Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Fiat Strada de nova geração também deve ter base de Citroën C3

20/06/2024
Fiat Strada de nova geração também deve ter base de Citroën C3

Nova família de compactos da Fiat baseada na plataforma STLA Smart prevê uma terceira geração da popular caminhonete Quando revelou os planos para os próximos anos, a Stellantis confirmou uma nova família de compactos para a marca Fiat baseada na plataforma STLA Smart (antiga CMP) do Citroën C3. Tal família havia sido antecipada por estes quatro conceitos em fevereiro deste ano. O quarteto incluía uma caminhonete compacta que antecipa o futuro da Fiat Strada.
Para a Europa, estão confirmados apenas três dos quatro produtos: o hatch Grande Panda, um SUV derivado do Aircross – que deve se chamar Multipla por lá e antecipa a segunda geração do nosso Pulse – e um SUV cupê derivado do futuro Basalt (que deve gerar a segunda geração do Fastback por aqui). Mas não há, ainda, nenhuma menção à picape.
Fiat Concept Dolce é uma picape compacta futurista que dá indícios da próxima Strada
Divulgação
Já na América do Sul, a situação é ainda mais peculiar: a apresentação apontava apenas um carro da família Smart para cá, que será o projeto F1H – sucessor simultâneo de Argo e Mobi, e baseado no Grande Panda, porém com visual e nome diferentes em nosso mercado.
Initial plugin text
Autoesporte entende que os novos Pulse e Fastback brasileiros não foram confirmados no plano global da Stellantis para não afetar as vendas dos modelos atuais, que têm pouco tempo de mercado e ainda têm bons anos pela frente – estão prestes, inclusive, a se tornarem os primeiros modelos híbridos flex da marca no Brasil, entre o fim deste ano e começo de 2025.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Fiat Strada de segunda geração foi lançada em 2020 e deve sobreviver no mercado por pelo menos dez anos
Murilo Góes/Autoesporte
Assim, enquanto o sucessor nacional de Argo e Mobi será lançado em 2026, a segunda geração do Pulse com plataforma STLA Smart está prevista apenas para 2027 e a do Fastback chega só entre 2028 e 29. Todos esses modelos devem ser fabricados em Betim (MG), marcando a estreia da matriz STLA Smart (CMP) na planta mineira.
E a Strada STLA Smart?
E, aí, resta a dúvida: o que acontecerá com a Strada? Afinal, a picape Concept Dolce, mostrada em fevereiro na Europa, é sua teórica sucessora. A resposta é que o projeto Fiat Smart da Stellantis prevê, sim, uma nova geração da caminhonete compacta brasileira derivada dessa mesma matriz. Ou seja, a Strada do futuro terá base e cabine do C3 e não mais da dupla Uno e Mobi (plataforma 327).
Primeira geração da Strada sobreviveu no Brasil por quase 25 anos
Arquivo/Autoesporte
Só que o projeto ainda não está aprovado pela matriz da Stellantis, que aguarda a evolução de desempenho do produto atual no Brasil para aprovar ou não o desenvolvimento de sua terceira geração. Por isso, não há qualquer menção a esse produto sequer na família já confirmada para a Europa, diferentemente dos outros três produtos antecipados quatro meses atrás.
Veja também:
Novo Jeep Compass chega em 2027 com sistema híbrido plug-in flex
Por ser um utilitário, a Fiat Strada possui um ciclo de atualizações mais lento que o de um veículo de passeio. Lembremos que a primeira geração da picape durou quase 25 anos utilizando a matriz 178 do Palio. O projeto atual, usando a matriz 327 de Uno II e Mobi, foi lançada em 2020 e deve durar pelo menos uma década em produção.
Projeção traseira da Fiat Strada derivada do Citroën C3 com plataforma STLA Smart (CMP)
Kleber Silva/KDesignAG
Assim, a terceira geração da Strada, com plataforma STLA Smart e cabine de Citroën C3, é o último projeto previsto no plano de R$ 30 bilhões da Stellantis no Brasil até 2030, com direito a motor micro-híbrido turbo de 12V. As projeções desse futuro modelo, meramente ilustrativas, são de Kleber Silva, do @kdesignag, gentilmente cedidas à reportagem.
Só que tudo isso vai depender de como evoluir o desempenho da atual Fiat Strada nas vendas. Se a picape derivada da veterana plataforma do projeto 327 do Uno continuar bem nos emplacamentos, é possível que seu projeto seja esticado por mais algum tempo a terceira geração seja adiada para um próximo plano de investimentos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.