Flagra: novo Hyundai Creta turbo já está no Brasil e apronta lançamento

SUV terá visual do homônimo indiano, mas por aqui receberá um motor 1.6 turbo flex com cerca de 180 cv O novo Hyundai Creta já está no Brasil. Um protótipo foi flagrado mais uma vez em testes no interior de São Paulo. A imagem foi captada por Rafael Fidelli e publicada no perfil do Instagram do jornalista João Anacleto. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025, com visual muito similar ao que foi recentemente apresentado na Índia.
Saiba-mais taboola
Este é o segundo flagra do novo Creta no Brasil. O primeiro foi divulgado por Autoesporte no final de janeiro. Na mesma ocasião, revelamos com exclusividade que o SUV compacto estreará um motor 1.6 turbo flex com cerca de 180 cv, gerenciado por câmbio automático de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo.
Se não receber quaisquer mudanças em relação ao modelo indiano, o novo Creta nacional também terá uma dianteira mais “quadrada”. Dessa forma, se distanciará do estilo do Tucson para, assim, se aproximar do Palisade, modelo grande vendido no exterior que tem linhas mais retas.
Novo Hyundai Creta terá visual diferente do Tucson
Reprodução/Instagram @rafael.fidelli
Dentro dessa hipótese, veremos luzes diurnas de LED que formam uma assinatura de duplo L no topo, integradas por um diodo que atravessa toda a borda superior da grade. Só mais abaixo, no pára-choque, é que estão os faróis, também de LED e com projetores.
O que é possível perceber é que os cortes das chapas dos para-lamas, as estampagens das portas e colunas laterais, para-brisa, vidros laterais e teto não mudam em relação ao modelo atual. Ou seja, estamos falando de uma reestilização de meia vida para a atual geração.
Traseira do novo Hyundai Creta terá lanternas unificadas
Reprodução/Instagram @rafael.fidelli
Na traseira, a parte inferior das lanternas foi modificada para deixar o para-choque maior. Agora são de LED horizontais e bipartidas, unificadas por um filete luminoso envolto por uma moldura preto brilhante.
Por dentro, o novo Creta deve ficar mais refinado, com painel e consoles mais altos. As telas digitais do quadro de instrumentos e da central multimídia serão integradas, enquanto o console exibirá comandos em tela digital tátil para o ar-condicionado. Isso confere um aspecto mais sofisticado para o interior.
Interior do novo Hyundai Creta deve ser semelhante ao do modelo apresentado na Índia
Divulgação
A parte de acabamento, aparentemente, também será aprimorada, com materiais sensíveis ao toque em cores que poderão ser mais claras. Tudo isso para justificar uma faixa de preços que deve aproximar o SUV compacto da Hyundai da faixa de R$ 200 mil em suas versões mais caras, em paridade com o Honda HR-V.
Conjunto mecânico
Conforme apurado anteriormente pela Autoesporte, o SUV vai abandonar o motor 2.0 SmartStream aspirado de até 167 cv e, no lugar, entrará um conjunto turbo flex inédito para o modelo, que é mais eficiente e entregará mais desempenho.
Trata-se da motorização 1.6 turbo, também da família Smartstream, uma evolução em relação ao Gamma II usado pelo Tucson oferecido no Brasil. Como referência, o Kia Sportage já oferece esse motor no país.
Motor 1.6 turbo que estará no novo Hyundai Creta é o mesmo usado pelo Kia Sportage
Divulgação
Ainda não se sabe qual será a potência exata que o 1.6 turbo irá produzir no Creta, especialmente com etanol. Como referência, ele gera até 180 cv com gasolina em outros modelos. O câmbio, por sua vez, será automático de dupla embreagem e sete marchas.
Aliás, junto da produção do Creta, o motor 1.6 turbo deverá virar nacional, graças aos R$ 500 milhões em aportes para a nova fábrica de motores em Piracicaba (SP). Dessa forma, até a rede Kia poderia ser amparada através do aumento da oferta dos componentes.
Para as versões de entrada, o 1.0 turbo flex Kappa de 120 cv com câmbio automático de seis marchas deverá ser mantido. Entretanto, a chegada do novo Creta deverá acabar de vez com a versão Action, única a ainda oferecer o visual da primeira geração e o motor 1.6 aspirado de 130 cv.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



