Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Detran estuda usar câmeras para evitar fraudes nos testes de CNH

27/05/2024
Detran estuda usar câmeras para evitar fraudes nos testes de CNH

Projeto do Detran-SP prevê instalar câmeras em veículos de autoescola para monitorar as provas práticas de obtenção da CNH O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) estuda implementar um novo plano para evitar fraudes durante os exames da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o órgão, uma equipe multidisciplinar de instrutores de trânsito vai começar a utilizar câmeras em seus uniformes durante os testes práticos.
O projeto, batizado de Focus, foi instituído pela Portaria n° 2.889, neste mês, e terá sua elaboração efetivada até julho de 2024. Ou seja, a efetivação do uso de câmeras por instrutores de trânsito deve acontecer logo em seguida, no segundo semestre deste ano.
Instrutores vão utilizar câmeras durante o exame prático para adquirir a CNH
Divulgação
De acordo com o comunicado oficial, o objetivo com o monitoramento audiovisual é otimizar a fiscalização dos exames. Ademais, também prevê assegurar os empregados do órgão e suas ações. Com isso, o Detran-SP propõe uma solução para evitar situações de fraude como o pagamento de propina na hora da prova prática para obtenção dos exames oficiais.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
“A adoção de tecnologias inovadoras, como o monitoramento audiovisual, é fundamental para garantir a excelência dos processos internos e dos serviços oferecidos à sociedade. O Projeto Focus demonstra o nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as operações. Reafirmamos o dever em promover um trânsito mais seguro e organizado no Estado de São Paulo”, afirma o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.
O Detran ainda diz que, inicialmente, 15 pessoas fazem parte da equipe que irá planejar, executar e monitorar as atividades do projeto. Lembrando que, caso aprovado, o aluno passa a ter uma CNH provisória válida por um ano, antes de receber o documento oficial.
Initial plugin text
Câmeras já funcionam em outros estados
Já há outros estados brasileiros que usam câmeras de monitoramento para evitar fraudes na prova prática da CNH. É o caso do Rio Grande do Sul, desde abril do ano passado. No Mato Grosso, o sistema é complementado por uma telemetria com localizadores GPS instalados nos veículos das autoescolas.
O objetivo é evitar situações nas quais alunos não realizam a prova prática da CNH a contento para aprovação, ou sequer fazem a prova, mas mesmo assim obtêm a aprovação após pagamento de propina a agentes que fazem parte do processo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.