Fiat Grande Panda terá versão SUV de 7 lugares ainda em 2025

Novo SUV da marca será feito com a mesma base do Citroën Aircross; confira Após lançar o novo Fiat Grande Panda na Europa, que já está com o passaporte carimbado para o Brasil, a marca pretende lançar (muito em breve) um SUV de sete lugares com base no hatchback. A informação é da revista italiana Quattroruote, que entrevistou o CEO da fabricante italiana, Olivier François, sobre o modelo até então conhecido como Giga Panda.
O nome oficial, entretanto, ainda está em fase de definição. Segundo a revista, o CEO levantou uma outra possibilidade: Pandissima. Fato é que a apresentação do modelo deve acontecer já no próximo semestre deste ano, com previsão de lançamento no final de 2025 ou começo de 2026 no mercado europeu. No Brasil, entretanto, o novo SUV da Fiat deve chegar apenas em meados de 2027, com um grande potencial de substituir o Pulse.
Initial plugin text
Conceito do SUV de lugares da Fiat foi apresentado em 2024
Divulgação
Com o “irmão maior”, a fabricante italiana começa a construir uma nova família derivada do Grande Panda, com semelhanças visuais entre eles. Porém, essa linha de veículos, incluindo o novo SUV usa a mesma plataforma de outro carro de 7 lugares: o Citroën C3 Aircross, atualmente vendido no Brasil. O objetivo, claro, é reduzir os custos de produção, com o maior compartilhamento de componentes.
Fiat Grande Panda estreia com motor híbrido e itens de Jeep Compass
Nova Fiat Strada terá base do Grande Panda e será vendida até na Europa
A plataforma em questão é a Smart Car (anteriormente conhecida como CMP), também usada pelo C3 e o Peugeot 208) em uma versão mais alongada, que permite a adoção de conjuntos híbridos e elétricos. O palpite é que o SUV do Grande Panda tenha 4,50 metros de comprimento, com capacidade para levar até sete passageiros. Ou seja, será relativamente maior que o Fiat Pulse, que tem 4,10 metros.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Importante frisar que o plano de lançar o SUV do Grande Panda não é necessariamente uma novidade. Afinal, a Fiat apresentou um conceito desse carro, assim como o de um SUV cupê, lá em 2024 com um design com linhas mais retas e quadradas. A proposta, além de ser um projeto mais barato, o modelo busca resgatar um mercado que era ocupado pela minivan Multipla nos anos 2000.
Novo SUV do Grande Panda vai dividir plataforma com o Citroën C3 Aircross europeu
Divulgação
Falando em motores, na Europa, o Fiat Grande Panda tem opção elétrica com até 113 cv de potência e 320 km de autonomia no ciclo WLTP. Já a configuração híbrida une o motor 1.2 turbo três cilindros a um sistema híbrido leve, de 48 Volts, que rende até 100 cv. Ou seja, podem ser os respectivos propulsores a equipar o SUV da nova família. Mais informações devem surgir já nos próximos meses.
Initial plugin text
Fiat Grande Panda a caminho do Brasil
Conhecido como substituto de Mobi e Argo em nosso mercado, o Fiat Grande Panda nacional começa a ser produzido no início de 2026, em Betim (MG). O hatch com jeitinho de SUV é feito, vale lembrar, sobre a plataforma Smart Car – uma simplificação da CMP, mesma do Citroën C3.
Expectativa é de que o novo SUV da Fiat tenha 4,5 metros de comprimento
Divulgação
Autoesporte, aliás, já adiantou que o modelo terá outro nome por aqui, com uma enorme possibilidade de ser batizado como “novo Argo”. Além disso, o modelo também terá um visual inédito no Brasil, um pouco mais conservador do que o hatch lançado em janeiro na Europa.
Ainda, o modelo brasileiro terá configurações equipadas com o propulsor 1.0 Firefly que rende 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Além disso, espera-se opções mais caras com o mesmo sistema híbrido leve dos Fiat Pulse e Fastback e dos vindouros Peugeot 208 e 2008 GT. Explicamos sobre a tecnologia neste texto.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



