Exclusivo: Renault Kwid elétrico vai mudar muito contra o BYD Dolphin Mini

Reestilização profunda do Kwid E-Tech deve chegar ao Brasil já em 2025, baseado no novo Dacia Spring Em fevereiro, a Dacia, subsidiária romena da Renault, apresentou uma renovação profunda de seu elétrico mais barato e também o mais vendido na Europa: o Spring, que no Brasil é vendido como Kwid E-Tech. Pois este projeto está muito mais perto de chegar ao Brasil do que imaginávamos: tem tudo para ser já em 2025.
Autoesporte apurou que a filial brasileira da Renault já está em estágio final de estudos para “relançar” o Kwid E-Tech no Brasil no primeiro semestre do ano que vem, com boa parte do visual herdado do novo Dacia Spring e um posicionamento de mercado mais agressivo. As projeções deste artigo, meramente ilustrativas, foram gentilmente cedidas por João Kleber Amaral, do @CanalCarros.
O objetivo será promover um duelo mais franco entre elétricos de entrada contra o BYD Dolphin Mini, que mal chegou e já se tornou o elétrico mais comercializado no país (ao lado do irmão Dolphin). Por isso, podemos esperar por um posicionamento de preço na mesma faixa do Dolphin Mini, por volta de R$ 115 mil.
Projeção traseira do novo Renault Kwid E-Tech baseada no Dacia Spring reestilizado
João Kleber Amaral/CanalCarros
Mais do que reestilizar o Kwid E-Tech, o objetivo da Renault será descolá-lo do homônimo a combustão, que não tem previsão de ser atualizado tão cedo e é visto como um carro muito simples. Com o visual e as soluções tecnológicas do novo Dacia Spring, a fabricante pretende deixar o novo Kwid elétrico com mais corpo e apelo diante do Dolphin Mini.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Initial plugin text
Como será o novo Kwid E-Tech
Base do projeto do nosso novo Kwid E-Tech, o Dacia Spring europeu espanta pelo visual muito similar ao do Duster de terceira geração (que não existe no mercado brasileiro). Para isso, adota um capô elevado, grade alta e alinhada com os faróis, além de faróis com guias de LED dotadas de assinatura em forma de flecha e novo para-choque frontal.
O novo Dacia Spring elétrico
Divulgação
Na traseira, as lanternas de LED, o para-choque e a tampa do porta-malas também serão profundamente atualizados. Destaque para o aplique preto interligando as lanternas, em um estilo que nos remete ao Volkswagen Gol Last Edition, série especial de despedida do hatch no Brasil.
Novo Dacia Spring elétrico visto de traseira
Divulgação
Por dentro, apesar de mantida a simplicidade do acabamento de painéis, portas e bancos, o novo Renault Kwid E-Tech incrementará o pacote de equipamentos com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 10 polegadas, maior que a do Kardian. Todos esses itens vêm do novo Duster europeu, assim como o volante multifuncional com aro em formato hexagonal, tal qual o do BMW iX.
Projeção do painel do Renault Kwid E-Tech reestilizado baseado no novo Dacia Spring
João Kleber Amaral/CanalCarros
Já no conjunto motriz, não devemos ter tantas novidades assim. O motor elétrico usado pelo Kwid E-Tech atual, com 66 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, é o mesmo que está presente no novo Dacia Spring (que, antes, usava um propulsor de apenas 45 cv). Assim, devemos ter a sua manutenção no novo Kwid E-Tech que será trazido ao Brasil.
Initial plugin text
Parece pouco, mas o elétrico da Renault pesa apenas 948 kg de peso em ordem de marcha, contra 1.239 kg do Dolphin Mini com seus 75 cv e 13,8 kgfm. Por isso, enquanto o 0 a 100 km/h do Kwid E-Tech ocorre oficialmente em 14,6 s, o do rival da BYD fica em 14,9 s.
As baterias de íon de lítio do tipo NMC (níquel-cobalto-mangêns), com 26,8 kWh de capacidade, também são as mesmas do modelo atual, que tem 185 km de autonomia na homologação do Inmetro.
Motor e baterias do novo Kwid E-Tech não devem mudar
Divulgação
A recarga lenta no padrão AC (corrente alternada) chega a 7 kW, levando 11 horas entre 0 a 100%. Já a do tipo rápido, em corrente contínua (DC), tem limite de 30 kW e permite ir de 20% para 80% da carga em 45 minutos.
Como o lançamento do novo Dacia Spring na Europa será no segundo semestre deste ano, para o Brasil a expectativa é que o novo Renault Kwid E-Tech chegue já no segundo trimestre de 2025. O elétrico continuará vindo importado da China.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



