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Fiat Marea de R$ 6 mil rodou da Espanha até o Japão; conheça a história

30/05/2025
Fiat Marea de R$ 6 mil rodou da Espanha até o Japão; conheça a história

Influenciador visitou mais de 20 países com o sedã e ainda não sabe como será o caminho de volta para Barcelona Poucos carros no Brasil carregam uma reputação tão controversa quanto o Fiat Marea. Lançado em 1998, o sedã italiano chegou em nosso mercado baseado no modelo europeu e se destacava dos demais: era o primeiro no país a ter motor de cinco cilindros, airbags laterais e comandos de som no volante. Mesmo assim, não tardou para que a má fama tomasse grandes proporções, especialmente devido à complexa manutenção do motor, que exigia cuidados avançados para o Brasil daquela época.
Dessa forma, a fama de um “carro bomba”, que não foi adaptado ao clima tropical, ficou tão impregnada na cultura automotiva brasileira que, até hoje, o modelo é motivo de memes — ou arrepios para aqueles que já passaram sufoco com o sedã médio.
Para o percurso, Fabio Belnome fez poucas adaptações no Fiat Marea
Reprodução/@volatadipeluca
Por esse e outros motivos, o Fiat Marea jamais seria o modelo escolhido para uma simples viagem — e, apesar de a maioria dos brasileiros concordar com esse pensamento, Fabio Belnome é exceção à “regra”. O influencer escolheu o sedã como companheiro por 90 dias, para percorrer 22 países por 25 mil quilômetros, da Espanha ao Japão:
“Mais que a distância entre Alasca e Argentina”, reforça o espanhol.
Para entender sobre a escolha inusitada do modelo, como mantém o carro e sobrevive na estrada, Autoesporte entrevistou o criador de conteúdo, que hoje acumula mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais (@volatadipeluca).
Como surgiu a ideia da viagem?
Não é a primeira grande expedição que Fabio Belnome realiza. Em 2022, percorreu o norte da Índia de moto. Mais tarde, em 2024, o espanhol decidiu comprar um carro por menos de mil euros e cruzar toda a Europa.
Para conduzir em outros países, o espanhol precisou obter um “passaporte especial” emitido pela FIA, a mesma federação por trás da Fórmula 1
Reprodução/@volatadipeluca
Mas, dessa vez, Belnome resolveu arriscar mais. Pouco antes de começar a jornada, decidiu sair de seu emprego e se dedicar totalmente à criação de conteúdo sobre a viagem:
“Olhei para o mapa e o Japão era o destino mais louco que eu poderia imaginar. Essa rota específica parecia a mais interessante, e também a mais desafiadora. Mas essa dificuldade é o que torna tudo mais intenso, significativo e mais bonito”, diz.
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O espanhol já passou por países como Espanha, França, Itália, Alemanha, Polônia, Ucrânia, Rússia, Irã e Coreia do Sul e Japão que, como já dito previamente, trata-se do último destino.
Por que o Fiat Marea?
O Fiat Marea não tem má fama apenas no Brasil. Belnome confessa que, da Europa até a Ásia, mecânicos de todos os países por onde passou não tinham uma opinião tão boa sobre o modelo.
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Apesar disso, o motivo que fez o espanhol escolher o Fiat Marea foi muito além de uma preferência:
“Na verdade, eu não o escolhi, ele meio que me escolheu. Eu tinha um orçamento de menos de mil euros e, nessa faixa de preço, não se trata de escolher o carro perfeito, e sim de encontrar qualquer um que funcione. Quando vi o Marea, tive uma ótima impressão”, disse o espanhol.
O Marea a diesel enfrentou alguns problemas em países onde o combustível não é tão comum, por exemplo
Reprodução/@volatadipeluca
O influenciador ainda completa que, desde 1998, o modelo teve apenas um dono e é equipado com o motor 1.9 a diesel que, segundo ele, é um dos mais confiáveis já fabricados. ]
Vale mencionar que em termos técnicos, o Marea teve essa motorização em duas variantes de potência: 105 cv e 20,4 kgfm ou 110 cv e 28 kgfm. Uma curiosidade é que a versão brasileira chegou a ser produzida com esses motores, mas apenas para exportação.
“Você também pode comprar um BMW novinho e acabar indo ao mecânico dez vezes por mês. Então, sim, a reputação importa, mas às vezes tudo se resume à sorte e, até agora, a minha está se saindo muito bem, por enquanto”, confessa Belnome.
Modificações no Fiat Marea
Apesar da impopularidade do veículo, o espanhol revela que não fez muitas modificações no carro, pois “manter o modelo o mais próximo possível do original tornou o desafio mais interessante”, fez questão de salientar.
Sem os bancos traseiros e do passageiro, o influenciador dorme no carro, exceto em países muito frios ou que arrisquem sua vida
Reprodução/@volatadipeluca
Para isso, fez pequenas trocas e reparos em peças antes danificadas (como o termostato), substituiu os pneus e fez uma revisão completa. Segundo o espanhol, a mudança mais significativa foi a remoção quase completa de todos os bancos, exceto o do motorista, pois dessa forma poderia dormir dentro do veículo com algum conforto.
“Várias peças foram substituídas, mas apenas as que precisariam ser trocadas em qualquer carro normal. Não levantei a suspensão, nem instalei uma placa de proteção ou qualquer coisa específica para off-road”, ressalta.
Manutenção
Ao longo de mais de 70 dias, Belnome confessa que trocou o óleo somente duas vezes — uma durante a revisão regular e outra quando o cárter rachou na Rússia. Isso porque em certos países, como o Irã, o combustível a diesel não é comum. Em outros, a manutenção de um veículo como o Fiat Marea não é simples:
“Encontrar um filtro na Sibéria foi impossível. Os mecânicos me disseram que nunca tinham visto um Fiat antes. Agora que cheguei ao Japão, um país mais familiarizado com carros europeus, pretendo fazer uma revisão adequada novamente: trocar o óleo, o filtro de óleo e o filtro de diesel. Além disso, o Fiat Marea precisa trocar a correia dentada a cada 30 mil quilômetros, então terei que cuidar disso no Japão também”, diz Fabio.
O criador de conteúdo também comenta sobre a dificuldade que enfrentou em alguns países em relação ao tipo de combustível em que o Marea é abastecido, o diesel:
“Em países como o Irã, a qualidade do diesel é péssima. É mais comum em caminhões, e praticamente todos os carros são a gasolina. As pessoas ficaram chocadas quando eu disse que meu carro era a diesel”, revela.
Imprevistos…
Mesmo que a sorte esteja em seu favor, é difícil que em uma expedição de três meses não aconteçam imprevistos.
Saiba mais sobre clássicos
Fabio conta que um dia antes de sair da Rússia, o cárter de óleo rachou quando bateu o carro em um buraco. Para sua infelicidade, por ser feriado nacional, nenhum comércio ou mecânico estavam abertos.
Na Sibéria, mecânico russo solda o cárter de óleo do Fiat Marea, rachado em acidente
Reprodução/@volatadipeluca
Apesar do acidente, o influenciador conta que, na manhã seguinte ao ocorrido, dois mecânicos conseguiram soldar o cárter e, então, o carro já funcionava normalmente. Dessa forma, Belnome conseguiu chegar ao porto russo a tempo do despacho.
Apesar do ocorrido, o espanhol diz que, mesmo com a tragédia, foi um dos momentos mais lindos da viagem:
“Foi um momento tão especial. Mais de dez pessoas vieram me ajudar, todos ligavam para conhecidos, tentando encontrar uma solução. Mais tarde naquele dia, acabei tomando cerveja com alguns deles, compartilhando histórias e conversando sobre a vida. Me deu a chance de conhecer um lado da Rússia que ninguém nunca conta”, admite.
Em determinados países a manutenção do sedã não é tão simples
Reprodução/@volatadipeluca
Nas redes sociais, Belnome documenta sua rotina nas viagens por meio de fotos, vídeos e stories. No Instagram, 1,2 milhão de pessoas acompanham a jornada, e comentam estar sempre ansiosos pelos próximos episódios. Além disso, o espanhol também conta com números expressivos em outras plataformas.
Apesar de conduzir um veículo (polêmico) em um trajeto desafiador, o influenciador conta que a maior lembrança será das pessoas e das diversas culturas com que manteve contato.
Para entender placas em países que não utilizam o alfabeto latino, Fabio Belnome recorre ao Google Maps
Reprodução/@volatadipeluca
Por fim, um fato inusitado: o motivo pelo qual o Fiat Marea ter custado tão barato — em conversão direta, o equivalente a menos de R$ 6 mil reais — é devido ao fato de ser um modelo a diesel fabricado antes de 2005. Assim, por questões ambientais, é proibido de trafegar em Barcelona. Por esse motivo, Belnome admite que não sabe como será o caminho de volta para casa:
“Essa é a grande questão. Teremos que esperar até eu chegar ao Japão para ver quais são realmente as minhas opções.”
Para nós, o que resta é apenas aguardar as cenas dos próximos capítulos — que, até então, são uma incógnita. E, claro, desejar sorte ao intrépido viajante.
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Fonte: Read More 

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