Era só um favor

Kátia e Alexandre dão continuidade ao trabalho do Grupo Sentinela
Sabe quando um amigo ou amiga vem e te pede um favor, você faz e descobre que tinha um dom que estava guardadinho e pode se tornar um negócio? Acredite, foi assim que o atual Grupo Sentinela começou – até 2021 éramos a Sentinela Despachantes. Vamos explicar melhor como foi toda essa história, que começou em 1990.
Naquele ano, o sr. Lélis, um grande amigo do Sr. Marius e dona Lígia, fundadores da Sentinela, pediu a ela para acertar a documentação de uns terrenos que ele possuía, em Jacaraípe, na Serra. Com sua dedicação típica em tudo que faz, dona Lígia atendeu o pedido e entregou até mais do que o combinado, e olha que ela não era especializada na área.
Com toda a documentação pronta, o sr Lélis, indagou: “A senhora já pensou em trabalhar como despachante de veículos?” A pergunta do velho amigo era o que faltava para tirar a empresária do lar, na época mãe de três jovens – Alexandre, Bianca e Ludmilla, e iniciar uma nova atividade.
Nesse tempo, o sr. Marius trabalhava na antiga CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão), mas não demorou muito e ele aderiu a um plano de demissão voluntária e se juntou ao empreendimento, já sob o comando de dona Lígia.
Desafios
Como nem tudo são flores, o início não foi dos mais fáceis. Imagine o que era passar dias sem receber nenhum cliente no escritório montado próximo a BR-101, na Serra? Quem passa por ali sabe que o movimento é grande, mas cliente que era bom, nem sinal.
Diz o velho ditado popular que “brasileiro não desiste nunca” e com os fundadores da Sentinela não foi diferente. E deu resultado! Um ano depois, a empresa começou a crescer e logo, o filho Alexandre se juntou a Sentinela. Em seguida chegaram os primeiros dois colaboradores.
O empenho do sr. Marius deu tão certo que ele e o filho se tornaram despachantes titulares. Por sinal, a Sentinela foi a primeira empresa do Espírito Santo com o maior número de despachantes titulares. Motivo de muito orgulho!
Com o crescimento da empresa, as filhas Bianca e Ludmilla se juntaram ao grupo, durante o período da faculdade. E a família e a empresa prosperavam!
Alexandre começou a namorar Kátia e quem ficou de olho na moça foi o Sr. Marius. Calma, não é o que você está pensando! Ele viu que a bela moça tinha potencial e a convidou para ingressar na empresa.
No início, ela relutou, mas cedeu ao pedido do futuro sogro. E hoje é a nossa garota-propaganda. E o sucesso foi tão grande que em 2015, abrimos uma filial em Vitória.
PCD
Assim, a Sentinela Despachantes foi expandindo sua atuação, inclusive de serviços. Nos tornamos especialistas em atendimento a PCD – Pessoa Com Deficiência, com direito a isenção de IPI, ICMS e IPVA. Aliás, esse serviço se tornou uma marca da Sentinela.
Nossa querida Kátia, sim, a nora de seu Marius e dona Lígia, passou a acompanhar os clientes desde a renovação da carteira de motorista até o acompanhamento em consulta para laudo médico. E o sucesso foi tanto que ela passou a dar palestras, plantão tira-dúvidas e até treinamento para vendedores em concessionárias e lojas de veículos. Tudo isso com o objetivo de ajudar o público PCD.
Mas como os desafios não acabam, em 2020 com a pandemia, optamos em continuar apenas com a unidade da Serra.
E por falar na Unidade Serra… Recentemente fizemos uma grande reforma com um projeto arquitetônico que trouxe conforto, segurança e beleza para nossos clientes e colaboradores. O que era um grande desejo nosso também.
Nova Sentinela
Chegamos a 2022 e agora, a Sentinela Despachantes é o Grupo Sentinela! Com uma nova visão, certos de que toda a bagagem adquirida nos trouxe até aqui, hoje estamos prontos para entregar muito mais ao ramo Automotivo. Um novo conceito nasce, para nós que há 32 anos conduzimos as suas conquistas.
E lembrar que tudo começou com um favor. Nosso muito obrigado ao Sr. Lélis que pediu o favor e a dona Lígia e o sr. Marius, que atenderam ao pedido e o desafio. Sem vocês, nada disso seria possível!
Família Sentinela!
P.S.: Aproveita e venha conhecer todos os nossos serviços e tomar um café!



