Exclusivo: Leapmotor já tem data para estrear no Brasil; veja quando será

Marca chinesa de elétricos controlada pela Stellantis será apresentada no país em outubro e vendas começam em 2025 A Leapmotor, marca chinesa dedicada a veículos elétricos que tem a Stellantis como sua acionista majoritária, já confirmou seu ingresso no mercado brasileiro há algumas semanas. A fabricante prometeu iniciar seus “planos de expansão” internacional a partir do último trimestre deste ano, em mercados como Turquia, Israel, norte da África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia, Chile e Brasil.
Autoesporte apurou que a operação prepara para outubro a sua estreia oficial em nosso país. O prazo não necessariamente significa o início das vendas, mas sim a divulgação oficial da estratégia de operação, incluindo o número de concessionários envolvidos na primeira fase do projeto e a previsão para início efetivo das vendas – que deve ser o primeiro semestre de 2025.
Leapmotor C10 tem a traseira bem imponente
Divulgação
No comunicado em que estabelece seu plano de internacionalização, a Leapmotor apontou que dois modelos elétricos serão comercializados em todos esses mercados: o subcompacto T03 e o SUV médio-grande C10. Nossa reportagem entende que o C10 deve ser o escolhido para inaugurar os trabalhos, por ser mais rentável e não depender de um volume tão grande de emplacamentos.
A ideia original é apresentar o T03 algum tempo depois, com a rede mais consolidada. O objetivo dele será brigar com BYD Dolphin Mini, JAC e-JS1, Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech no segmento de elétricos de entrada, com especial foco em vendas para frotas e motoristas de aplicativo. Mais do que isso, ele servirá como estudo para o futuro elétrico nacional da Stellantis.
Como é o Leapmotor C10
O Leapmotor C10, já registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), é o primeiro carro global da marca. O SUV elétrico mede 4,74 metros de comprimento, 2,83 m de entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura. São números muito semelhantes aos de um Jeep Commander, embora o C10 seja um pouco mais largo e baixo.
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Na China, o elétrico é vendido em três versões. Todas são equipadas com um motor elétrico de 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. O que muda é o tamanho da bateria, que pode ser de 52,9 kWh para um alcance de 410 km no ciclo chinês, ou de 69,9 kWh, com alcance de 530 km.
Leapmotor C10 traz central multimídia de 14,6 polegadas
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A mais básica conta com um motor 1.5 aspirado de 96 cv e ciclo Atkinson que opera apenas como gerador de energia, formando o chamado conjunto de um veículo elétrico de autonomia estendida (EREV, na sigla em inglês), que não chega a ser híbrido por nunca ter o motor térmico tracionando as rodas
Como equipamentos de série, o C10 traz central multimídia de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25”, iluminação interna de LED com 256 opções de cor e leitor facial com capacidade para reconhecer até oito pessoas diferentes, além de assistências autônomas de condução (ADAS) gerenciadas por 12 radares ultrassônicos, cinco radares de onda e dez câmeras.
Como é o Leapmotor T03
Leapmotor T03 tem o mesmo porte de um Kwid
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O carro mais barato da Leapmotor é o T03, um subcompacto de 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos, mesmo porte de um Renault Kwid. No Brasil, o modelo deve ser rival do Dolphin Mini, elétrico mais vendido do país. Sua autonomia é de até 280 km no ciclo europeu WLTP. O modelo, inclusive, será produzido na Polônia para abastecer o mercado do Velho Continente.
Com motor elétrico de 95 cv de potência, o T03 segue a cartilha dos elétricos chineses de bom custo-benefício, mas bem equipados. Tanto que sua cabine inclui quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e central multimídia de 10,1″. Entre outros equipamentos, há alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência.
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