Fomos ao Chile testar o novo Toyota Yaris; sedã pode tirar o sono do Honda City?

Nova geração tem cara de Corolla, amplo espaço interno e várias características que os fãs da marca adoram Não precisa conhecer os bastidores da Toyota para saber que o Yaris está longe de ser prioridade para a marca no Brasil. É compreensível, especialmente diante dos sucessos de Corolla e Corolla Cross, que são modelos com maior valor agregado e maior potencial de rentabilidade.
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Só que essa história pode mudar em breve caso a marca decida trazer o novo Yaris para cá. O modelo inclusive já foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Lançado na Tailândia no começo deste ano, o modelo não está em sintonia com o mercado europeu, onde o Yaris é mais caro e sofisticado.
Mesmo assim, ele é muito mais moderno do que a envelhecida geração fabricada no Brasil. A começar pela plataforma DNGA. Trata-se de uma versão simplificada da base TNGA utilizada na família Corolla e que será aproveitada no futuro Yaris Cross. Isso facilitaria a produção do Yaris Sedan, com o qual o SUV compartilha diversos componentes.
Por isso, aproveitamos uma rápida estadia no Chile para dirigir o Yaris Sedan, onde o modelo está à venda em duas versões de acabamento, chamadas apenas de “i” e “E”. Esta última, equipada com transmissão do tipo CVT, foi avaliada por Autoesporte.
Cara de Corolla e de… City?
Toyota Yaris cresceu na nova geração, especialmente na distância entre-eixos
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Comparando com o antigo Yaris Sedan, o novo modelo cresceu. São 4,42 m de comprimento (aumento de 0,5 cm), 1,74 m de largura (ou 1 cm a mais), 1,48 m de altura (mais 0,5 cm) e 2,62 m de distância entre-eixos (aqui, um crescimento de substanciais 7 cm).
Quem olhar o novo Yaris de relance pode até confundi-lo com um Corolla – e não existe melhor elogio do que esse. Claramente o design se aproxima do sedã médio, ainda que os faróis mais estreitos e a grade larga tenham ficado um pouco desproporcionais no Yaris.
Curiosamente, a traseira se parece muito com a do Honda City. Se não fosse pelos logotipos, seria difícil diferenciá-los. Do formato das lanternas ao desenho da tampa traseira, parece que os designers da Toyota frequentaram as mesmas aulas dos conterrâneos e rivais. Por falar em porta-malas, o Yaris acomoda 475 litros – quase o mesmo de seu antecessor.
Formato das lanternas e queda do teto do Yaris faz sedã se parecer com o Honda City
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Na cabine fica evidente a inspiração no Corolla. Até o desenho das saídas de ar-condicionado laterais remete ao seu “primo” mais velho. Essa semelhança só não precisava se estender ao acabamento de qualidade simples e com bastante plástico duro. Um pouco de refinamento seria muito bem-vindo.
Motor conhecido recebeu evoluções
Apesar de completamente renovado, o Yaris Sedan é movido pelo mesmo motor 1.5 que é produzido na fábrica de Porto Feliz (SP) e equipa a família Yaris nacional.
Antes de equipar o novo sedã, ele teve diversas melhorias, incluindo a injeção direta de combustível. Essa motorização, inclusive, pode integrar o conjunto híbrido flex já confirmado para o Yaris Cross.
Motor do Yaris chileno é similar ao 1.5 usado na versão produzida no Brasil
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Rodando com gasolina no Chile, ele rende 106 cv e 14,1 kgfm de torque máximo. Só faltou o turbocompressor – coincidência ou não, as demais conterrâneas da Toyota (leia-se Honda e Nissan) também não se renderam ao turbo.
Uma viagem tranquila
Ao volante, o novo Yaris Sedan se comporta como um típico Toyota. Ou seja, é um carro silencioso e com uma condução bastante agradável.
Nota-se uma evolução na dirigibilidade, que foi refinada em relação ao Yaris vendido atualmente por aqui. Não existe a sensação de estar dirigindo um projeto concebido com um olho na prancheta e outro na planilha de custos, embora a Toyota faça um trabalho competente mesmo nessas situações.
O sedã roda suavemente e filtra bem as imperfeições do piso, virtude já observada no “nosso” Yaris. A posição de dirigir é confortável e sobra espaço para todos os ocupantes, inclusive no banco de trás. Quem viaja lá pode acomodar latas e garrafas menores nos porta-copos embutidos nos painéis das portas, como no Corolla Cross.
Pacote generoso
Interior do Yaris sedã vendido no Chile é moderno, mas acabamento poderia ser melhor
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Chama atenção positivamente a farta lista de equipamentos de série. Há itens como 6 airbags, faróis de LED, chave presencial, partida do motor por botão, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração, carregador de celular por indução e rodas de liga leve de 16 polegadas.
A central multimídia tem suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, mas a tela poderia ser maior do que as 7 polegadas. Lá é projetada a imagem da câmera de ré, e é bom ficar de olho nela porque não há sensores de estacionamento atrás.
Ausencia ainda mais sentida é a do pacote de assistências à condução, que a marca chama de Toyota Safety Sense. Alguns possíveis rivais no Brasil, como o Volkswagen Virtus, já oferecem esses itens.
Toyota Yaris sedã tem faróis de LED na versão topo de linha
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Vem para cá ou não?
Embora a Toyota tenha registrado as patentes do Yaris Sedan por aqui, isso não significa que o modelo está confirmado para cá. Normalmente, as fabricantes fazem isso para se protegerem contra eventuais cópias.
Com a clara preferência do mercado por SUVs, a Toyota resolveu acelerar a produção do Yaris Cross. Porém, ainda há espaço para o lançamento do sedã, especialmente em uma marca que é referência no segmento há décadas. Falta saber se a Toyota também pensa assim.
Toyota Yaris sedã
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