Dona da Fiat testa combustível que pode reduzir 90% das emissões de carros antigos
Novo eFuel sintético é testado em 28 motores da Stellantis fabricados desde 2014 A Stellantis anunciou nesta quinta-feira (20) que está finalizando testes com um novo combustível sintético chamado de eFuel. O projeto faz parte do processo de eletrificação da marca, que inclui a produção de um carro híbrido a etanol no Brasil e o lançamento de novos carros elétricos.
A fabricante – dona de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot – testa o combustível sintético em 28 famílias de motores da combustão interna, movidos a gasolina e diesel, produzidos desde 2014. O lançamento da tecnologia eFuel deve ser o último passo antes do fim da produção de carros a combustão na Europa.
Mais carros elétricos também estão nos planos de descarbonização da Stellantis
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Sendo assim, o novo combustível sintético poderá ser usado nos carros mais antigos, produzidos a partir de 2014, sem qualquer adaptação mecânica. A Stellantis espera que os veículos fiquem mais econômicos e emitam até 90% menos partículas poluentes na atmosfera.
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Isso significa que a solução da Stellantis pode ser aplicada a 28 milhões de carros na Europa, com potencial para reduzir em até 400 milhões de toneladas as emissões de CO2 na Europa de 2025 até 2050.
Apesar do anúncio, a Stellantis não revelou maiores detalhes sobre o eFuel. A marca apenas divulgou que o combustível sintético é feito a partir do gás carbônico atmosférico capturado e de energia renovável.
Até 2030, todos os carros da Stellantis vendidos na Europa serão elétricos
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Os testes nos motores incluem emissões de tubo de escape, capacidade de partida, potência do motor, resistência de confiabilidade, diluição de óleo, tanque de combustível, linhas de combustível e filtros, entre outros.
Vale lembrar que a Stellantis quer se tornar uma empresa carbono neutro até 2030. Para isso, prevê que 100% das vendas de carros de passeio na Europa e 50% das vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos para serem elétricos até o final da década.
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