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Flagra: Volkswagen Nivus testa novo sistema híbrido flex; veja quando chega

25/07/2025
Flagra: Volkswagen Nivus testa novo sistema híbrido flex; veja quando chega


Depois de Toyota e Fiat, a Volkswagen caminha para ser a próxima montadora a ter diferentes veículos híbridos produzidos no Brasil. A marca tem investido pesado no desenvolvimento de conjuntos eletrificados para aplicação nacional e já começa a realizar testes de rua com protótipos camuflados. O Nivus é uma das mulas usadas no projeto e teve unidade recentemente flagrada na região de Taubaté (SP), conforme revela publicação do perfil @placaverde no Instagram.
No flagra, o SUV cupê exibe modificações no desenho da dianteira, mas esconde as principais novidades debaixo do capô. É lá que estão sendo testados os componentes eletrônicos dos inéditos sistemas híbridos que equiparão diferentes carros nacionais da marca a partir de 2027.
Volkswagen Nivus em testes exibe dianteira com modificações no design
Reprodução/Instagram @harleyabud
O primeiro será do tipo leve (MHEV) e usará como base o conhecido motor 1.0 TSI flex. Já o segundo será pleno (HEV) e desenvolvido a partir do moderno propulsor 1.5 TSI Evo2. O último é justamente o caso do Nivus flagrado.
Considerado uma evolução do 1.4 TSI que já está presente no mercado brasileiro há mais de 10 anos, o propulsor recebeu diversos aprimoramentos para ter melhores índices de eficiência energética, consumo de combustível e emissões de poluentes. E pertence à família EA211, assim como o 1.6 MSI, o 1.0 TSI e o próprio 1.4 TSI fabricados em São Carlos (SP).
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Volkswagen T-Cross também ganhará versões híbridas no Brasil
Renato Durães/Autoesporte
Conforme já explicado por Autoesporte, o motor 1.5 TSI Evo2 permitirá a adoção de todos os tipos de motorização híbrida nos Volkswagen nacionais. A fabricante chama a arquitetura dedicada a seus novos produtos eletrificados de MQB Hybrid.
Apesar dos detalhes ainda bem guardados, é possível que o motor 1.5 TSI seja oferecido na especificação de 130 cv, considerada a mais branda e eficiente. Aliada a um conjunto elétrico de alta tensão, são esperados mais de 180 cv de potência e 27 kgfm de torque combinados.
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Na nova geração, Volkswagen T-Cross terá produção transferida de São José dos Pinhais para São Bernardo do Campo
Divulgação/Volkswagen
O conjunto pleno (HEV) será usado pelas novas gerações de T-Cross e Nivus, ambas já em desenvolvimento. Os modelos trocarão a atual plataforma MQB 27 (ou MQB A0) pela já citada arquitetura MQB Hybrid, que vem a ser uma evolução da matriz MQB 37 (ou MQB A1) usada por Golf e Taos. Esta base é considerada mais robusta e capaz de atender com maior nível de precisão aos parâmetros cada vez mais rigorosos de rigidez estrutural e segurança.
O T-Cross com sistema híbrido deverá chegar ao mercado em 2027. O SUV compacto deixará a fábrica de São José dos Pinhais (PR) e passará a ser produzido na unidade de São Bernardo do Campo (SP), que vem sendo preparada pela marca para produzir veículos com baterias de alta tensão. O Nivus de segunda geração, por sua vez, deve chegar ao mercado no final de 2028 ou no início de 2029, também sendo produzido no ABC paulista.
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Híbrido leve também está nos planos
Volkswagen Nivus GTS é versão mais potente do SUV cupê
Renato Durães/Autoesporte
Além do conjunto pleno, no mesmo tipo do usado pela Toyota, a Volkswagen terá no Brasil um sistema híbrido leve (MHEV) semelhante ao adotado pela Fiat. A diferença é que haverá um esquema de 48V — e não apenas de 12V, como nos carros da Stellantis. A tecnologia MHEV não chega a tracionar as rodas, como nos HEV ou PHEV (plug-in), mas oferece assistência ao motor a combustão em condições específicas e ajuda a reduzir o consumo e as emissões.
O motor 1.5 TSI Evo2 será usado como base e, nessa aplicação do tipo leve, também na inédita picape monobloco derivada do projeto Udara. Outra possibilidade é que o sistema MHEV seja associado ao conhecido motor 1.0 TSI flex para aplicação em outros modelos, como o Tera ou o próprio Nivus da atual geração. Todas as novidades fazem parte do pacote de investimentos de R$ 20 bilhões que a Volkswagen aplicará no Brasil até 2028.
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