Flagra: novo Volkswagen Nivus híbrido sai da toca e terá base de Golf


A Volkswagen iniciou o desenvolvimento da próxima geração do novo Nivus no Brasil. Autoesporte vem antecipando informações a respeito do projeto nos últimos meses e, agora, flagra publicado pelo perfil @placaverde confirma que as primeiras mulas de testes já estão rodando pelo país. O modelo será lançado por volta de 2028 e promete incorporar avanços importantes em porte, eletrificação e tecnologia.
No flagra, é possível notar que o protótipo passou por modificações e apresenta tanto bitolas maiores quanto alterações no formato dos para-lamas. As mudanças são reflexo da plataforma MQB 37, herdada do Golf 7 europeu e que chegará ao SUV para substituir a atual MQB A0 27. A arquitetura 37 é considerada mais avançada e permitirá aos engenheiros liberdade extra para trabalhar aspectos como comprimento e largura.
Com isso, o novo Volkswagen Nivus será maior que o atual e passará a entregar aproximadamente 2,60 de entre-eixos, contra 2,56 metros de hoje. O mesmo valerá para a largura, que saltará de 1,75 m para algo em torno de 1,80 m. O ganho em porte abrirá distância em relação ao Tera e posicionará o modelo de forma mais competitiva diante dos concorrentes, especialmente na questão do espaço interno traseiro.
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Novo Volkswagen Nivus terá motorização híbrida
Além dos ganhos em tamanho, a plataforma MQB 37 (que na aplicação nacional se chamará MQB Hybrid) abrirá caminho para a chegada de inédita motorização híbrida ao modelo. Autoesporte antecipou recentemente que tanto o próximo Nivus quanto o futuro T-Cross (falaremos dele mais adiante) serão equipados com um sistema “super híbrido leve” de 48 Volts, herdado da Audi. O conjunto terá funcionamento similar ao que a Stellantis usará nos Jeep Renegade e Commander Bio-Hybrid e-DCT a partir de 2026, só que mais sofisticado.
Volkswagen Nivus terá nova geração em 2028 com motorização híbrida
Renato Durães
Na Volkswagen, o mais provável é que fique conhecido como eTSI Plus. A principal diferença para um híbrido leve comum está no fato de que o sistema é capaz de promover a tração das rodas em modo apenas elétrico, mesmo que por apenas alguns metros. O conjunto é formado por:
Um motor elétrico que funciona tanto para a tração quanto como gerador, chamado PTG, de 24 cv de potência e 23,5 kgfm, acoplado diretamente à transmissão do veículo.
Baterias de 1,7 kWh de capacidade de ferro-lítio-fosfato (LFP), conectadas ao conjunto motriz por correia.
Um “superalternador”, chamado BAS, também movido por correia, que substitui o alternador convencional e o motor de arranque.
Um sistema chamado iBRS, que otimiza a regeneração das baterias por meio das desacelerações e frenagens, inclusive reduzindo a necessidade de uso do freio mecânico, a uma capacidade de 25 kW.
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O conjunto está sendo desenvolvido a partir do moderno propulsor 1.5 TSI Evo2, considerado uma evolução do 1.4 TSI presente no mercado brasileiro há mais de 10 anos. O propulsor recebeu diversos aprimoramentos para ter melhores índices de eficiência energética, consumo de combustível e emissões de poluentes. Pertence à família EA211, assim como o 1.6 MSI, o 1.0 TSI e o próprio 1.4 TSI fabricados em São Carlos (SP).
Na Europa, Audi A5 de terceira geração já traz o sistema “super híbrido-leve”
Divulgação
Por estar acoplado diretamente à transmissão, formada pelo conhecido câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, o motor elétrico pode entregar os 18 cv de potência e 23,5 kgfm de torque diretamente para as rodas ou de modo auxiliar ao motor 1.5 TSI Evo2, através do acoplamento e desacoplamento das embreagens.
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A expectativa é de ganhos importantes tanto em desempenho (principalmente em arrancadas, eliminando o delay do acelerador) quanto em redução de consumo de combustível e emissões.
Design inspirado no T-Roc
Conhecido internamente pelos codinomes VW 213 ou Saga, conforme revelado pelo site Mobiauto, o novo Nivus terá a segunda geração do T-Roc como principal fonte de inspiração para o design. As linhas elogiadas da atual linhagem serão amadurecidas e ganharão reforço em aspectos como agressividade e dinamismo. A pegada cupê, marca registrada do modelo, naturalmente será mantida.
Novo Volkswagen T-Roc será usado como inspiração para o próximo Nivus
Reprodução
Como dito, também haverá ganhos importantes em termos de porte. Nesse sentido, o novo Nivus se aproximará de rivais como o Fiat Fastback, saltando de 4,26 metros para algo perto dos 4,40 metros de comprimento. O lançamento é aguardado para 2028.
Novo T-Cross também crescerá
O novo T-Cross, por sua vez, atende pelos códigos VW 226 ou ASUV e evoluirá na mesma medida do Nivus. Com isso, ficará mais próximo do Taos em termos de tamanho, crescendo para além dos atuais 4,22 metros. O design evoluirá em sintonia com os lançamentos mais recentes da marca, como Tayron e Tiguan.
Volkswagen T-Cross sairá da fábrica São José dos Pinhais (PR) para a unidade de São Bernardo do Campo (SP)
Divulgação/Volkswagen
Além disso, já é certo que o SUV compacto deixará a fábrica de São José dos Pinhais (PR) e passará a ser produzido na unidade de São Bernardo do Campo (SP), que vem sendo preparada pela marca para produzir veículos com baterias de alta tensão. A chegada do novo T-Cross acontecerá no primeiro semestre de 2027, ou seja, um ano antes do primo Nivus.
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