Flagra: Chevrolet Colorado será base de picape compartilhada com a Hyundai?


Anunciada no início do mês, a parceria estratégica firmada entre General Motors e Hyundai resultará no lançamento de uma série de novos modelos no Brasil. O acordo inclui o desenvolvimento conjunto de carros compactos, SUVs e, em especial, quatro inéditas caminhonetes. Serão duas picapes menores, ainda estão sob forte segredo, e dois modelos de porte médio, cujo projeto — batizado internamente de Colossus — parece já estar adiantado.
Pelo menos é o que sugere flagra recente, publicado pela perfil @placaverde, de uma unidade da Chevrolet Colorado no Brasil. A picape está rodando por aqui com placas de testes e sem qualquer tipo de camuflagem. Autoesporte acredita que o modelo foi trazido para avaliação interna e realização de estudos para o projeto das novas picapes. Dada a originalidade da carroceria, ainda não está sendo usado como mula.
Nos Estados Unidos, onde é produzida, a Colorado fica posicionada abaixo da Silverado e tem atuação semelhante à da S10 no Brasil. A plataforma GMT 31XX-2, por exemplo, é uma evolução da base usada pela picape nacional (GMT 31XX). A relação técnica próxima, portanto, justifica a presença do modelo norte-americano por aqui.
Chevrolet Colorado usa versão evoluída da plataforma da S10
Divulgação
Projeto Colossus
No acordo firmado com a Hyundai, a Chevrolet assumiu a responsabilidade de desenvolver a plataforma que sustentará as novas picapes. A ideia será aproveitar ao máximo a expertise da marca norte-americana na categoria e os anos de conhecimento no desenvolvimento de utilitários. A arquitetura será do tipo chassi sobre carroceria e pode ter a matriz GMT 31XX-2 como ponto de partida, o que justificaria os estudos com a Colorado no Brasil.
Nova picape da Hyundai terá plataforma desenvolvida pela Chevrolet
Imagem gerada por Inteligência Artificial
A aliança terá como primeiro fruto a próxima geração da S10, com lançamento programado para 2028. Na sequência, a plataforma será usada pela Hyundai para lançar um modelo equivalente, mas com design exclusivo. Será a primeira atuação da marca na categoria de picapes médias. Acima, projeção gerada por IA fornece ideia geral do que esperar do modelo.
Chevrolet S10 terá nova geração em 2028
Bruno Guerreiro/Autoesporte
Pelo lado da Chevrolet, o projeto atende internamente pelo nome de “Colossus”, conforme revelado pelo site Autos Segredos. A meta será concorrer diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi Triton e a futura geração da Volkswagen Amarok.
Tanto a nova S10 quanto a picape Hyundai terão motores a diesel, como manda a tradição do segmento, mas conjuntos híbridos também estão nos planos.
Initial plugin text
Novas picapes anti-Toro
Além dos modelos médios descritos acima, o acordo Chevrolet-Hyundai irá originar mais duas picapes, neste caso de porte intermediário. Detalhes ainda estão sob segredo, mas Autoesporte aposta que serão a nova geração da Montana e um modelo equivalente da Hyundai. Curiosamente, o desenvolvimento será tocado pela coreana, apesar de a Chevrolet ter knowhow comprovado na categoria.
Hyundai Creta STC Concept representa sonho de longa data da Hyundai de ter uma picape no Brasil
Divulgação
As caminhonetes chegarão para disputar espaço no mercado de modelos monobloco, concorrendo diretamente com Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e as futuras Renault Niagara e Volkswagen Udara.
Pelo lado da Chevrolet, haverá continuação de atuação já existente. Já pela Hyundai, será atendido um desejo de longa data da marca, que vislumbra uma picape do tipo para o Brasil desde o conceito Creta STC, apresentado em 2016.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



