Ford F-150: 5 curiosidades sobre a picape mais potente do Brasil
Caminhonete de 405 cv pode iluminar ambientes escuros e ser escritório sobre rodas A Ford F-150 é a picape mais potente do Brasil – e também uma das mais caras, já que a versão Platinum é vendida por R$ 510 mil. Ainda assim, as 500 unidades da pré-venda se esgotaram em menos de uma hora.
Além de mostrar que há centenas de brasileiros endinheirados, o sucesso rápido da F-150 mostra que o modelo não é o veículo mais vendido dos Estados Unidos à toa. Além de uma grande capacidade de reboque e lista de equipamentos generosa, a caminhonete tem uma série de atributos.
Autoesporte lista aqui cinco curiosidades da nova Ford F-150 Platinum. Confira:
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1- É um escritório
A alavanca do câmbio se encolhe e dá espaço a uma mesa dobrável no console central
Divulgação
A F-150 Platinum é a opção mais cara e completa da picape. Entre os itens exclusivos estão o estribo lateral elétrico e o descanso de braço retrátil. Isso mesmo, o enorme apoio central pode ser desdobrado para frente, criando uma espécie de mesa de trabalho plana e de plástico rígido.
Essa disposição só é possível por conta de outro recurso inusitado: a alavanca de câmbio pode ser dobrada ao toque de um botão. É claro que esse movimento só pode ser feito quando a transmissão está na posição P.
Ford F-150 – Alavanca de câmbio retrátil possibilita abrir mesa de trabalho
Renato Durães
De todo modo, além da mesa, que pode ser usada para acomodar lanches ou um notebook médio ainda conta com o auxílio da tomada 110V posicionada no painel.
2- Acesso total
A F-150 tem quase 2 metros de altura. Sendo assim, o acesso não é dos mais fáceis. Como dito acima, a versão topo de linha traz um estribo lateral acionado eletricamente. Isso pode ser feito de três formas: por aproximação, destravando o veículo ou pressionando com os pés um botão na lateral da peça, que é de metal e suporta bem o peso dos ocupantes.
Ford F-150 – Caçamba tem abertura elétrica e degrau para ajudar no embarque
Renato Durães/Autoesporte
O acesso à caçamba também é facilitado pela abertura elétrica, mas principalmente por meio de uma escada embutida posicionada na parte interna da tampa. A montagem é bastante simples. Basta pressionar um botão para destravar a escada. Ainda há uma haste para que os interessados possam se apoiar.
Agora, se você precisa levar algo de valor e não quer fazer o transporte na caçamba, a F-150 possui um generoso porta-objetos abaixo dos bancos traseiros. Para acessar o compartimento, basta erguer os assento. Ainda é possível trancar o bagageiro com a chave do veículo.
Ford F-150 – Versão Lariat não tem estribo lateral elétrico, mas possui um pequeno porta-objetos abaixo do banco traseiro
Renato Durães/Autoesporte
3- Ao trabalho
Caçamba da Ford F-150 tem diversos recursos para facilitar o trabalho
Divulgação
Quem vai usar a F-150 para o trabalho pesado não vai ficar na mão. Logo de cara, há dois nichos para fixação de suporte de ferramentas na tampa da caçamba. Nessa mesma peça, há duas réguas e ranhuras para acomodar copos ou lápis e canetas.
Apesar de a caçamba marítima ser oferecida como acessório (a Ford não divulgou o preço), o compartimento traz quatro ganchos para amarração de cordas, tomada 110V e luzes de LED.
4- A iluminada
Chegar em locais escuros não será problema para o dono de uma Ford F-150. Isso porque há um modo de iluminação externa que aciona todas as luzes brancas da picape. O motorista pode ajustar individualmente quais luzes serão acessar ou ligar todas de uma vez.
Nesse caso, faróis, luz de ré e as lâmpadas auxiliares nos retrovisores e na caçamba serão ligadas. Todos os comandos são feitos por meio da enorme central multimídia com tela de 12 polegadas que roda o sistema Sync 4.
Ford F-150 – F-150 é o primeiro modelo da Ford com a central multimídia Sync 4 no Brasil
Renato Durães/Autoesporte
5- Tamanho é documento
Ford F-150 é um dos maiores veículos à venda no Brasil
Renato Durães/Autoesporte
Além de ser a picape mais potente do país, com 405 cv, a F-150 também é um dos maiores veículos que uma pessoa com CNH do tipo B pode dirigir. São 5,88 metros de comprimento, 2,09 m de largura e 1,96 m de altura. O entre-eixos é de 3,68 m – 1 cm mais do que o comprimento total de um Renault Kwid.
E se a capacidade de carga de 681 kg não empolga, a F-150 é capaz de puxar até 3.515 kg de reboque.
Ford F-150
Renato Durães/Autoesporte
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