Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage: compare tudo das caminhonetes
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Quem procura picapes intermediárias entre R$ 220 mil e R$ 230 mil tem opções interessantes à disposição. Essa é a margem de preço de Ford Maverick Lariat Black (R$ 219.900), Ram Rampage Big Horn (R$ 226.990) e a recém lançada Fiat Toro Ranch (R$ 228.490). São caminhonetes construídas em plataformas monobloco, mas que oferecem porte próximo ao das médias, que são montadas na disposição de cabine sobre chassi.
Autoesporte elaborou um comparativo de preços, equipamentos, versões, consumo de combustível, proporções e outras informações importantes aos leitores que ainda estão indecisos sobre qual picape deste trio é mais adequado para o seu estilo de vida. Confira abaixo:
Mecânica
Eis a primeira grande escolha antes de bater o martelo: você prefere picapes a gasolina ou diesel? A resposta pode ser determinante para eliminar algumas opções.
Isso porque a Maverick tem motor 2.0 turbo a gasolina da família EcoBoost, capaz de entregar 253 cv de potência a 5.500 rpm e 38,7 kgfm de torque a 3.000 rpm. Tem câmbio automático de oito marchas e tração integral sob demanda.
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Já a dupla da Stellantis, Toro e Rampage, compartilha o motor 2.2 turbodiesel da família Multijet II que entrega 200 cv a 3.500 rpm e 45,9 kgfm a 1.500 rpm. O câmbio é automático de nove marchas, também com tração integral sob demanda. Este é o mesmo propulsor usado na picape média Titano desde que passou a ser montada na Argentina.
Ford Maverick Lariat Black acelera mais que as rivais, mas tem capacidade de carga inferior
Divulgação/Ford
Quem fizer sua escolha baseada no desempenho terá predileção pela Maverick, que acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Entre os modelos diesel, a Rampage cumpre a marca em 9,9 s, enquanto a Toro faz em 9,8 s. Já as velocidades máximas são de 175 km/h, 196 km/h e 201 km/h, respectivamente.
Se a intenção é utilizar a caçamba em suas maiores capacidades, a Maverick tem somente 618 kg de carga útil, contra vistosos 1.015 kg da Rampage e 1.010 kg da Toro. Ou seja, por mais que a picape da Ford seja mais veloz, as duas concorrentes têm predicados mais atrativos para o cliente “old school” que usa a caçamba com mais frequência. Confira a ficha técnica completa abaixo, incluindo as capacidades de reboque.
Ficha técnica: opções mecânicas
Proporções
Ram Rampage Big Horn 2026 tem ângulo de esterçamento melhor que o da Toro
Divulgação
Quem mora em condomínio deve se atentar não apenas ao tamanho como à manobrabilidade da picape — e, neste caso, a Fiat Toro pode ser mais adequada no contexto de quem dirige na cidade, onde as vagas são mais apertadas. As outras duas são “grandalhonas”, especialmente o modelo da Ford.
A Maverick é a mais longa do trio e tem o melhor espaço na cabine, com 5,09 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 3,07 m de distância entre-eixos. A Rampage se destaca pela proporção lateral, com 5,02 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos.
Fiat Toro tem as proporções mais adequadas para um ambiente mais urbano
Divulgação
Já a Toro é mais acanhada em todas as proporções, com 4,95 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,98 m de distância entre-eixos. Não à toa é mais vista nos grandes centros urbanos.
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Partindo para a caçamba, o volume é de 943 litros para a Maverick, 980 l para a Rampage e 937 l na Fiat Toro. Sobre a manobrabilidade, a Ford não divulga o diâmetro de giro de esterçamento da Maverick, mas sabemos que a Rampage tem 11,9 m e a Toro oferece 12,3 m.
Ram Rampage Big Horn se destaca pelo raio de giro em comparação com a Toro
Divulgação
Aos motoristas mais aventureiros, vale abordar os ângulos de ataque e saída das picapes que estão descritos na tabela abaixo. Neste caso, a Maverick leva a pior, o que revela a tendência de raspar mais que as rivais em terrenos acidentados.
Comparativo: tamanho, caçamba, ângulos de ataque e saída
Consumo
Confira o consumo de combustível das picapes intermediárias
Divulgação
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a Maverick faz 8,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina. A Rampage diesel, por sua vez, pode marcar 10,6 km/l em circuito urbano e 13,3 km/l em trajeto rodoviário, enquanto a Toro faz 10,5 km/l e 13,6 km/l, respectivamente. Portanto, os modelos a diesel são os mais econômicos.
Comparativo: consumo de combustível
No momento desta publicação, o litro do diesel S-10 tem valor médio de R$ 6,06 e a gasolina está avaliada em R$ 6,19 nos postos, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP). De tal forma, considerando a eficiência máxima das picapes e os volumes aproximados dos tanques (na faixa de 60 litros), o motorista gastará menos com combustível ao optar por um modelo diesel.
Equipamentos
Pacotes de equipamentos das picapes são generosos, mas vale ficar esperto sobre os equipamentos de segurança
Divulgação
Por fim, veja abaixo o que cada picape oferece no pacote de equipamentos. Chama atenção o fato da Rampage Big Horn ter poucos itens voltados à segurança.
Comparativo: equipamentos de conforto e segurança
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