Fiat Cronos é o sedã mais barato do Brasil por R$ 84.790; leia o teste
Versão de entrada é equipada com motor 1.0 e câmbio manual, tem ótimo consumo, mas faltam equipamentos RESUMO DA NOTÍCIA
Sedã mais barato do Brasil, Fiat Cronos se destaca pelo enorme porta-malas e por rodar até 16 km/l com gasolina
Itens como central multimídia e sensores de estacionamento não estão disponíveis nem como opcional e aparecem em versão mais cara
Modelo faz sucesso entre motoristas de aplicativo, mas atende bem famílias que precisam de espaço
Em um passado nem tão distante, os sedãs tinham uma expressiva representatividade em vendas no Brasil. Só que a obsessão por SUVs nos últimos anos fez esse segmento perder espaço na garagem dos consumidores brasileiros. Mas para quem ainda quer levar um sedã para casa, o modelo mais barato do país é o Fiat Cronos, que parte de R$ 84.790.
A versão de entrada do modelo compacto é equipada com o já conhecido motor 1.0 Firefly de três cilindros, com até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, e câmbio manual de cinco marchas — conjunto igual ao encontrado no Argo, por exemplo. Lançado em 2018, o Cronos tem praticamente o mesmo visual até hoje, já que recebeu apenas mudanças sutis desde então. Ao menos o design ainda segue atual.
São 525 litros de capacidade no porta-malas
Renato Durães
Como a proposta de um sedã é entregar espaço, o Cronos vai bem nessa questão: são 4,36 metros de comprimento e 2,52 m de entre-eixos. Em relação aos rivais, o Hyundai HB20S é um pouco menor, com 4,32 m, mas a distância entre-eixos é maior — 2,53 m. Já o Chevrolet Onix Plus supera os dois concorrentes: são 4,47 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Lembrando que a dupla oferece motor 1.0 turbo na gama, ao contrário do Fiat.
Cronos tem 2,52 de entre-eixos, menor que rivais como Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus
Renato Durães
Quando o assunto é porta-malas, o Cronos leva vantagem sobre os concorrentes com seus 525 litros de capacidade, contra 475 l do HB20S e 500 l do Onix Plus. O que limita um pouco o aproveitamento de espaço é a famosa dobradiça conhecida como “pescoço de ganso”, que invade bastante o espaço do bagageiro e pode ser um problema na hora de baixar a tampa traseira caso o compartimento esteja cheio.
Sedã da Fiat merecia uma versão turbo
Renato Durães
VEJA TAMBÉM
Vídeo: 5 coisas que você precisa saber sobre o Fiat Cronos, o sedã mais barato do Brasil
Os sedãs compactos com os maiores porta-malas do Brasil
Conheça os 7 sedãs que ficaram mais baratos no programa do carro popular
Câmbio manual de engates longos cansa o motorista no dia a dia
Renato Durães
Pelo preço, a versão de entrada deixa a desejar na lista de equipamentos de série, já que os principais atrativos são ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos só na dianteira e banco do motorista com ajuste de altura. O Pack Safety, oferecido como opcional, é quase indispensável, pois acrescenta importantes itens de segurança, como assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de tração e de estabilidade, por apenas R$ 490.
A central multimídia só está disponível a partir da versão Drive
Renato Durães
Central multimídia de sete polegadas, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos traseiros só estão disponíveis na versão Drive 1.0, que é um pouco mais cara: R$ 88.890.
Fiat Cronos chega a rodar 16 km/l com gasolina
Renato Durães
Em movimento, o desempenho do motor 1.0 é satisfatório para o dia a dia, com conforto a bordo e bom trabalho da suspensão, porém não espere arrancadas vigorosas de um motor aspirado com apenas 10,7 kgfm. O que incomoda são os engates longos do câmbio manual, que acabam cansando o motorista nas trocas sucessivas de marchas. Em compensação, o consumo é bom: com etanol, roda 9,9 km/l na cidade e 11,3 km/l na rodovia. Já com gasolina, os números vão para 13,8 km/l e 16 km/l, respectivamente. Os dados são do Inmetro.
Sedãs compactos atualmente têm sido uma boa alternativa para taxistas ou motoristas de aplicativo, mas o Fiat também se encaixa bem como uma opção para famílias. Mesmo que fique devendo na questão dos equipamentos, a versão de entrada agrada na dirigibilidade e o consumo chama a atenção. Pelo conjunto da obra, o Cronos se destaca por oferecer bom custo/benefício para quem precisa de espaço interno e ótimo porta-malas.
Fiat Cronos
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



