Fiat Grande Panda chega em 2026 como maior estrela dos 50 anos da marca


Em 2026, a Fiat comemora 50 anos de Brasil. Durante viagem a Turim (Itália), sede da marca, Autoesporte apurou que a versão nacional do hatch compacto baseado no Grande Panda será a maior estrela das celebrações da Fiat. E não estamos falando apenas de uma versão especial de lançamento, mas também elementos pensados na concepção do veículo para homenagear a fábrica de Betim (MG), por exemplo.
São os chamados easter eggs, ou referências, no bom e velho português. Isso não é algo novo na indústria, ou na própria Fiat. Pulse e Fastback já trazem tais brincadeiras. Na Europa, o Grande Panda também carrega tais elementos. No caso, reverenciam a antiga fábrica de Lingotto, primeira grande unidade da marca italiana com sistema de produção em massa (estilo fordista) aplicado no mundo.
Faróis pixelados do Grande Panda faz menção às janelas da fábrica de Lingotto
Divulgação
Ainda sobre o Grande Panda europeu, o conjunto ótico do hatch evidencia as janelas da fábrica. Os pequenos quadradinhos pixelados, além de simpáticos, cumprem bem esta função. Além disso, são uma graça e deixam a dianteira do carro muito simpática.
Pista de Lingotto se faz presente na moldura do painel do Grande Panda
Divulgação
Por dentro, a moldura do painel é uma clara referência à lendária pista de testes localizada no terraço da antiga fábrica. Todos os carros testados em Lingotto eram submetidos a testes no traçado oval — especialmente em suas duas curvas inclinadas.
Fábrica de Lingotto tinha sistema de rampas e pista no teto
Divulgação
E o Grande Panda nacional?
No Brasil, porém, as coisas serão diferentes. Se na Europa a Fiat presta homenagem a Lingotto, por aqui os easter eggs serão outros. Não à toa, a Stellantis prepara easter eggs específicos para o produto que jogará em nosso mercado.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Autoesporte apurou que provavelmente teremos no produto — referências à fábrica de Betim. Como o modelo terá diferenças em relação ao europeu no visual externo, os easter eggs poderão ficar concentrados na dianteira, na porta traseira e na tampa do porta-malas. No Pulse, por exemplo, há referências exatamente no vidro do porta-malas e na tampa plástica logo abaixo do para-brisa.
Easter egg do Fiat Pulse na tampa do porta-malas
Christian Castanho/Autoesporte
Também teremos alusões ao aniversário de 50 anos da marca Fiat no interior do Grande Panda nacional. Neste caso, é possível que as homenagens sejam a produtos icônicos, como Palio e 147, de alguma forma, sucessores do futuro hatch compacto. Caso se concretize, a estratégia é a mesma adotada no Volkswagen Tera, que faz menção a Gol e Fusca.
Fiat 147 1976 na fábrica da marca em Betim (MG)
Divulgação
Interlocutores dizem também que a Fiat espera que o Grande Panda (o nome ainda não está confirmado para o Brasil) seja o carro de passeio mais vendido do Brasil. Atualmente o posto pertence ao Volkswagen Polo.
Caso consiga alcançar o objetivo, a marca italiana poderia ter os dois primeiros lugares no pódio dos mais licenciados se considerarmos comerciais leves. A Strada, neste segmento, cumpre muito bem seu papel.
Quando o Grande Panda será lançado?
Versão brasileira do Fiat Grande Panda será lançada ao longo de 2026
Divulgação
Justamente pela relevância, espera-se que o Grande Panda chegue com toda a pompa ao mercado. E também, claro, carregando as devidas homenagens às cinco décadas da Fiat no Brasil.
O compacto feito sobre a mesma plataforma CMP do Citroën C3 começa a ser produzido em Betim a partir de meados de 2026. O Grande Panda será posicionado acima de Mobi e Argo, que podem ter uma sobrevida em versões de entrada, e logo abaixo do Pulse.
Fiat Grande Panda tem várias homenagens a Lingotto
Fiat/Divulgação
As opções de motores são as mesmas já disponíveis na linha Fiat atualmente: 1.0 e 1.3 aspirados da família Firefly ou 1.0 turbo com ou sem sistema híbrido leve. Resta saber qual a variedade prevista pela marca italiana.
De todo modo, Autoesporte já testou o Grande Panda europeu nas configurações elétrica e híbrida leve.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



