Fiat Pulse e Fastback Hybrid: veja como fazer a atualização do sistema

Modelos passarão por update a fim de sanar problema que desativava auxílio elétrico dos modelos A Fiat, enfim, anunciou a atualização do sistema híbrido de Pulse e Fastback. Os modelos, segundo proprietários, perdem auxílio elétrico a depender do tempo que ficam desligados. A marca revelou à reportagem de Autoesporte, em fevereiro, que já estava preparando update a fim de mitigar problemas mais agudos dos modelos. Também já havíamos apurado que a empresa já estudava chamado oficial para resolução da questão.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
“A Fiat passou a oferecer aos clientes de Pulse e Fastback um pacote de atualização do funcionamento do sistema híbrido. De maneira simples e rápida, o consumidor poderá atualizar o sistema em qualquer uma das concessionárias da rede, para garantir que o potencial do veículo seja explorado ao máximo”, diz a marca que pertence à Stellantis em comunicado oficial.
Em resposta à reportagem, ainda em fevereiro, a empresa disse que a falha ocorre porque a central eletrônica que monitora os níveis de carga das baterias pode desabilitar o e-assist (sistema híbrido). Este é responsável por fornecer torque elétrico quando a carga precisa ser reposta aos níveis de operação do sistema.
A empresa ainda fez questão de reiterar que cerca de 1% dos 15 mil proprietários dos SUVs “relataram dúvidas sobre o tema” em seus canais de atendimento. Em fevereiro, segundo a Fiat, a porcentagem era praticamente a mesma.
Plataforma Bio-Hybrid de Fiat Pulse e Fastback MHEV
Leonardo Felix/Autoesporte
A fim de resolver a questão, a Fiat garante em nota que recalibrou o e-assist. A empresa comenta que ajustou “o estado de carga das duas baterias [são duas baterias de 12V] para maximizar a operação”. Assim, a companhia garante que a central passou a desabilitar o sistema em número menor de oportunidades, permitindo que ele atue mais vezes.
Como fazer a atualização do sistema híbrido de Pulse e Fastback
Num primeiro momento, a Fiat pede para que clientes levem seus veículos às concessionárias para que possam atualizar o software. O update faz, segundo a marca, que os “acionamentos do sistema híbrido” sejam ampliados, “visando abranger um grupo ainda maior de clientes que possuem um tipo de uso muito específico ou esporádico do carro”.
Embora, num primeiro momento, o ajuste na programação se dê por meio de ida à concessionária, Autoesporte apurou que a Stellantis já trabalha para que futuras atualizações possam ser feitas over-the-air. Vale ainda ressaltar que não se pode aplicar aqui o termo “recall”, já que o tema não envolve questões acerca da segurança dos veículos.
Fonte: Read More



