Elétrico da BYD atinge quase 500 km/h e bate recorde mundial de velocidade


Considerado símbolo do avanço tecnológico vivido pela BYD nos últimos anos, o esportivo Yangwang U9 acaba de receber o título de veículo elétrico mais rápido do mundo. O recorde foi estabelecido na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, com um exemplar da configuração Track Edition. Nas mãos do piloto alemão Marc Basseng, o modelo atingiu impressionantes 472,41 km/h de velocidade.
O recorde anterior era do Rimac Nevera R, que atingiu 431,45 km/h em julho de 2025. Além disso, a versão Track Edition provou ser muito mais rápida do que o Yangwang U9 padrão, que atingiu 391,94 km/h em novembro de 2024. “No ano passado, pensei que tinha atingido o auge. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo – mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”, disse o piloto.
Desenvolvido pela divisão superesportiva premium Yangwang, o U9 Track Edition é baseado na plataforma e4 com a conhecida arquitetura DiSus-X do U9. A diferença, na comparação com as outras versões, fica por conta da plataforma veicular de 1200V, considerada a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial. Além disso, conta com um sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
BYD Yangwang U9 Track Edition entrega incríveis 3.000 cv de potência
Divulgação
A plataforma e4, como o próprio nome sugere, comporta o primeiro sistema do mundo de quatro motores elétricos de alto desempenho de 30.000 rpm, gerando potência máxima de 755 cv por motor. Na prática, a potência combinada supera incríveis 3.000 cv. Segundo a BYD, o conjunto confere ao veículo uma impressionante relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada.
Outro diferencial é o sistema de vetorização de torque independente, que monitora continuamente a superfície da pista e ajusta o torque de cada roda em uma frequência ultra elevada, superando 100 interações por segundo. Mesmo em altas velocidades, o sistema garante controle absoluto da dirigibilidade do veículo, evitando qualquer deslizamento ou perda de tração.
Initial plugin text
Yangwang U9 Track Edition bate recorde mundial de velocidade para elétricos
Divulgação
No visual, a versão Track Edition preserva o mesmo design do Yangwang U9 convencional, adicionando apenas difusor dianteiro em fibra de carbono. Além disso, dispensa a asa traseira em formato de pescoço de cisne. Já os pneus são de alto desempenho e com desenho de banda de rodagem exclusivo, além de texturização otimizada na interface entre roda e pneu.
Como é o U9
Vitrine tecnológica da BYD, o U9 tem faróis afilados em forma de colchete e que se prolongam até a extremidade frontal do carro. Cada farol é preenchido com 66 lâmpadas de LED, que formam efeito interestelar com apresentação dinâmica cada vez que o carro é destrancado.
BYD Yangwang U9 – Frente reta
Divulgação
Como se o show de luzes não bastasse, o U9 ainda é capaz de girar sobre o próprio eixo. O feito é possível graças aos quatro motores elétricos, que atuam de forma direta em cada uma das rodas, fazendo com que a tração seja integral e independente. O sistema inteligente de controle de carroceria DiSus-X também ajuda nas façanhas, permitindo até que o esportivo realize pequenos pulos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



