Farol de R$ 50 mil e retrovisor de R$ 19 mil: as peças de carros mais caras


Você já leu em Autoesporte quais são os carros com as cestas de peças mais baratas do Brasil em 2025. Agora, chega a hora de conferir quais são as peças mais caras presentes nos modelos vendidos no país. Já adianto que há farol com preço de veículo popular usado e retrovisor que custa quase R$ 20 mil.
Os dados foram baseados no Qual Comprar 2025, um superguia feito por Autoesporte e que analisou mais de 180 modelos de carros de até R$ 600 mil. Desta forma, com base nas informações de preços apuradas com as marcas em maio deste ano, listamos quais os valores mais altos das seguintes peças: farol direito, retrovisor direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtros de ar-condicionado, do motor e de combustível e jogo de quatro amortecedores.
Veja abaixo as peças de carros mais caras do Brasil:
Farol mais caro do Brasil: Audi Q5 – R$ 50.941
Audi Q5 vai mudar de geração, mas a atual tem o farol mais caro do Brasil
Divulgação
A peça de carro mais cara do Brasil é um farol. Estamos falando do farol direito do Audi Q5, que custa nada menos que R$ 50.941. Mas há uma explicação. Acontece que esse item traz a tecnologia Matrix Beam da marca alemã, que oferece recursos inteligentes como luz de curva, luz para cidade e rodovia, farol de neblina, ajuste dinâmico do feixe para evitar ofuscamento de outros motoristas, tapete de luz que acompanha a troca de faixa e mais tecnologias.
O mais curioso é que esse componente chega a ser 55 vezes mais barato em outro carro. Isso porque o Citroën C3 é que tem o farol mais acessível do Brasil. O valor do item que, em tese, cumpre a mesma função, é de apenas R$ 922. Uma diferença de mais de R$ 50 mil.
Farol mais caro do Brasil: Audi Q5 – R$ 50.941
Farol mais barato do Brasil: Citroën C3 – R$ 922
Amortecedores mais caros do Brasil: Range Rover Evoque – R$ 39.530
Range Rover Evoque tem suspensão adaptativa, o que encarece o jogo de amortecedores
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O valor de um jogo com de quatro amortecedores pode chegar a R$ 39.530. Parece impressionante, mas esse é o preço cobrado pelo item no Range Rover Evoque. No entanto, o SUV é equipado com suspensão adaptativa, um sistema que ajusta a rigidez dos amortecedores em tempo real, com base nas condições da estrada e no estilo de condução do motorista. Isso explica muita coisa.
Ainda assim, a diferença chega a ser de mais de R$ 38 mil para o jogo de amortecedores mais barato do Brasil, que pertence ao elétrico Neta Aya e custa R$ 1.297.
Amortecedores mais caros do Brasil: Range Rover Evoque – R$ 39.530
Amortecedores mais baratos do Brasil: Neta Aya – R$ 1.297
Retrovisor mais caro do Brasil: Lexus RX 500h F-Sport – R$ 19.370
Retrovisor direito do Lexus RX 500h F-Sport custa R$ 19.370,10
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Já imaginou quebrar seu retrovisor e ter que pagar quase R$ 20 mil por um novo? Caso você tenha um Lexus RX 500h F-Sport, é isso que vai acontecer. O item tem preço elevado por ser equipado com lâmpada de LED para seta, ajuste elétrico, rebatimento elétrico automático, aquecedor, ligação inversa, função de memória, indicador de ponto cego e até indicador de saída segura.
Retrovisor mais caro do Brasil: Lexus RX 500h F-Sport – R$ 19.370
Retrovisor mais barato do Brasil: Citroën C3 – R$ 409
Para-choque mais caro do Brasil: Range Rover Evoque – R$ 17.900
Range Rover Evoque também tem o para-choque mais caro do Brasil
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Além de estar na lista por conta do jogo de amortecedores, o Range Rover Evoque também ressurge porque tem o para-choque dianteiro mais caro do Brasil, com preço público sugerido de R$ 17.900. Vale lembrar que estamos falando de uma peça inteira e que chega importada ao nosso país. Isso ajuda a explicar a diferença para o mesmo item do Hyundai HB20, que custa R$ 475.
Para-choque mais caro do Brasil: Range Rover Evoque – R$ 17.900
Para-choque mais barato do Brasil: Hyundai HB20 – R$ 475
Lanterna mais cara do Brasil: Chevrolet Silverado – R$ 13.693
Quando falamos em lanterna, a mais cara do Brasil pertence à Chevrolet Silverado. Isso porque uma única peça, e mais especificamente a direita, custa R$ 13.693. Importante lembrar que estamos falando de uma picape grande que chega importada ao país e que tem preço de R$ 573.590. De qualquer forma, o item chega a ser 47 vezes mais caro do que o do Renault Kwid, por exemplo.
Lanterna mais cara do Brasil: Chevrolet Silverado – R$ 13.693
Lanterna mais barata do Brasil: Renault Kwid – R$ 287
Filtro de ar-condicionado mais caro do Brasil: Mercedes-Benz GLC Coupé – R$ 1.270
Mercedes-Benz GLC Coupé custa a partir de R$ 529.900
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No caso do filtro de ar-condicionado mais caro do Brasil, o dono deste item é o Mercedes-Benz GLC Coupé. A peça custa R$ 1.270. De acordo com a marca alemã, o SUV tem dois filtros para o sistema de ar-condicionado.
O principal deve ser trocado todos os anos e têm preço sugerido de R$ 450. Já o segundo é que rouba a cena por ser de carvão ativado e precisar ser substituído a cada dois anos. O mais barato foca em reter partículas sólidas como poeira, pólen, fuligem e outras impurezas do ar. Já o mais caro possui camadas adicionais para neutralizar odores e filtrar gases nocivos, por exemplo.
Filtro de ar-condicionado mais caro do Brasil: Mercedes-Benz GLC Coupé – R$ 1.270
Filtro de ar-condicionado mais barato do Brasil: Citroën C3 – R$ 31
Filtro de ar do motor mais caro do Brasil: Volvo XC60 – R$ 1.810
Volvo XC60 tem preço inicial de R$ 459.950
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O Volvo XC60 tem o filtro de ar do motor mais caro do Brasil, com valor sugerido de R$ 1.810. No entanto, raramente é preciso que uma troca completa seja feita. O que faz parte do plano de manutenção do SUV é apenas um elemento do filtro, que custa R$ 450. Ainda assim, a diferença para peça mais barata, que é do Volkswagen Virtus e custa R$ 75, é bem grande.
Filtro de ar do motor mais caro do Brasil: Volvo XC60 – R$ 1.810
Filtro de ar do motor mais barato do Brasil: Volkswagen Virtus – R$ 75
Filtro de combustível mais caro do Brasil: Mitsubishi Eclipse Cross – R$ 2.500
O filtro de combustível mais caro do Brasil pertence ao Mitsubishi Eclipse Cross e custa R$ 2.500. É uma diferença gritante para o mesmo item do Volkswagen Tera, por exemplo, que tem preço de apenas R$ 33. No entanto, no caso do SUV japonês, trata-se de um filtro que fica dentro da bomba de combustível e que, em tese, nunca precisa ser trocado. A indicação da fabricante é somente de uma verificação a cada 60.000 km rodados.
Filtro de combustível mais caro do Brasil: Mitsubishi Eclipse Cross – R$ 2.500
Filtro de combustível mais barato do Brasil: Volkswagen Tera – R$ 33
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