Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

F1: Ferraris de Schumacher viram obsessão e colecionadores pagam até R$ 80 milhões por carro

14/04/2023

Nos últimos anos vários carros históricos do piloto alemão alcançaram valores astronômicos nos leilões A Ferrari F2003-GA, que ajudou Michael Schumacher a conquistar o campeonato mundial da Fórmula 1 em 2003 foi vendida por nada menos que 14,8 milhões de euros, o equivalente a R$ 81 milhões. Nessa semana, outro carro lendário do alemão, que ele conquistou o primeiro título pela Ferrari em 2000, foi leiloado e o valor estimado é de US$ 7,5 milhões a US$ 9,5 milhões, ou cerca de até R$ 47 milhões.
Definitivamente, os carros históricos que Schumacher pilotou na Ferrari durante a carreira estão virando obsessão entre os colecionadores nos últimos anos, pois estão sendo vendidos por cifras astronômicas. Autoesporte relembra cinco deles que estão entre os mais caros já vendidos na história.
Ferrari de 2000 – até R$ 47 milhões (estimativa)
Ferrari de Schumacher de 2000 foi leiloado em Hong Kong e a estimativa é de que o valor tenha atingido até 9,5 milhões de dólares
Divulgação
Vamos começar pelo último carro leiloado, que certamente é um dos mais importantes da história da Ferrari. Isso porque foi com a Ferrari F1-2000, ainda com motor V10, que Schumacher quebrou o jejum de 21 anos sem títulos da escuderia italiana.
O carro em questão, chassi 198, foi usado pelo alemão em três corridas daquela temporada de 2000: Espanha, Mônaco e Brasil. Entretanto, apenas em Interlagos Schumacher venceu subiu no lugar mais alto do pódio.
Veja também
Ross Brawn, diretor técnico da Ferrari entre 1996 e 2006, disse que provavelmente este foi o melhor carro que a Ferrari já teve no início de uma temporada.
Ferrari de 1998 – R$ 23,3 milhões
Schumacher venceu quatro corridas pilotando com esse chassi
Divulgação
A Ferrari F300 de Michael Schumacher, da temporada de 1998, foi arrematada por nada menos do que US$ 6,2 milhões, ou R$ 23,3 milhões na conversão na época em 2022.
Com o número do chassi 187, este carro foi um dos utilizados pela lenda da F1 na temporada de 1998, mas tem algo particular: não perdeu nenhuma corrida daquela. O alemão pilotou o chassi 187 em quatro vitórias: Canadá, França, Grã-Bretanha e Itália.
Essa foi a primeira temporada a legalizar somente a utilização de um padrão de motor, que no caso foi o V10
RM Sotheby’s,
Vale lembrar que aquela foi a primeira temporada a legalizar somente a utilização de um padrão de motor, que no caso foi este V10, ficando até 2006 na troca pelo motor V8.
Apesar de ter vencido seis corridas naquela temporada — incluindo os GPs da Hungria e da Argentina na lista acima —, Schumacher não foi campeão mundial, pois o finlandês Mika Häkkinen conquistou oito vitórias e ficou no pódio em praticamente todas as corridas.
Ferrari de 2001 – R$ 33,7 milhões
Com esse carro, Schumacher venceu Dois GPs e conquistou o seu quarto título mundial e segundo pela Ferrari
Divulgação
A Ferrari F2001, pilotada pelo alemão na temporada de 2001, nos GPs de Mônaco e da Hungria, foi leiloada por 5,5 milhões de libras, o equivalente a R$ 23,9 milhões na conversão da época, em 2017. Schumacher venceu esses dois GPs e conquistou o seu quarto título mundial e segundo pela Ferrari.
Ferrari de 2002 – R$ 30,5 milhões
O carro foi leiloado antes do GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2019
Divulgação
O modelo F2002 foi pilotado pelo alemão na temporada de 2002, na qual ele foi campeão pentacampeão mundial. E esse carro específico ele pilotou três vitórias daquele ano: San Marino, Áustria e França. O carro foi leiloado antes do GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2019. O valor pago foi de 5 milhões de libras, ou R$ 30,5 milhões na época.
Ferrari de 2003 – R$ 81,1 milhões
Ferrari F2003-GA de Michael Schumacher é o segundo carro mais caro já vendido na história da F1
Divulgação
O F2003-GA é o segundo carro de F1 mais caro já vendido da história, ficando atrás somente do carro do Mercedes W196R de 1954 do argentino Juan Manuel Fangio, que foi leiloado pela bagatela de R$ 140,3 milhões em 2013. O carro de Schumacher foi comercializado por nada menos que 14,8 milhões de euros, o equivalente a R$ 81,1 milhões na cotação dá época – outubro de 2023.
Ferrari 2003-GA de Michael Schumacher foi leiloada em Genebra, na Suíça
Salvatore Di Nolfi
Mas por que a Ferrari de 2003 é tão valiosa?
Alguns motivos explicam o valor alcançado pela Ferrari de 2003 de Schumacher. O primeiro deles é que esse foi o carro responsável por fazer o piloto alemão conquistar seu sexto título na Fórmula 1 e bater o recorde de maior vencedor da história na época, que até então pertencia a Fangio.
Além disso, esse é um dos únicos carros da carreira de Schumacher que o fizeram garantir cinco vitórias, subir no pódio outras duas vezes e ainda conquistar três pole positions na mesma temporada.
Tudo isso já é bastante histórico, mas a lista para deixar o monoposto ainda mais raro não acabou. Desde a última corrida, a Ferrari F2003-GA só foi colocada na pista novamente pouquíssimas vezes e rodou apenas cerca de 238 km. Aliás, alguns desses quilômetros foram feitos por ninguém menos que o filho do heptacampeão, Mick Schumacher, que atualmente é piloto reserva das equipes de da Mercedes e da McLaren
Vale lembrar também que o motor e o próprio carro foram revisados pela Ferrari no ano passado para que a F2003-GA fosse vendida em pleno funcionamento. E falando em motor, a lendária máquina é equipada com um V10 de 3.0 litros capaz de gerar 845 cv de potência a 19.000 rpm.
Carros mais caros da história da F1
Dos cinco carros de F1 mais caros já vendidos em toda história, quatro são do Schumacher. Todos os levantamentos foram feitos com base nos dados das casas de leilão que os respectivos carros foram vendidos.
Carros de F1 mais caros já leiloados
* o valor pode variar dependendo do preço que o carro foi vendido, entretanto, pela margem, já dá para cravar que o carro foi o terceiro mais caro da história
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.