Esta capital está há um ano sem nenhuma morte por acidente de trânsito


Infelizmente não estamos falando de nenhuma cidade do Brasil. Helsinque, capital da Finlândia, não registrou mortes por atropelamentos ou acidentes de carro entre julho de 2024 e julho de 2025. A informação foi divulgada por Adele Porters em artigo para a Fast Company.
E se muitos acham que atingir esse feito por lá “é mais fácil, pois a cidade é pequena”, já adiantamos que não é bem assim. Claro que não estamos falando de uma megalópole, como São Paulo ou Nova York, mas Helsinque tem cerca de 700 mil habitantes. Ou seja, número similar ao de cidades como Nova Iguaçu (RJ), Sorocaba (SP) e Uberlândia (MG).
Cidade de 700 mil habitantes zerou a taxa de mortalidade por sinistros de trânsito
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No município fluminense, por exemplo, foram registrados 5.768 acidentes de trânsito em 2024, segundo dados da prefeitura. Já o Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais revela que entre janeiro e março deste ano ocorreram 835 sinistros com vítimas em Uberlândia, sendo 13 fatais. Por fim, Sorocaba (a 101 km de São Paulo) teve aumento de 45% nas mortes no trânsito no ano passado, com 121 óbitos e quase três mil internações entre janeiro e novembro de 2024 segundo dados do Infosiga do Detran-SP.
Portanto, a marca atingida na cidade do país nórdico é resultado do investimento em políticas públicas de mobilidade, da exigência na formação de novos motoristas e no estabelecimento de leis de trânsito e métodos de fiscalização eficazes. Isso porque, ainda segundo a reportagem da Fast Company, 60% das vias públicas de Helsinque limitam a velocidade dos automóveis em 30 km/h.
Vias públicas em Helsinque são estreitas, com o objetivo de evitar excesso de velocidade
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Tal limite foi diminuindo gradativamente ao longo dos anos. Na década de 1970, por exemplo, a velocidade máxima permitida na maioria das vias da cidade era de 50 km/h; número que caiu para 40 km/h no início dos anos 2000.
Cabe dizer que esse fator pode interferir diretamente na sobrevivência de uma vítima, em caso de acidente de trânsito. De acordo com o relatório Literature Review on Vehicle Travel Speeds and Pedestrian Injuries (Revisão Bibliográfica sobre Velocidade e Lesões de Pedestres, em tradução livre), do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, uma pessoa atropelada por veículo a 50 km/h tem oito vezes mais chances de óbito do que uma atingida por automóvel a 30 km/h.
Na Finlândia, habilitação provisória tem validade de dois anos e é exigida a formação em um curso de formação defensiva
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Já a formação de novos condutores em Helsinque envolve aulas teóricas e práticas, assim como acontece no Brasil. A diferença porém, está no fato de que é obrigatória a conclusão de quatro aulas práticas focadas na direção defensiva. Após a aprovação, os motoristas finlandeses passam por um processo provisório de habilitação, em que não se pode cometer mais de duas infrações graves por dois anos.
Se esse for o caso, a permissão para dirigir é suspensa e será necessário realizar um curso para recuperar o documento. Por aqui, antes da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) os condutores têm a Permissão Para Dirigir (PPD). Com esta só é permitido cometer até duas infrações médias e nenhuma infração grave ou gravíssima pelo período de 12 meses.
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Árvores plantadas nas ruas?
Soluções de mobilidade em Helsinque facilitam os deslocamentos a pé ou usando transporte público, como bondes e ônibus
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A grande curiosidade das medidas de trânsito seguro adotadas em Helsinque talvez esteja no planejamento urbano. Além da projeção de vias públicas estreitas (com média de 3,3 metros de largura), o governo local promoveu o plantio de árvores rentes ao meio-fio. A posição é estratégica, já que gera ao motorista a sensação de se estar rodando em espaço menor, restrito, o que contribui para a redução da velocidade.
Para completar, engenheiros de tráfego sempre analisam casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais, com o objetivo de entender como a projeção dessas vias pode ter contribuído para a ocorrência. Assim, se um trecho de cruzamento de veículos é definido como um risco aos condutores, pedestres e ciclistas, as autoridades trabalham para modificar a passagem em prol da segurança.
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Ampla rede de ciclovias faz diversas pessoas usarem a bicicleta para ir ao trabalho em Helsinque (Finlândia)
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Com calçadas largas e diversas ciclovias, Helsinque tem muitos habitantes que se deslocam diariamente para o trabalho sem a necessidade de recorrer a um carro. Além disso, a capital seguiu na contramão de outras grandes cidades, que acabaram com as frotas de bondes e cortaram investimentos para a construção de ferrovias, em prol do desenvolvimento da malha rodoviária. Isso faz com que as linhas sejam amplamente utilizadas pela população.
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Multa de mais de 100 mil euros
Multa por excesso de velocidade pode custar até R$ 880,41 no Basil; na Finlândia o preço já chegou a R$ 765,8 mil
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Por fim, a fiscalização na capital finlandesa inclui uma rede de câmeras que identificam e multam automaticamente veículos que ultrapassem a velocidade permitida nas vias. Para quem dirige mais de 20 km/h acima do limite, a punição é o pagamento de uma multa proporcional à renda.
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A medida fez com que um cidadão fosse multado em 121 mil euros (cerca de R$ 765,8 mil em conversão direta). O fato inusitado ocorreu em 2023, já que o condutor infrator era um milionário.
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