Fiat Palio: preços na Tabela Fipe e pontos fortes da última geração

Última geração do hatch revolucionou linha de compactos da marca italiana, mas marcou a despedida da linhagem Palio O Fiat Palio é, sem dúvidas, um dos carros mais marcantes do nosso mercado. Lançado em 1996 no Brasil, foi uma das primeiras tentativas da Fiat de ter um modelo mundial, sendo fabricado também na Argentina, Venezuela, Polônia, Marrocos, Turquia, África do Sul, China e Índia. A primeira geração chegou com linhas arredondadas e modernas para a época, idealizados no Instituto I.DE.A, de Turim (Itália), e tinha a missão de confrontar outros compactos famosos do motorista brasileiro, como o Chevrolet Corsa e Volkswagen Gol.
No entanto, mesmo após três grandes reestilizações, a primeira geração não conseguiria atingir seu objetivo. Somente em 2014, a segunda geração do Fiat Palio – com uma ajudinha da primeira geração, através das vendas do Palio Fire – encerrou o reinado de 27 anos do Gol e se tornou o carro mais vendido no Brasil. Por isso, neste Guia de Compras, falaremos das principais características, versões, motorizações e equipamentos do Palio vendido entre 2011 e 2017, a segunda e última geração do hatch.
Principais características
Fiat Palio só ultrapassou os rivais em 2014
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Lançada oficialmente em novembro de 2011, a segunda geração do Fiat Palio representou uma evolução significativa em relação ao modelo anterior, trazendo mudanças notáveis em design, dimensões e tecnologia. Desenvolvido pelo Centro Stile Fiat, na Itália, o novo Palio apresentou linhas modernas e harmoniosas, refletindo a identidade visual contemporânea da marca. As atualizações não se limitaram à estética, já que o modelo cresceu em todas as dimensões, oferecendo maior espaço interno e conforto aos ocupantes.
A nova geração foi construída sobre uma plataforma atualizada, derivada do Fiat Uno, que proporcionou uma carroceria mais rígida e segura. O entre-eixos foi ampliado para 2,42 metros, contribuindo para a estabilidade e o espaço interno. Além disso, o comprimento, largura e altura também foram aumentados, resultando em um compacto mais robusto e espaçoso.
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A Fiat também investiu em segurança e conforto, oferecendo itens como airbags frontais, freios ABS, controle de velocidade e volante multifuncional em couro. Além disso, o modelo permitia personalização com adesivos e revestimentos internos variados, atendendo aos diferentes gostos dos consumidores.
O desenvolvimento do novo Palio envolveu aproximadamente 824 mil horas de trabalho dos engenheiros da Fiat, resultando na criação de cerca de 3,3 mil novos componentes. Foram construídos 526 protótipos e realizadas mais de 61 mil provas físicas e virtuais, totalizando 1,7 milhão de quilômetros rodados em testes, evidenciando o compromisso da marca com a qualidade e a confiabilidade do produto.
O último Fiat Palio envolveu aproximadamente 824 mil horas de trabalho dos engenheiros da Fiat
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Segundo a montadora, a carroceria ficou mais rígida e, mesmo assim, 15% mais leve, graças ao uso de materiais de alta tecnologia em 35% da estrutura total. Esses materiais também foram usados em 30% de outras partes móveis, e 34% das portas.
Produzido na planta de Betim, Minas Gerais, o novo Palio chegou ao mercado brasileiro posicionando-se como uma opção competitiva no segmento de hatches compactos. Sua produção foi encerrada em 2017, abrindo espaço para novos modelos da Fiat, como o Argo e o Cronos, que deram continuidade à renovação do portfólio da marca no país.
Motor do Fiat Palio
O último Palio teve motores 1.0, 1.4 e 1.6
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Em termos de motorização, o Palio de segunda geração foi oferecido com três opções, sempre flex. As versões de entrada sempre tiveram o 1.0 Fire EVO como opção. Este motor foi a opção mais acessível da linha, voltada para quem buscava economia de combustível e baixo custo de manutenção. Com quatro cilindros e 8 válvulas, entregava 75 cv de potência com etanol e 73 cv com gasolina, ambos a 6.250 rpm. O torque máximo era de 9,9 kgfm com etanol e 9,5 kgfm com gasolina, sempre a 3.850 rpm.
Apesar do desempenho modesto, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 14,5 segundos, o Palio 1.0 compensava pelo baixo consumo: fazia médias de aproximadamente 12 km/l na cidade e até 15 km/l na estrada com gasolina, números que podiam ser ainda melhores dependendo do estilo de condução. Esse motor era conhecido pela robustez e simplicidade e sempre foi atrelado a uma transmissão manual de 5 marchas.
Outra opção era o 1.4 Fire EVO, equilibrando melhor desempenho com economia de combustível. Esse quatro cilindros de 8 válvulas entregava 88 cv com etanol e 85 cv com gasolina, ambos a 5.750 rpm. O torque máximo era de 12,5 kgfm com etanol e 12,4 kgfm com gasolina, disponível a 3.500 rpm, garantindo respostas mais ágeis em baixas rotações. Com esse conjunto, o Palio 1.4 acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 11,5 segundos, um avanço significativo em relação ao 1.0. O consumo também era eficiente, registrando médias próximas de 10,5 km/l na cidade e até 13,5 km/l na estrada com gasolina. Neste motor, o câmbio também era o manual de 5 marchas.
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Já com opção de câmbio automatizado Dualogic e reservado para as versões topo de linha, Essence e Sporting, o 1.6 16V E.torQ do Fiat era recente no lançamento do Palio. Com quatro cilindros e 16 válvulas, ele entregava 117 cv com etanol e 115 cv com gasolina, ambos a 5.500 rpm. O torque máximo era de 16,8 kgfm com etanol e 16,2 kgfm com gasolina, disponível a 4.500 rpm, permitindo retomadas mais ágeis e uma condução mais dinâmica.
Com esse conjunto, o Palio 1.6 acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 9,8 segundos, um tempo competitivo dentro da categoria. No consumo, registrava médias próximas de 9,5 km/l na cidade e até 12,5 km/l na estrada com gasolina. Esse motor, derivado da família Tritec, era conhecido pela boa entrega de potência e pela durabilidade, tornando o Palio uma opção atraente para quem queria um hatch compacto mais esperto para o dia a dia ou até para viagens.
Equipamentos e versões do Fiat Palio
Fiat Palio Sporting lançado em 2016
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Apesar de oferecer muito mais opções de conveniência e segurança, quando comparado aos modelos anteriores, o Palio de segunda geração só teve airbags frontais e ABS de série após 2014, quando a legislação brasileira passou a exigir esses equipamentos em carros novos. Assim, a Attractive 1.0 tinha somente direção hidráulica, desembaçador e limpador traseiro como equipamentos de série.
A Attractive 1.4 já tinha airbags frontais e ABS de série, mas não oferecia airbags laterais nem como opcional. Ar-condicionado era opcional, mas o pacote de série também tinha o ajuste de altura do volante, faróis de neblina, além de travas e vidros elétricos. Nas duas versões, as rodas de série são de ferro com aro de 14 polegadas.
Na Essence e Sporting 1.6, ar-condicionado já era de série, assim como o ajuste de altura do banco do motorista. Outros opcionais importantes eram o teto-solar Skywind, vidros traseiros com acionamento elétrico, airbags laterais e ajuste elétrico dos retrovisores. Ambas também podia ser equipada com o câmbio automatizado de 5 marchas da família Dualogic. As versões com câmbio robotizado também tinham controle automático de velocidade como opcional. O sistema de rádio Connect com conexão Bluetooth e USB era opcional em todas as versões.
Fiat Palio teve e versão Blue Edition
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A versão Sporting vale menção pelo apelo esportivo e extensão da linha que deu nome para versões do Bravo, Punto, Stilo e até Strada e Idea. Com rodas de liga leve de 16 polegadas de série, a Sporting também tinha uma adesivos remetendo à versão, para-lamas com moldura preta, aerofólio traseiro e faróis com máscara negra. Esta versão também tinha duas cores exclusivas, o Amarelo Indianápolis e Vermelho Modena. O painel também era exclusivo, com grafismos esportivos e na cor vermelha.
As séries especiais são tradicionais nos modelos da Fiat e o Palio não foi exceção à esta regra. Uma das primeiras foi a Sporting Interlagos, trazendo o pacote completo com teto-solar, rádio com conexão Bluetooth e USB, volante multifuncional, acionamento elétrico de todos os vidros e controle automático de velocidade. Visualmente, o modelo levava junto um adesivo característico da versão na coluna C, com o traçado do histórico autódromo brasileiro, além de ser vendido somente na cor Amarelo Interlagos, que substituiu a Amarelo Indianápolis do lançamento. Internamente os bancos e volante tinham costuras amarelas.
Para celebrar a liderança de vendas do Fiat Palio no mercado brasileiro em 2014, a Fiat lançou a série especial Best Seller, baseada na versão Attractive. Disponível com motores 1.0 e 1.4, essa edição adicionava itens como rádio com CD, MP3, USB e Bluetooth, retrovisores elétricos, regulagem de altura do banco do motorista e volante, além de detalhes estéticos como faróis com máscara negra e spoiler traseiro na cor do veículo.
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A série especial Itália de 2013 foi baseada na versão Attractive, como forma de celebrar o encerramento do “Momento Itália-Brasil”. Essa edição diferenciava-se por detalhes estéticos como faróis com máscara negra e o logotipo Itália na carroceria. Entre os equipamentos de série, destacavam-se ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas.
Já a Blue Edition para as versões Sporting do Palio incorporou detalhes estéticos exclusivos e equipamentos adicionais. O modelo destacava-se por rodas de liga leve com pintura exclusiva da versão, retrovisores externos em cinza e adesivos azuis e cinza na carroceria. Internamente, apresentava quadro de instrumentos com detalhes em azul, volante revestido em couro com costura azul e novos tecidos com acabamento semelhante. Entre os equipamentos de série, incluía teto solar elétrico, vidros elétricos traseiros, volante multifuncional, alarme e parafusos antifurto. Disponível nas cores Branco Banchisa, Branco Kalahari, Prata Bari e Preto Vesúvio, essa edição especial visava oferecer um diferencial estético e funcional para os consumidores.
Pontos de atenção
Ao avaliar um Fiat Palio de segunda geração para compra, é essencial estar atento a alguns problemas recorrentes que podem exigir manutenção. Um dos principais pontos de atenção é o câmbio automatizado Dualogic, presente nas versões Essence e Sporting. Esse sistema pode apresentar falhas no atuador hidráulico, resultando em trocas de marcha bruscas, dificuldades para engatar marchas e até mesmo falhas completas no acionamento, que levam a um custo de reparo elevado.
Outro problema comum é o desgaste da suspensão dianteira, especialmente nas buchas da bandeja, bieletas da barra estabilizadora e nos batentes dos amortecedores, que podem causar ruídos metálicos e instabilidade ao rodar. Esse desgaste pode ser acelerado por rodagem frequente em ruas esburacadas ou falta de manutenção preventiva.
Além disso, a eletrônica do Palio pode apresentar falhas pontuais, como problemas nos sensores de rotação e fase, que podem causar dificuldade na partida e falhas na aceleração, além de luz de injeção acesa no painel. Os vidros elétricos, principalmente os dianteiros, também merecem atenção, já que há relatos de falhas nos interruptores do console central e nos motores dos acionadores, que podem parar de funcionar repentinamente. Outros itens elétricos, como trava elétrica e sensores de porta aberta, podem apresentar mau contato, sendo recomendável verificar seu funcionamento antes da compra.
Por fim, é fundamental conferir o histórico de manutenção, priorizando veículos que tenham passado por revisões regulares. Modelos com alto quilometragem e histórico de manutenção duvidoso podem demandar gastos significativos para correções desses problemas, o que pode comprometer o custo-benefício da compra. Veja aqui mais 3 dicas para não se complicar ao comprar um carro usado com alta quilometragem.
Preços na FIPE
Linha 2011
Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 27.906
Essence 1.6 Flex 16V: R$ 28.651
Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 28.732
Linha 2012
Attractive 1.0: R$ 31.975,00
Attractive 1.4: R$ 33.064,00
Essence 1.6: R$ 32.124,00
Essence 1.6 Dualogic: R$ 32.408,00
Sporting 1.6: R$ 34.934,00
Sporting 1.6 Dualogic: R$ 36.258,00
Linha 2013
Attractive 1.0: R$ 32.775,00
Attractive Itália 1.4: R$ 34.080,00
Attractive 1.4: R$ 35.783,00
Essence 1.6: R$ 33.626,00
Essence 1.6 Dualogic: R$ 34.092,00
Sporting 1.6: R$ 38.828,00
Sporting 1.6 Dualogic: R$ 38.892,00
Sporting Interlagos 1.6: R$ 42.217,00
Sporting Interlagos 1.6 Dualogic: R$ 36.347,00
Linha 2014:
* Attractive 1.0: R$ 34.935,00
* Attractive 1.4: R$ 37.342,00
Essence 1.6: R$ 34.666,00
Essence 1.6 Dualogic: R$ 35.165,00
Sporting 1.6: R$ 40.649,00
Sporting 1.6 Dualogic: R$ 40.824,00
Sporting Interlagos 1.6: R$ 40.850,00
Sporting Interlagos 1.6 Dualogic: R$ 40.824,00
Linha 2015:
Attractive 1.0: R$ 36.864,00
Attractive Best Seller 1.0: R$ 35.313,00
Attractive 1.4: R$ 39.135,00
Attractive Best Seller 1.4: R$ 36.349,00
Essence 1.6: R$ 39.982,00
Essence 1.6 Dualogic: R$ 40.095,00
Sporting 1.6: R$ 41.796,00
Sporting 1.6 Dualogic: R$ 42.470,00
Linha 2016:
Attractive 1.0: R$ 39.624,00
Attractive 1.4: R$ 41.113,00
Essence 1.6: R$ 41.197,00
Essence 1.6 Dualogic: R$ 41.254,00
Sporting 1.6: R$ 45.930,00
Sporting 1.6 Dualogic: R$ 46.001,00
Sporting Blue Edition 1.6: R$ 49.405,00
Sporting Blue Edition 1.6 Dualogic: R$ 47.053,00
Linha 2017:
Attractive 1.0: R$ 41.116,00
Attractive 1.4: R$ 42.869,00
Essence 1.6: R$ 42.227,00
Essence 1.6 Dualogic: R$ 42.286,00
Sporting 1.6: R$ 47.999,00
Sporting 1.6 Dualogic: R$ 50.816,00
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