Fiat Uno: preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 2ª geração do carro

Hatch oferece bom custo-benefício e mecânica robusta, mas peca no espaço interno A segunda geração do Fiat Uno chegou em 2010, como linha 2011, com uma missão: substituir a clássica primeira geração —já chamada de Mille. O Palio já havia falhado nessa mesma tarefa, mas agora a aposta era diferente. O hatch compacto manteve o nome e, o formato caixote e a mecânica robusta.
Conviveu, é verdade, com a primeira geração por quatro anos, quando saiu de linha em 2014 mais por exigências legais do que por falta de comprador. A segunda encarnação do Uno durou até 2021, quando suas vendas já estavam em baixa.
O Uno, porém, segue como boa opção de carro usado com seu conjunto mecânico econômico. A manutenção fácil e barata é outro atrativo para o carro.
Fiat Uno Ciao 2021 – Na segunda geração, lançada em 2010, a Fiat deixou o Uno mais arredondado
Renato Durães/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Motorização
A segunda geração do Fiat Uno foi lançado com os motores 1.0 e 1.4 da família Fire, ambos aspirados de quatro cilindros. O primeiro gera até 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque, enquanto o 1.4 gera até 88 cv e 12,5 kgfm.
A partir de 2017, o modelo passa a ter os modernos motores 1.0 e 1.3 da família Firefly que são utilizados até hoje. Nessa época, a Fiat resolveu apostar na tecnologia e equipar o Uno com controles de tração e estabilidade e até start-stop. O 1.0 de três cilindros gera 77 cv e 10,1 kgfm. Já o 1.3, de quatro cilindros, rende 109 cv e 14,2 kgfm.
A transmissão é sempre manual de cinco marchas, mas com versões utilizando a caixa Dualogic, junto ao motor Fire 1.4 e depois ao Firefly 1.3, como opcional. A caixa automatizada de embreagem simples, porém, não caiu no gosto do público e essas unidades são bem raras.
No final de sua vida, já em 2021, o Uno volta a utilizar o motor Fire 1.0, deixando a linha Firefly.
Principais equipamentos
O Fiat Uno nasceu para ser um carro barato, então é muito comum encontrar carros básicos, sem equipamentos como vidros elétricos, ar-condicionado e direção hidráulica. Estes itens, no entanto, eram opcionais.
Só a partir de 2014 que airbag duplo e freios ABS entraram na lista de itens de série por obrigação legal. Entre 2017 e 2021, o Uno foi vendido com start-stop, controle de tração. A versão Sporting já vinha com adereços esportivos, rodas de liga-leve e decoração interna em vermelho.
Dimensões
Interior do Fiat Uno é apertado e conta com acabamento com predominância de plásticos duros
Renato Durães/Autoesporte
Com pouco mais de 3,80 metros de comprimento, mas só 2,38 m de entre-eixos, o espaço interno é limitado, mesmo para adultos com cerca de 1,80 m. Levar cinco ocupantes é tarefa ingrata, diante dos míseros 1,64 m de largura.
Por fim, o porta-malas leva 280 litros —menos do que um Renault Kwid, com seus 300 litros.
Preços na Tabela FIPE
Linha 2011
Vivace 1.0: R$ 25.532
Way 1.0: R$ 27.983
Attractive 1.4: R$ 28.203
Way 1.4: R$ 31.051
Sporting 1.4: R$ 32.589
Linha 2012
Vivace 1.0: R$ 23.970
Economy 1.4: R$ 20.823
Way 1.0: R$ 23.956
Attractive 1.4: R$ 26.969
Way 1.4: R$ 31.037
Sporting 1.4: R$ 33.773
Linha 2013
Way 1.0: R$ 24.555
Vivace 1.0: R$ 25.566
Economy 1.4: R$ 27.191
Way 1.4: R$ 34.521
Sporting 1.4: R$ 37.825
Linha 2014
Vivace 1.0: R$ 26.953
Economy 1.4: R$ 32.182
Way 1.0: R$ 33.964
Way 1.4: R$ 35.685
Sporting 1.4: R$ 39.598
Linha 2015
Vivace 1.0: R$ 27.893
Attractive 1.0: R$ 35.188
Way 1.0: R$ 38.453
Way 1.4: R$ 38.562
Way 1.4 Dualogic: R$ 36.690
Evolution 1.4: R$ 40.445
Sporting 1.4: R$ 41.659
Sporting 1.4 Dualogic: R$ 42.099
Linha 2016
Vivace 1.0: R$ 30.756
Attractive 1.0: R$ 37.646
Way 1.0: R$ 40.964
Way 1.4: R$ 41.976
Way 1.4 Dualogic: R$ 39.985
Sporting 1.4: R$ 43.131
Sporting 1.4 Dualogic: R$ 43.809
Evolution 1.4: R$ 49.028
Linha 2017
Attractive 1.0: R$ 39.116
Way 1.0: R$ 40.053
Way 1.3: R$ 43.821
Way 1.3 Dualogic: R$ 41.654
Sporting 1.3: R$ 48.669
Sporting 1.3 Dualogic: R$ 49.053
Linha 2018
Drive 1.0: R$ 38.263
Way 1.0: R$ 41.055
Way 1.3: R$ 47.259
Way 1.3 Dualogic: R$ 42.696
Sporting 1.3: R$ 49.886
Sporting 1.3 Dualogic: R$ 50.280
Linha 2019
Drive 1.0: R$ 39.220
Attractive 1.0: R$ 40.916
Way 1.0: R$ 43.848
Way 1.3: R$ 49.357
Linha 2020
Attractive 1.0: R$ 42.900
Drive 1.0: R$ 43.205
Way 1.0: R$ 44.945
Way 1.3: R$ 50.591
Linha 2021
Drive 1.0: R$ 44.707
Way 1.0: R$ 46.069
Ciao 1.0: R$ 46.954
Attractive 1.0: R$ 48.412
Way 1.3: R$ 51.856
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



