Flagra: novo BYD Dolphin é visto pela 1ª vez e será híbrido flex no Brasil


Lançado no mercado global em 2021 como uma das maiores apostas elétricas da BYD, o hatchback Dolphin caminha para a mudança de geração. Na China, protótipos da nova linhagem já começaram a rodar em testes e, aos poucos, mostram detalhes importantes do que está por vir. Para o Brasil, a grande novidade será a oferta de um inédito conjunto híbrido flex, conforme antecipado por Autoesporte ao fim de 2024.
Em flagra publicado pelo site CarNewsChina, com imagens do BYD-Fans, o modelo aparece já com carroceria definitiva e design praticamente finalizado. Apesar da camuflagem, é possível notar que o Dolphin de segunda geração terá linhas bem mais arrojadas e carroceria com formato ligeiramente diferente, se aproximando mais dos hatchbacks médios tradicionais do que da atual pegada monovolume.
Na dianteira, o capô será bem mais alongado e poderá acomodar um inédito porta-malas frontal (frunk), em linha com solução já adotada por outros carros elétricos. Além disso, a frente mais comprida indica que a BYD pode finalmente oferecer o Dolphin em versão híbrida (além da tradicional elétrica), dentro de estratégia já antecipada por Autoesporte. O espaço frontal extra será providencial para acomodar o motor a combustão nesta variante.
Novo BYD Dolphin terá capô alongado e pegada de hatch médio
Reprodução/BYD-Fans
Novo BYD Dolphin: pegada de hatch médio
No visual, o novo BYD Dolphin adotará uma versão modernizada da linguagem “Ocean Aesthetics” da marca. Entre outros elementos, destaque para faróis mais finos, entradas de ar menores, capô alongado e traseira com lanternas ocupando toda a largura do carro. De perfil, o protótipo flagrado deixa a pegada hatchback ainda mais evidente.
Initial plugin text
Nas dimensões, deve permanecer com medidas parecidas com as do modelo atual; ou seja, cerca de 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura, além de um entre-eixos de 2,70 m.
Novo BYD Dolphin terá lanternas na largura do carro em versão modernizada do esquema atual
Reprodução/BYD-Fans
Por dentro, a BYD deverá postar em um painel com design minimalista, bancos em dois tons e uma grande tela giratória sensível ao toque. Destaque ainda para o sistema DiLink 5.0 equipado com o chip Qualcomm 8295, capaz de oferecer respostas de voz em 0,8 segundo e diversas assistências ao motorista.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Versão elétrica e inédita híbrida plug-in
Pela primeira vez, o Dolphin será oferecido tanto em versões elétricas quanto em uma inédita híbrida. No primeiro caso, o modelo adotará a tecnologia de integração de bateria CTB, onde os componentes elétricos são super integrados e reduzem o uso de fios e chicotes. A inovação é uma das principais caraterísticas da arquitetura e-Platform 4.0, que entrará no lugar da atual e-Platform 3.0.
Haverá ainda suspensão traseira multilink (hoje presente apenas no Dolphin Plus), tração traseira e adoção da poderosa bateria Blade Battery 2.0, que possui maior resistência em clima frio e tem autonomia de até 520 km no ciclo CLTP.
BYD Dolphin da geração atual
Renato Durães
Para o Brasil, a grande novidade será a oferta de uma versão híbrida plug-in flex (PHEV). A variante foi antecipada por Autoesporte desde o final de 2024 e está sendo desenvolvida especialmente para o mercado nacional. Em todo o mundo, vale lembrar, o Dolphin sempre foi vendido unicamente com propulsão elétrica.
Initial plugin text
Detalhes ainda estão sob sigilo, mas tudo indica que o conjunto será baseado no motor 1.5 DM-i aspirado flex, com 98 cv de potência e 12,4 kgfm de torque, auxiliado por um propulsor elétrico de tração. Haverá ainda baterias Blade (LFP) de 8,3 kWh de capacidade, para uma autonomia de cerca de 50 km em modo apenas elétrico no Inmetro.
A nova geração do Dolphin será lançada em 2026, começando pela China. A chegada ao Brasil, com possível produção na fábrica de Camaçari (BA), é aguardada para a sequência.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



