Exclusivo: Toyota Yaris Cross nacional será mais potente que versão gringa


Mesmo sem uma data de lançamento definida após a fábrica de motores de Porto Feliz (SP) ser destruída, o Toyota Yaris Cross segue como um dos modelos mais esperados de 2025 (ou 2026, caso um atraso ainda maior seja confirmado). Autoesporte conseguiu, em primeira mão, o consumo das duas motorizações do SUV compacto. Agora, revela também os dados de potência do modelo.
Antes de seguir com os números, é importante mencionar que o Yaris Cross será vendido nas versões XR, XRE e XRX. Todas terão o motor 1.5 aspirado flex, uma evolução do propulsor que equipava Yaris hatch e sedã oferecidos até 2024. As duas opções topo de linha, XRE e XRX, terão ainda a possibilidade de receber um inédito conjunto híbrido pleno flex, também formado pelo motor 1.5, mas aliado a uma máquina elétrica.
Ou seja, ao todo, serão cinco opções no catálogo da marca japonesa: três a combustão e duas híbridas. Não há preços definidos, mas espera-se que o Yaris Cross custe entre R$ 130 mil e R$ 180 mil.
E os motores do Toyota Yaris Cross?
Toyota Yaris Cross terá motor 1.5 com injeção direta de combustível
Felipe Celis
Agora, sim, falemos das motorizações. Começando pelo 1.5 aspirado das opções mais baratas, há uma clara evolução em relação ao motor do Yaris. Tanto que o código do propulsor é outro: 2NR-VD. Trata-se de uma unidade dotada de injeção direta de combustível que entrega até 122 cv a 6.000 rpm e 15,4 kgfm a 4.700 rpm, quando abastecida com etanol.
São 12 cv e 0,5 kgfm de torque extras em relação ao 2NR-VE usado nos compactos que saíram de linha no Brasil e também no Yaris Cross vendido em outros mercados. O câmbio é automático do tipo CVT que simula 7 marchas. Haverá aletas atrás do volante para que o motorista tenha a possibilidade de emular trocas manuais.
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Toyota Yaris Cross nacional com motor aspirado será 12 cv mais potente
Felipe Celis
Mesmo com o ganho em termos de cavalaria, o Yaris Cross será um dos SUVs menos potentes do Brasil. Nissan Kicks Play 1.6, com 113 cv, Chevrolet Tracker, de 115,5 cv e o Hyundai Creta, de 120 cv, perdem para o Toyota.
Potência ainda menor terá a variante híbrida, mas com claro ganho no consumo de combustível. No caso, a combinação do motor 1.5 flex de 91 cv a 5.500 rpm e 14,5 kgfm a 4.800 rpm com o elétrico de 80 cv e 14,5 kgfm vai resultar em 111,5 cv e 14,5 kgfm, também com etanol. Os números são praticamente idênticos aos do SUV oferecido no exterior.
Conjunto híbrido do Toyota Yaris entrega 111,5 cv
Renato Durães/Autoesporte
Na comparação com Corolla e Corolla Cross híbridos já vendidos no Brasil, são 10,5 cv a menos. No entanto, SUV médio e sedã utilizam um motor a combustão flex consideravelmente maior, de 1,8 litro de deslocamento. O Yaris Cross também será cerca de 300 kg mais leve.
Lançamento do Toyota Yaris Cross
O lançamento do Toyota Yaris Cross, inicialmente previsto para outubro, foi adiado em razão da paralisação temporária na fábrica de Porto Feliz (SP), responsável pelos motores da fabricante de origem japonesa. A empresa ainda não divulgou nova data de lançamento para o SUV, embora já tenha informado que irá retomar a produção de Corolla e Corolla Cross a partir de 3 de novembro.
Em comunicado, Evandro Maggio, presidente da montadora para o Brasil, garantiu que a empresa continua “se preparando” para a eventual chegada do Yaris Cross, e que a “data do seu lançamento será informada em breve”.
A unidade de Porto Feliz, vale frisar, estava em preparativos finais para iniciar a produção do motor 1.5 do modelo e também era vista como responsável por montar o sistema elétrico do conjunto motriz híbrido flex que empurrará as versões de topo do SUV compacto.
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