Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Conheça o estranho avô do Jeep Avenger que antecipou moda de SUVs

05/05/2025
Conheça o estranho avô do Jeep Avenger que antecipou moda de SUVs

Jeep Varsity previu os rumos do mercado de utilitários compactos 25 anos atrás Estamos em 2025 e nós, que vivemos essa época, esse tempo atual, podemos dizer que somos testemunhas da realidade que se imaginava que seria o futuro há um quarto de século — ou seja, no ano 2000.
Olhando daqui, naturalmente, é fácil apontar o dedo e mostrar algumas decisões de 25 anos atrás que hoje soam pelo menos controversas, particularmente na indústria automobilística. Talvez (ou provavelmente) façam o mesmo conosco daqui um quarto de século, ou seja, em 2050, mas já que temos a chance de fazê-lo agora, vamos aproveitar.
Jeep Varsity foi atração do Salão de Detroit em 2000, mas só se tornou realidade quase 25 anos depois
Acervo Miau
Imagine o Salão de Detroit do ano 2000. O primeiro salão (realizado logo em janeiro) daquele ano tão mítico, esperado, simbólico, notável, um milhar redondo, algo que tão poucas gerações ao longo da história podem dizer que atravessaram. O ano em que o futuro imaginado décadas antes chegaria.
Uma das surpresas da mostra foi um modelo da Jeep que deixou a todos no mínimo intrigados: ele se chamava Varsity. Bem resumidamente, era um EcoSport da Jeep — só que o próprio EcoSport só seria lançado dali a três anos. Não bastasse antecipar esse verdadeiro filão de mercado, ainda por cima tinha a traseira com o vigia inclinado, estilo coupé, exatamente como conhecemos nos dias atuais em modelos como Nivus e Basalt.
Jeep Varsity incorporou a linguagem visual que foi utilizada pela marca ao longo daquela década
Acervo Miau
Naturalmente que o Varsity (o nome vem de associação com a palavra versatilidade, em inglês) foi apresentado como conceito, mas ele era 100% funcional, com motor V6 3,5 litros. A própria Jeep nem ousou considerá-lo utilitário esportivo ou SUV, mesmo que compacto, tamanha a diferença em relação à sua linha (então resumida a Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee). Preferiu dizer simplesmente que se tratava de “proposta aventureira urbana”. Já ouviu isso, não? Pois é.
Initial plugin text
Um vice-presidente da Chrysler chegou a falar que o Varsity era “o mais próximo possível de um Jeep”, causando revolta nos fãs puristas da marca, ainda que o conceito tivesse tração 4×4.
Claro que os destaques principais eram seu porte e sua proposta: um SUV compacto desses que atualmente vemos às toneladas em nossas ruas, porém construído e apresentado antes de qualquer modelo de outra fabricante. E justamente pela marca que nunca produziu um hatch ou sedã na vida. Pior: num mercado acostumado a veículos gigantescos e beberrões.
Jeep Varsity trazia a proposta de um carro simples, mas bem equipado
Acervo Miau
E se a Jeep tivesse de fato lançado o Varsity ali, no começo dos anos 2000, em vez de tratá-lo como mero devaneio estilístico, como acabou ocorrendo? Agora é cômodo analisar e por princípio soa como clamoroso erro estratégico, mas a verdade é que nunca saberemos — pois o sucesso de um modelo também passa por chegar ao mercado na hora certa, nem antes nem depois, algo dificílimo de mensurar. Se tivesse acontecido, pode ser que hoje a Jeep fosse a verdadeira dona e capitã desse segmento, um dos mais desejados e rentáveis no mercado em 2025. Mas poderia também ter sido um verdadeiro e retumbante fracasso comercial.
Ah, mas e o Renegade? Bem, ele só foi lançado em 2014, portanto praticamente uma década e meia depois da apresentação do conceito em Detroit em 2000. E o Renegade ainda era maior que o Varsity, diferentemente do Avenger, que é idêntico em largura (1,77 metro) e menor em comprimento (4,22 m ante 4,08 m).
Quis a história que hoje a Jeep se preparasse para produzir no Brasil o Avenger, menor modelo da fabricante e praticamente um Varsity de 25 anos depois
Divulgação
Temos de considerar que a própria Jeep percorreu caminhos tortuosos desde lá: como parte da Chrysler, na época convivia em associação com a Daimler, desfeita em 2007. Quase faliu em 2008, na crise financeira global; depois se juntou à Fiat na FCA e, mais tarde, ainda viu esse conglomerado se unir à PSA Peugeot Citroën, formando a Stellantis.
Por isso e mais um pouco, nem lasca sobrou do conceito, destruído como tantos outros por aí. Mas, além da proposta visionária, o Varsity deixou uma pequena referência para 25 anos à frente: seu nome, assim como Avenger, tem sete letras — o mesmo número de aletas verticais das tradicionais grades dos modelos Jeep.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.