Flagra: novo Renault Duster surge no Brasil como mula de SUV anti-Compass

Marca francesa inicia testes do futuro utilitário médio que será produzido no Brasil em 2025; saiba os detalhes O lançamento do Kardian foi apenas o primeiro passo da renovação completa dos carros da Renault no Brasil. Agora que o novo SUV compacto chegou às lojas, a marca francesa iniciou os testes de um novo modelo, maior e mais equipado, que será derivado do Duster europeu. Este flagra, publicado pelo jornalista João Del Arco (@joao_delarco) no Instagram, comprova que o desenvolvimento está em andamento.
Vale dizer, porém, que este novo SUV não é o Duster. O projeto do utilitário é tratado internamente pela sigla R1312 (ou “C-Neo”) e terá apenas a base estrutural do modelo europeu. É confuso, mas já explicamos!
Renault Duster está em sua terceira geração no mercado europeu
Divulgação
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O novo Duster foi desenvolvido pela Dacia, a subsidiária da Renault que vende carros mais baratos na Europa. Ele compartilha a plataforma CMF-B que estreou no Kardian em fevereiro deste ano. A diferença é que essa base técnica foi renomeada para RGMP (Renault Group Modular Platform) no Brasil, por mais que se trate da mesma arquitetura.
Assim, o modelo camuflado acima da plataforma é uma “mula” do futuro projeto R1312. Por fora, lembra o Dacia Duster europeu, mas sua base técnica já traz as características do futuro modelo nacional que ainda não tem nome (inclusive, este será inédito). A venda do novo Duster no Brasil está descartada, conforme apuração da Autoesporte.
Lanternas triangulares caracterizam a traseira da nova geração do Duster
Divulgação
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Mais protótipos do novo SUV já foram produzidos em São José dos Pinhais (PR), como confirmou o vice-presidente de engenharia da Renault na América Latina, Antônio Fleischman, no podcast CBN Autoesporte. Portanto, olhos atentos nas estradas, pois ele deve aparecer novamente.
Como será o novo SUV?
Explicadas as minúcias, podemos abordar os detalhes do projeto R1312. Ele será produzido no Paraná a partir de agosto de 2025 — e por mais que sua plataforma corresponda a modelos compactos, deve brigar com SUVs médios, como Jeep Compass e VW Taos. Ao que tudo indica, sua carroceria terá uma ligeira queda no teto a partir da coluna C, caracterizando-o como um SUV cupê.
Projeção revela possível visual do SUV da Renault
Kleber Silva/KDesignAG
O Duster europeu tem 4,35 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos, mas o projeto R1312 deve ostentar números mais generosos. Espere um comprimento na faixa de 4,50 m, superando os 4,40 m atuais do Jeep Compass.
Já o motor deve ser 1.3 turbo flex de quatro cilindros, da família TCe. A unidade desenvolve 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático CVT de oito marchas simuladas. Tração 4×4 está descartada.
Motor 1.3 turbo flex está confirmado, mas versões híbridas só devem surgir em 2027
Kleber Silva/KDesignAG
Carros híbridos estão ressuscitando o temido câmbio de dupla embreagem
Dois anos após o seu lançamento, em meados de 2027 ou até 2028, o projeto R1312 deve aparecer em versões híbridas nacionais. Neste caso, vai combinar o motor 1.6 SCe aspirado flex com dois propulsores elétricos (gerador e tração). A bateria de íons de lítio terá 2 kWh e o sistema será controlado pelo câmbio automatizado de dupla embreagem (o mesmo do Kardian).
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