Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Exclusivo: Volkswagen A0 SUV terá painel diferente do Nivus (e melhor)

09/08/2024
Exclusivo: Volkswagen A0 SUV terá painel diferente do Nivus (e melhor)

Além da estrutura, novo SUV de entrada da marca herdará do Skoda Fabia o acabamento interno mais criativo que o de outros VW nacionais A Volkswagen engatou a quinta marcha no desenvolvimento do projeto VW246 ou A0 SUV, que será lançado no Brasil no segundo trimestre de 2025, com produção em Taubaté (SP). Os recentes flagras de protótipos do modelo com carroceria definitiva corroboram isso. O projeto será herdado do hatch europeu Skoda Fabia, com direito a inéditos faróis de LED compartilhados com os do Nivus reestilizado.
Só que a ligação do Volkswagen A0 SUV com o hatch vendido pela subsidiária tcheca do grupo será ainda maior do que pensávamos. Autoesporte apurou que o projeto VW246 também terá um interior com elementos vindos do Skoda Fabia. Todos os bancos e painéis virão dele, com eventuais adaptações para a realidade de mercado brasileira.
Isso significa que o painel central terá muito pouco do que vemos em outros produtos nacionais da plataforma MQB A0, como Polo, Virtus, o próprio Nivus e o T-Cross. Aliás, é importante ressaltar que o projeto VW246 será posicionado abaixo de Nivus e T-Cross no portfólio, como o SUV compacto de entrada da marca no país, com preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.
Volkswagen A0 SUV usará o mesmo painel do Skoda Fabia, mas com adaptações
Divulgação/Skoda
Mesmo com a proposta de baixo custo e com predominância de plástico rígido, ao aproveitar a base do painel do Skoda Fabia o A0 SUV terá um acabamento interno mais criativo que o de seus irmãos de plataforma. Por exemplo, seu painel será mais baixo e minimalista, deixando o quadro de instrumentos mais proeminente e a central multimídia inteiramente destacada.
No Volkswagen A0 SUV, cluster e multimídia ficarão mais destacados no painel, com saídas de ar redondas e volante compartilhado com o Nivus
Divulgação/Skoda
Também podemos esperar por saídas de ar com borda circular, similares às do Fabia. O volante será o mesmo do próprio Nivus, assim como os comandos de ar-condicionado. O cluster deve ser digital de 8 ou 10,25 polegadas, a depender da versão. Já o sistema multimídia será o conhecido VW Play, de 10,1 polegadas. O freio de estacionamento será sempre manual.
Os painéis laterais também virão do Skoda Fabia, porém adaptados ao público mais conservador do Brasil, com linhas e até maçanetas internas mais sóbrias. Os bancos serão outra heranã do Skoda, com opção bipartida na traseira. Só não espere pelo teto solar presente no hatch europeu. O porta-malas será um trunfo do projeto contra Fiat Pulse e Renault Kardian, com volume próximo a 400 litros.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Visual externo
Flagra do Volkswagen A0 SUV ou Projeto VW246
Diogo Dias/Autoesporte
Por fora, o Volkswagen A0 SUV também terá diferenças importantes em relação aos demais carros nacionais da VW. Além dos faróis inéditos, ele terá uma linha de cintura ascendente com vincos mais bem demarcados pela lateral e para-lamas pronunciados, o que aproxima seu visual com o de modelos europeus da fabricante alemã, como o novo Tiguan e o T-Roc. As formas das portas laterais, contudo, serão outra ligação com o Skoda Fabia.
Volkswagen A0 SUV terá linha de cintura ascendente e traseira bojuda, ressaltando os traços de SUV
Diogo Dias/Autoesporte
Os faróis serão compartilhados com o Nivus, mas terão um arranjo interno diferente, com uma divisão na guia superior de LED e uma discreta máscara escurecida na base. Já o para-choque frontal trará recortes amplos, enquanto o capô elevado e côncavo dará ao modelo o aspecto de robustez que a Volkswagen precisa para chamá-lo de SUV.
Lanternas do VW A0 SUV não serão bipartidas, mas haverá uma régua na tampa do porta-malas para interligá-las
Diogo Dias/Autoesporte
Na traseira, o par de lanternas será por peça única de cada lado, sem iluminação estendida para a tampa do porta-malas. Uma régua em preto brilhante vai percorrer toda a largura do compartimento de carga para interligar as peças, mas sem função luminosa ou refletora.
Initial plugin text
Motores e dimensões
Por trazer a estrutura do Skoda Fabia, o A0 SUV terá exatamente o mesmo entre-eixos do Polo: 2,57 metros. Nas demais dimensões, teremos cerca de 4,13 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,60 m de altura.
Projeção do Volkswagen A0 SUV
Projeção: João Kleber Amaral
Seu motor será sempre o 1.0 TSI turbo flex de três cilindros com 12 válvulas e injeção direta de combustível da família EA211, em duas calibrações. Na mais mansa, são 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio, aqui, é manual de cinco marchas (MQ200) ou automático de seis marchas (AQ160-6F).
Na mais forte, chamada 200 TSI, são 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol, e 20,4 kgfm de torque independentemente do combustível aplicado, sempre com a transmissão automática de seis marchas (AQ200).
Initial plugin text
Qual será o nome do Volkswagen A0 SUV ou VW246?
Este é o grande segredo por trás do projeto. De concreto, podemos afirmar apenas que o nome Gol está descartado, conforme reforçado em recente entrevista do atual presidente da marca no Brasil, Ciro Possobom, ao podcast CBN Autoesporte.
Em outubro do ano passado, a Volkswagen fez uma clínica com potenciais clientes para apresentar sete possíveis nomes definitivos para o A0 SUV: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Desses, apenas Tera, Therion e Hera estão registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Contudo, corre por fora outra opção patenteada há mais tempo pela marca: T-Sport, que chegou a ser cogitada para o Nivus.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.