Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Exclusivo: nova picape da Volkswagen vai chegar depois do que pensávamos

13/10/2025
Exclusivo: nova picape da Volkswagen vai chegar depois do que pensávamos


O projeto Udara, nova picape intermediária da Volkswagen que será produzida em São José dos Pinhais (PR), dentro de um plano de investimentos de R$ 3 bilhões, está em pleno desenvolvimento. Mulas da caminhonete, ostentando uma suspensão traseira como a da Fiat Strada e já com algumas partes definitivas, têm sido flagradas constantemente em testes.
O CEO mundial da Volkswagen, Thomas Schäfer, já contou em entrevista exclusiva à Autoesporte que a inédita picape será “linda” e voltada ao lifestyle. Já o presidente da marca na América Latina, Alexander Seitz, revelou que o modelo também terá versões de trabalho para ser uma sucessora direta da veterana Saveiro. Nossa reportagem também apurou os nomes em estudo. Além de Udara, a fabricante registrou as opções Acron, Airon, Arena, Tagro e Tukan no Brasil.
Contudo, há uma mudança importante no cronograma. Inicialmente, o projeto VW247 (código interno da Udara) estava previsto para lançamento no primeiro semestre de 2026. Agora, as mais recentes apurações de nossa reportagem apontam que o chamado SOP, ou início de produção em série, está previsto para o último trimestre do ano que vem. Isso significa que a chegada efetiva do modelo às lojas ficará para o final de 2026 ou até mesmo princípio de 2027.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Como será a Volkswagen Udara
Projeto Udara: picape será produzida em São José dos Pinhais (PR)
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
A escolha da fábrica de São José dos Pinhais para produzir o projeto Udara – um nome ainda provisório, embora cada vez mais cotado para ser usado de modo definitivo – não foi à toa. É lá que a Volkswagen também produz o T-Cross, com quem a picape compartilhará toda a estrutura dianteira da carroceria monobloco.
Initial plugin text
Da ponta do para-choque frontal até o fim das portas laterais dianteiras, todo o underbody, as chapas estruturais de aço, as colunas A e B, o para-brisa, motorização, suspensão, freios e cubos de roda dianteiros usados pela Udara virão do SUV compacto. Da coluna B para trás, tudo será inédito para casar com o projeto de uma picape intermediária cabine dupla com motor turbo flex e tração dianteira.
Mula de testes da nova Volkswagen Udara: projeto ostenta suspensão da Fiat Strada
Gustavo Carnib/Autoesporte
A suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas foi inspirada tal qual a Fiat Strada, a fim de aumentar a robustez e a capacidade de carga do modelo. Visualmente, a caminhonete seguirá linhas parecidas com as do Tera, porém com um visual mais robusto. Daí a projeção exclusiva de João Kleber Amaral que abre esta reportagem. A plataforma é a MQB A0, que, além de Tera e T-Cross, serve a Polo, Virtus e Nivus.
Teste: Volkswagen Saveiro Robust é picape sem frescura para o trabalho
Chefão da Volkswagen: nova Amarok “não será copia e cola” de picape chinesa
O porte será similar ao da Chevrolet Montana, para que a Udara possa ocupar o lugar da Saveiro na briga com a Strada, ao mesmo tempo em que tente roubar clientes das versões de entrada da Fiat Toro. Por isso, o modelo medirá cerca de 4,75 metros de comprimento, 2,80 m de entre-eixos, menos de 1,80 m de largura e 1,70 m de altura.
Protótipo da nova picape Volkswagen Udara: faróis, grade e para-choque dianteiro são os definitivos
Gustavo Carnib/Autoesporte
Autoesporte entende que a Udara, inicialmente, será vendida com o motor 250 TSI dos T-Cross Highline e Extreme, um 1.4 turbo flex de 16V e quatro cilindros com injeção direta, capaz de render 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível. A Volkswagen estuda lançar no modelo tanto uma configuração híbrida leve de 48V quanto a híbrida plena do novo T-Cross, ambas baseadas no motor 1.5 TSI Evo2 flex, mas isso deve ficar para uma segunda fase do projeto.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.