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Ford finaliza venda de fábrica de Taubaté (SP); futuro da unidade de Camaçari segue indefinido

29/04/2023

Unidade é a segunda da Ford a ser vendida; fábricas de Camaçari (BA) e Horizonte (CE) ainda não têm um novo dono A Ford divulgou nesta sexta-feira (28), que concluiu a venda da fábrica de Taubaté (SP) onze meses após ter anunciado a transação. O novo dono é a São José Desenvolvimento Imobiliário, mesmo grupo que adquiriu a unidade de São Bernardo do Campo (SP) em novembro de 2020. Os valores não foram informados.
De acordo com comunicado da fabricante, o imóvel de 830 mil metros quadrados em que se produzia os motores dos veículos será ocupado para atividades industriais de empresa do grupo Vicunha e Companha Siderúrgica Nacional (CSN), em acordo entre CSN e São José Desenvolvimento Imobiliário.
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Em maio de 2022, a construtora e a montadora haviam assinado um acordo de compromisso de venda e esperavam aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para concluir o negócio.
A unidade de Taubaté é a segunda vendida pela Ford (a primeira foi a de São Bernardo). Portanto, ainda restam duas unidades em busca de um novo dono: Camaçari (BA) e Horizonte (CE) — esta última produzia veículos da marca Troller. Vale lembrar que a fabricante anunciou em janeiro de 2021 que deixaria de produzir veículos no Brasil e atuaria somente como importadora. Com isso, encerrou a marca Troller, bem como a produção do Ecosport, Ka e Ka Sedan.
Fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, produzia a família Ka e Ecosport
Divulgação
Camaçari segue indefinido
Já a unidade de Camaçari, na Bahia, é de interesse da fabricante chinesa BYD. No ano passado, a empresa assinou um acordo de intenções com a Ford e até agora segue em negociações.
Segundo fontes da fabricante, a BYD já havia até reservado uma data para anunciar oficialmente a compra da fábrica. Mas como o contrato não foi assinado, a festa foi cancelada — ao menos temporariamente.
Na visão da fabricante, há pressões de diversos lados — internamente e dos governos federal e estadual. Por isso, a análise é de que o poder de barganha junto à Ford é menor. O planejamento inicial para investir na fábrica era de R$ 3 bilhões e criar cerca de 1.200 novas vagas de trabalho.
Enquanto existe esse impasse com a montadora americana, o governo da Bahia procura oferecer um outro terreno, conceder benefícios e a infraestrutura elétrica necessária para a BYD se instalar no estado e construir uma fábrica do zero. No início de abril, uma comitiva do governo que incluía o presidente Lula e o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) foi para a China e chegou a fazer reuniões com o CEO da BYD.
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