Exclusivo: Peugeot 208 e 2008 T200 Hybrid serão vendidos na versão GT

Equipados com mesmo sistema híbrido leve de 12V dos Fiat Pulse e Fastback, modelos serão lançados em maio de 2025 Autoesporte adiantou, em outubro, que os Peugeot 208 e 2008 híbridos leves serão lançados no Brasil em maio de 2025. Agora, revelamos as versões do hatch compacto e do SUV compacto que virão equipadas com tecnologia T200 Hybrid de 12V, o mesmo sistema que estreou recentemente nos Fiat Pulse e Fastback.
Os Peugeot 208 e 2008 híbridos leves serão vendidos na versão GT e carregarão, assim como Pulse e Fastback, a nomenclatura T200 Hybrid a fim de ressaltar a tecnologia propulsora. Vale destacar, inclusive, que hatchback e SUV da marca de origem francesa terão o mesmo conjunto dos modelos da Fiat. Não à toa, as opções vêm com nomes similares.
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A dupla da Peugeot vêm com sistema híbrido leve de 12 Volts associado ao motor T200 flex, o GSE T3 1.0 turbo, três-cilindros, 12 válvulas e injeção direta, dotado do sistema MultiAir III, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A caixa é automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Vale frisar que o motor elétrico que substitui o alternador tem meros 4 cv de potência e 1 kgfm de torque. Justamente por isso, não é capaz de movimentar o carro. Além disso, atua em momentos oportunos, de uso crítico do motor a até 3.500 rpm. A bateria de íons de lítio, posicionada sob o banco do motorista, tem 0,125 kWh de capacidade. Ela fica ligada à bateria de chumbo-ácido do veículo, aumentada de 60 para 68 A, por um gerenciador eletrônico de energia.
Visual de Peugeot 208 e 2008 GT híbridos
Se o conjunto dos novos 208 e 2008 T200 Hybrid já é conhecido, visualmente a coisa ainda é incerta. Segundo interlocutores, o departamento de design da Peugeot deve se inspirar na “irmã” Fiat e adicionar badges alusivos à tecnologia híbrida em 208 e 2008. Autoesporte apurou que uma das possibilidades é que a insígnia T200 Hybrid substitua a inscrição GT localizada nas colunas C.
Os quadros de instrumentos dos Peugeot 208 e 2008 T200 Hybrid também terão algumas similaridades com os desenhos de Pulse e Fastback. No entanto, devem apontar para algo mais conceitual, tentando trabalhar com os predicados do i-Cockpit digital em tela 3D da marca francesa.
Peugeot 208 GT terá sistema micro-híbrido de Fiat Pulse e Fastback
Renato Durães/Autoesporte
No cluster, por exemplo, será pósspivel ver à esquerda, quase no topo, o indicador de autonomia da bateria. Também podemos adiantar que o nome “Peugeot Hybrid” deve ser aplicado abaixo e ao centro do painel. Assim, fica em destaque, mas não tira o foco do condutor.
Peugeot pretende aproveitar i-Cockpit dos seus modelos para exaltar tecnologia micro-híbrida no painel de instrumentos
Renato Durães/Autoesporte
Fabricados em El Palomar, na Argentina, os Peugeot 208 e 2008 de nova geração são feitos sobre a plataforma modular global CMP. Desenvolvida em parceria entre Peugeot e a chinesa Dongfeng, a arquitetura nasceu antes da fusão da PSA com a FCA, que deu origem ao grupo Stellantis.
Fontes disseram ainda que 208 e 2008 GT híbridos tendem a conviver, ao menos num primeiro momento, com as opções GT de combustão. As configurações MHEV serão lançadas, conforme já mencionamos, em maio de 2025. Chegam ao mercado, mais tardar, em junho.
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