É verdade que idosos terão isenção de IPVA?


O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa anual obrigatória no Brasil e o valor varia e acordo com o estado. E nesta semana, o assunto sobre a possível isenção ou desconto parcial do imposto para idosos voltou à tona. Nesse caso, pessoas com 60 anos ou mais entrariam no benefício. Mas, será que é verdade ou fake? Autoesporte explica agora!
Idosos têm isenção de IPVA?
A resposta é não. Não há qualquer legislação federal sobre a isenção do IPVA apenas por atingir uma determinada idade. Entretanto, isso não significa que você não possa ser elegível ao benefício.
Assim como acontece para o público PCD (Pessoas com Deficiência), o cidadão pode conseguir o desconto parcial ou a isenção total da taxa em caso de existência de limitações físicas, motoras ou doenças graves que são reconhecidas como impeditivas ou restritivas. Porém, não há qualquer relação com a idade da pessoa.
Público PCD pode solicitar a isenção ou o desconto parcial do IPVA, mas regras podem variar de acordo com o estado
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Vale ressaltar que as regras de isenção de IPVA variam de acordo com as normas de cada estado. Portanto, é importante verificar as informações na Secretaria da Fazenda (Sefaz) da sua região. De qualquer maneira, as condições necessárias para ter o direito a isenção do IPVA, quando trata-se de pessoas com deficiência, são:
Transtorno do espectro do autismo em grau moderado, grave ou gravíssimo;
deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima;
não ser proprietário de outro veículo com isenção e;
não utilizar sua condição de PCD para obter mais de uma isenção.
A restrição, vale lembrar, precisa ser confirmada legalmente. Em outras palavras, comprovadas por laudo pericial regulamentado pelo IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia). A perícia, por sua vez, deve ser agendada no site do instituto.
Initial plugin text
Doenças que podem garantir isenção ou desconto do IPVA
Dito isso, diversas doenças ou condições físicas podem ser contempladas em grande parte dos estados do Brasil para conseguir a isenção do IPVA. Estas não, necessariamente, tem qualquer tipo de restrição etária, embora sejam mais comuns em pessoas com mais de 60 anos. Entre elas, estão:
Esclerose múltipla
Acidente vascular cerebral (AVC)
Amputações
Deficiência física permanente
Cegueira total ou parcial
Mastectomia
Paralisia
Parkinson
Como as regras variam de acordo com o local, há estados, por exemplo, que também incluem portadores de câncer em estágio avançado ou com doenças renais crônicas, sempre com o laudo médico atualizado.
Isenção do IPVA deve ser solicitada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado
Getty Images
Importante reforçar que os cidadãos que se enquadram nas deficiências mencionadas devem ser proprietárias dos veículos isentos. Entretanto, não precisam, necessariamente, dirigir. Afinal, a pessoa PCD pode indicar condutores legais que devem apresentar a CNH e o comprovante de residência no Sistema de Veículos (SIVEI), no site da Secretaria da Fazenda. Além disso, a legislação não prevê vínculo do condutor com a pessoa com deficiência.
PCD pode comprar carro usado com isenção de impostos?
IPVA 2025: veja como e onde calcular o valor do imposto
IPVA e licenciamento são a mesma coisa? Entenda as principais diferenças
Quem é isento de pagar IPVA?
Além do público PCD, outras categorias também podem solicitar a isenção do IPVA. Transporte escolar, táxis, bem como veículos elétricos e híbridos estão aptos a conseguir o benefício, seguindo determinadas regras. Além disso, também é possível solicitar o desconto, por exemplo, pela idade do veículo, que varia de acordo com cada estado, confira:
Isenção de IPVA por estado brasileiro
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



