência, na Espanha, e a de Colônia, também na Alemanha.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



